Benefícios de comer Abacate na Gravidez

Comer abacate na gravidez pode ser benéfico. Existe uma razão pela qual vemos uma propaganda tão exagerada à volta dos abacates. A maioria dos especialistas de nutrição são também muito entusiasmados sobre esta fruta. Não só é nutritivo, mas ajuda também a controlar doenças e diversas enfermidades, mantendo uma pessoa saudável a todos os níveis, e é por isso que comer abacates durante a gravidez é algo que todas as mulheres grávidas querem. E já notou o quão versáteis os abacates são?

Neste artigo, vai encontrar respostas para todas as questões possíveis que possas ter sobre comer abacates durante a gravidez. Continue a ler para saberes mais.

O Abacate é bom para a Gravidez?

Os abacates contêm muitos nutrientes essenciais, como o potássio e o folato. Estes elementos têm um papel vital no crescimento do feto e no seu desenvolvimento apropriado. Comer abacates durante o terceiro trimestre da gravidez é sem dúvida seguro, dado o grande número de vitaminas e minerais que contêm.

Nutrientes do Abacate

Como mencionado anteriormente, os abacates estão cheios de nutrientes. São uma boa fonte de energia, hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Aqui estão alguns dos nutrientes mais importantes encontrados numa chávena de abacate:

  • Hidratos de Carbono– 12.8mg
  • Fibras Dietéticas – 10.1mg
  • Proteína – 3.0mg
  • Vitamina A – 4% do Valor diário
  • Vitamina C – 25% do Valor diário
  • Vitamina K – 39% do Valor diário
  • Vitamina E – 16% do Valor diário
  • Folato – 30% do Valor diário
  • Vitamina B6 – 19% do Valor diário
  • Ferro – 0.8mg
  • Magnésio – 43.5mg
  • Cálcio – 18mg
  • Zinco – 1mg
  • Potássio – 727mg
  • Fósforo – 78mg
  • Colina – 21.3mg
  • Niacina – 2.6mg
  • Calorias- 240

Estes valores diários são baseados numa dieta de 2000 calorias.

Quantos abacates pode comer por dia?

A melhor dos abacates pode acabar por ser o pior se os comer em excesso. Moderação é sempre a chave já que os abacates contêm todos os tipos de nutrientes, minerais e óleos em quantidades variáveis. O melhor é que se restrinja a um abacate por dia para evitar quaisquer efeitos secundários.

posso comer abacate na gravidez

Benefícios para a Saúde de Comer Abacates Durante a Gravidez 

Alguns dos benefícios para a saúde de comer abacates durante a gravidez são:

1. Reduz o Risco de Engordar

Os abacates contêm quantidades substanciais de fibra que ajudam a digestão e ajudam a controlar o aumento de peso. Beber sumo de abacate durante a gravidez é ótimo se está a tentar evitar ganhar peso desnecessário.

2. Auxilia a Absorção dos Nutrientes

Os abacates em si contêm uma tonelada de nutrientes, mas o que os torna diferentes de outras frutas e vegetais é a sua tendência em ajudar o corpo a absorver estes nutrientes dos alimentos que consome. Por exemplo, no caso das hortaliças ou batatas-doces, os abacates absorvem o antioxidante carotenoide presente nesses alimentos, sendo depois mais facilmente absorvido pelo corpo. Os abacates ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis.

3. Fornece Minerais Importantes

Cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco, manganésio, fósforo, e toneladas de outros minerais e vitaminas estão presentes nos abacates. Todos estes nutrientes são extremamente importantes para uma nutrição adequada a uma mãe assim como para o feto em crescimento.

4. Auxilia o Desenvolvimento do Cérebro do Bebé

Um dos nutrientes chave que assegura o desenvolvimento adequado do cérebro do feto é o cloreto. Este elemento é essencial no desenvolvimento de um sistema nervoso forte e adequado. Uma única porção de abacate contém cerca de 22 mg de cloreto. Esta quantidade é suficiente para ajudar no processo do desenvolvimento do cérebro do feto.

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5. Oferece Alívio das Cãibras das Pernas

Todas as mulheres grávidas já sofreram de cãibras nas pernas uma vez or outra. O potássio e o cálcio podem ajudar no alívio das cãibras das pernas. O abacate torna-se então uma ótima escolha em concordância com as suas substanciais proporções de ambos os minerais. Esta é sem duvida uma das melhores razões para comer abacate na gravidez.

6. Ajuda a Manter o Colesterol e o Açúcar

Uma dieta equilibrada aliada a alguns desejos pode fazer com que os níveis de colesterol e de açúcar numa mulher grávida fiquem abaixo dos limites necessários. Ao comer abacates, isto pode ser ativamente mitigado já que ajuda a manter esses níveis e a tua saúde sob controlo.

7. Proporciona uma Saudável Fonte de Vitaminas

Com diferentes vitaminas presentes em diferentes produtos alimentares, manter uma dieta equilibrada é uma tarefa por si só. O abacate simplifica essa tarefa por ter literalmente todas as vitaminas presentes em si. Praticamente todas as vitaminas necessárias para o bem-estar da mãe e do feto em desenvolvimento estão presentes no abacate.

8. A Melhor Fonte de Ácido Fólico

A abstinência de elementos essenciais como o ácido fólico pode levar ao desenvolvimento de anomalias no feto. O ácido fólico presente no abacate é essencial para o crescimento saudável dos órgãos do bebé. 

acido folico vindo do abacate

Questões sobre o abacate na gravidez:

1. É seguro comer guacamole durante a gravidez?

O guacamole é um molho feito a partir do abacate. Este molho normalmente contém grandes quantidades de ácidos gordos monoinsaturados e é comido sobretudo com batatas fritas, sandes e wraps. As mulheres grávidas podem continuar a comer guacamole sem preocupações, embora em quantidades moderadas como habitual.

2. Posso comer abacates durante o terceiro trimestre?

O terceiro trimestre é uma etapa da gravidez na qual o feto ainda está em fase de crescimento. Os órgãos estão a ganhar forma rapidamente, e o cérebro está também a desenvolver-se rapidamente. Durante esta fase, muitos nutrientes e minerais são necessários, especialmente as fibras, vitamina C e vitamina K. Todos estes estão presentes nos abacates em grandes quantidades, sendo por isso, perfeitos para mulheres grávidas.  

3. Como devo escolher os abacates?

Quando está a escolher esta fruta, pressione-a gentilmente e confirme a sua dureza. Deverá ceder apenas um pouco, e não estar nem demasiado duro nem demasiado mole. Se estiver demasiado duro, espere um pouco até que amadureça, mas se estiver muito mole, não o deve escolher. ( abacabe verde faz mal)

Todos os alimentos que são saudáveis e contêm um bom teor nutritivo devem fazer parte da dieta alimentar de uma mulher grávida. Os abacates não são exceção. Comer com moderação e de forma equilibrada sem focar exclusivamente num alimento é a melhor solução. No caso de existência de alergias ou problemas de saúde, é importante ter a aprovação do seu médico antes de fazer dos abacates parte da sua dieta alimentar na gravidez.

 escolher abacates na gravidez
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