Carne Vegetariana: Melhores Substitutos de Carne para Vegetarianos

Ideias deliciosas de Carne Vegetariana e vegan

Vivemos tempos fantásticos para comer vegan. Existem mais opções de carne à base de vegetais ( carne vegetariana) do que nunca e estão disponíveis em todo o lado, desde o pequeno supermercado ao lado da sua casa aos grandes hipermercados como o Lidl e o Continente.  Com tantas opções por onde escolher, torna-se difícil decidir qual experimentar primeiro – por essa razão nós preparámos uma lista bastante útil.

Só porque alguém decidiu tornar-se Vegetariano ou Vegan, não significa que tenha perdido a vontade de comer hambúrgueres suculentos e bacon.

A boa notícia: as alternativas à carne, vegetarianas e vegan, percorreram um longo caminho desde os insípidos hambúrgueres vegetarianos ou cubos de tofu. Agora existem muitas mais alternativas disponíveis, desde o saboroso tempeh de bacon ao hambúrguer vegan que é bastante (quase assustadoramente) parecido com carne. Atualmente temos bastantes opções de carne vegetariana e alimentos que podem substituir a carne criando opções vegetarianas para quem não come carne ou para os mais curiosos com as opções.

As receitas vegetarianas são fantásticas, mas quando deseja algo “carnudo” tem de transformar um prato sem carne em algo que seja parecido com carne e ajudam a reduzir a sua pegada de carbono. Existem imensos tipos de carne vegetariana e substitutos de carne embalados no supermercado, mas este guia vai ajudá-lo a usar cada vez menos produtos processados para substituir a carne.

Diferentes tipos de Carne vegetariana portugal

As nossas opções favoritas de Carne Vegetariana :

1. Tofu

O Tofu é um produto excelente, que pode ser usado em bastantes receitas como substituto de porco, frango, vaca e marisco. É feito a partir da soja e é rico em proteína e cálcio. O tofu está entranhado na culinária Asiática há muitos anos, mas a maioria das pessoas associa o tofu às palavras “vegetariano” e “vegan”. O tofu tem a má reputação de ser mole, esponjoso, sem graça e sem sabor, mas isso não é necessariamente verdade. Compre tofu extra firme e pressione-o. Pode ainda congelar o tofu e depois pressioná-lo. O tofu pode ser tão firme e fácil de mastigar como a carne. Tem ainda a uma capacidade fantástica de absorver os sabores das especiarias e marinadas, portanto seja arrojado com os temperos antes de o cozinhar.

2. Tempeh

O tempeh é mais firme que o tofu e tem uma textura mais granulada. É feito de soja fermentada e tem um sabor a nozes. É rico em proteínas, bem como fibras, cálcio e vitaminas. Uma das vantagens de cozinhar com tempeh é que este não necessita de ser pressionado. Basta cortar em fatias, em pedaços ou triturá-lo num processador de alimentos. Se achar o tempeh um pouco amargo, experimente cozinhá-lo a vapor por uns minutos antes de o usar. O tempeh tem a textura perfeita para ser usado como substituto de receitas de peixe. Também é um excelente substituto de carne de vaca picada, usada em chilis e outros pratos.

Carne Vegetariana Tempeh

3. Seitan

Se o glúten não for um problema para si, o seitan é o alimento com a textura mais parecida com a da carne. O seitan é farinha de glúten processada e é uma excelente fonte de proteínas. Dependendo da forma como o tempera, o seitan pode ser muito parecido com frango, vaca ou porco. Tem uma textura densa que pode ser usada em grelhados, fritos, refogados ou em qualquer outra forma que pretenda cozinhar. Consegue adquiri-lo em lojas, no entanto não se sinta intimidado. Não é tão difícil de fazer como parece.

4. Proteína Vegetal Texturizada

PVT ou proteína vegetal texturizada é um ingrediente barato e muito fácil de utilizar. Trata-se de soja desidratada, e assim que a hidratar poderá fazer com ela aquilo que pretender. Pode encontrá-la em pedaços ou granulada. Poderá utilizá-la em receitas de carne picada, carne fatiada ou deliciosos hambúrgueres ou almôndegas. Pode encontrá-la também com o nome PTS – proteína texturizada de soja.

5. Jaca

Sim, é uma fruta. A carne de jaca até pode ser um fruto tropical, mas a sua textura e sabor suave fazem dela um excelente substituto da carne. Se quiser tornar a carne de jaca em algo mais denso basta assar a jaca no forno durante 15 minutos. Para além de ter um leve sabor doce, como o ananás, a jaca pode ser comparada a uma tela em branco. Por outras palavras, ela pode ser usada com as especiarias e os sabores que mais gostar – Indiano, Mexicano, Chinês, etc. Pode ser usada em receitas de carne de porco desfiada ou barbecue.

Carne Vegetariana Jaca

6. Cogumelos

Quando procura aquele gosto a carne, umami e saboroso, os cogumelos são o melhor que pode encontrar. O seu sabor é rico, terroso e parecido com a carne, especialmente os Crimini ou os Portobello. São saudáveis e tão completos que podem substituir a carne em qualquer receita. Podem ser usados para fazer “Fígado” de Cogumelos e Nozes Picadas, patê ou para fazer Bife de Cogumelo com Queijo Creme.

7. Lentilhas

As lentilhas têm sido um excelente substituto da carne desde o princípio do vegetarianismo. As lentilhas são saudáveis e podem facilmente substituir a carne picada. Existem em várias cores, como as verdes, laranjas, castanhas e pretas. São rápidas de cozinhar, baratas e uma pequena quantidade dura bastante tempo.

8. Feijões e Legumes

Os feijões e os legumes são baratos, saudáveis, densos e há imenso por onde escolher: feijão preto, feijão vermelho, feijão manteiga, feijão azuki, feijão branco, grão-de-bico, ervilhas, amendoins e feijão frade, entre tantos outros. Os feijões tornam as sopas e os estufados mais espessos e completa a falta da carne nas receitas de chili.

Carne Vegetariana feijões

9. Outros tipos de carne vegetariana

Existem outros alimentos que podem substituir a carne, tais como beringela, couve-flor, batatas, beterraba e coco. A beringela é carnuda, com um sabor rico e bastante versátil. A couve-flor é subestimada enquanto vegetal, mas é maravilhosa e também pode substituir a carne.

A beterraba é um doce natural. É perfeita e deliciosa em saladas, mas tem o outro lado. Tem um gosto a terra e funciona muito bem em receitas que normalmente levam carne.

As batatas são saudáveis, versáteis e agradáveis. Pode fazê-las em puré, fritas, cozidas ou assadas.

É perfeitamente exequível para quem gosta de carne, comer refeições sem carne de forma satisfatória, sem desistir da sua alimentação à base de plantas saudável. E se alguém, inevitavelmente, lhe perguntar porque é que é vegan se quer comer alimentos parecidos com a carne, diga-lhes que é possível ser consciente e ficar satisfeito ao mesmo tempo. É vantajoso para todos.

Se tiver mais alguma ideia de opções de Carne Vegetariana adorava receber sugestões para os meus próximos cozinhados 🙂

carne vegetariana e vegan portugal
Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close