Como tornar a minha casa mais sustentável?

Dicas para uma casa sustentável

Este artigo é um guia completo sobre como tornar a sua casa mais sustentável. Costuma certamente ouvir a toda a hora: “Devias começar a viver de uma forma mais amiga do ambiente!” ou “sabes mesmo como minimizar a tua pegada ecológica?”. E, francamente, a maioria de nós não sabe como o fazer. Então, como pode tornar a sua casa ou apartamento mais sustentável?

Tudo depende da sua situação atual, mas eu diria que a maioria de nós tem imenso potencial para gerar melhores condições para o nosso meio ambiente. Existem imensos elementos envolvidos. Normalmente consistem numa combinação de alterar a forma como adquire as suas mercearias, como aquece e/ou arrefece os quartos da sua casa e que tipo de produtos costuma utilizar.

Este artigo pode ser um pouco longo, mas será certamente muito útil e educacional para quem quer realmente fazer uma mudança.

casa sustentável amiga do ambiente

Jardinagem em casa

Alguma vez pensou em cultivar os seus próprios vegetais? Não é tão difícil quanto parece. Se tiver um jardim ou espaço exterior perto da sua casa ou apartamento, está apenas a um pequeno investimento de distância de o concretizar.

Porque é que cultivar os seus vegetais na sua própria casa é amigo do ambiente?

Da próxima vez que for ao supermercado, tente identificar de onde vêm todos os produtos que se encontram á venda. Ficará certamente surpreendido ao descobrir que cerca de 50% de todos os produtos presentes em supermercados portugueses foram produzidos no estrangeiro. A emissão de gases com efeito de estufa derivada do transporte das suas compras é enorme.

Outro ponto a considerar, é que os vegetais e frutas produzidos em massa contêm normalmente pesticidas. Empresas do setor alimentar usam bastantes químicos tóxicos de forma a manter insetos e outros animais afastados das suas colheitas. Além disso, pesticidas não são propriamente muito saudáveis para nós, como seres humanos.

Portanto, ao começar a fazer a sua pequena horta no quintal, não estará apenas a salvar o ambiente, mas também a garantir que controla totalmente as condições sobre os alimentos que consome.

Não precisa de muito espaço para cultivar os seus próprios vegetais.

casa sustentável crescer vegetais no jardim

“Jardinagem interior” – para quando não tiver um jardim exterior onde pode cultivar os seus próprios vegetais

Poderá ficar surpreendido, mas cultivar vegetais na sua casa não precisa necessariamente de muito espaço no exterior. De facto, não precisa de nada disso. Colocar plantas de vegetais no parapeito da janela não é algo que agrade a todos, mas é uma excelente alternativa a não cultivar vegetais de todo.  

Apenas lembre-se que irá necessitar de ter um cuidado extra com as suas plantas quando estas se encontram no interior. Escusado será dizer, que não obtêm água de forma natural. Para além disso, deve garantir constantemente que recebem luz solar suficiente.

Calor e água

O uso de energia é um grande problema ambiental atualmente. Pode ficar chocado com a sua conta de água ou de eletricidade todos os meses, mas confie em mim: o custo ambiental do uso excessivo de água quente ou eletricidade é muito maior do que aquele que irá experienciar na sua fatura.

Um europeu desperdiça, em média, uma grande quantidade de eletricidade todos os dias. A maioria de nós não tem rotinas boas o suficiente para tornar as nossas casas energeticamente eficientes.

A primeira coisa que deve fazer é lembrar-se de desligar sempre os seus produtos eletrónicos quando não os esta a utilizar. Isto inclui tudo. Desligue a luz quando sai de uma divisão da sua casa. Desligue a televisão se vai para a cozinha preparar o seu jantar. Ao lembrar-se de desligar todos estes elementos, consegue ajudar a reduzir a quantidade de fumos tóxicos na atmosfera, o que por sua vez conserva os recursos naturais da nossa terra. Todos estes são efeitos positivos que acontecem quando reduzimos as emissões de centrais elétricas.

O uso de menos energia significa a emissão de menos gases com efeito de estufa. Além disso, também irá evitar receber contas de eletricidade demasiado elevadas.

casa sustentável poupar energias com lampadas

Algumas dicas rápidas para utilizar menos eletricidade em casa:

1. Compre lâmpadas elétricas eficientes do ponto de vista energético. Estas podem utilizar até menos 75% de energia do que as lâmpadas elétricas comuns.

2. Utilize água fria para lavar as suas roupas. Sabia que 90% da energia utilizada pela sua máquina de lavar roupa é utilizada no aquecimento da temperatura da água? A não ser que tenha roupas muito sujas e malcheirosas ou meias e roupa interior, deve considerar a temperatura da água na sua lavagem.

3. A máquina de secar é provavelmente a forma mais eficiente e mais rápida de secar as suas roupas, mas está longe de ser a mais eficiente em termos energéticos. Pendurar a sua roupa a secar pela sua casa ou apartamento é uma excelente opção. A não ser que viva numa casa com grandes níveis de humidade, as roupas ficarão provavelmente secas em 24 horas.

4. Utilize a sua máquina de lavar loiça apenas quando esta estiver completamente cheia. Não tem desculpa para a ligar a não ser que tenha cada pequeno espaço ocupado com loiça. Se realmente precisar de uma faca, um garfo, ou alguns pratos para um lanche da tarde, o melhor será retirá-los da máquina de lavar loiça e lavá-los á mão. De seguida, poderá colocá-los de volta na máquina e pô-la a funcionar.

Como diminuir o consumo de água quente na sua casa

Este é outro ponto que irá afetar tanto o ambiente como a sua carteira. Algumas pessoas recebem faturas separadas para a água e para a eletricidade. Outras recebem uma fatura com a combinação de ambas. De qualquer forma, não deixa de ser uma despesa tanto para si como para o ambiente.

casa sustentável tomar banho de chuveiro

Algumas dicas rápidas sobre como utilizar menos água quente:

1. Tomar banho é um luxo. Não o trate como algo a fazer diariamente. Isto provavelmente não o surpreenderá (esperemos que não), mas estes são os números médios quando comparamos um banho tomado numa banheira com um banho no chuveiro:

Em média, um banho de banheira consome 250 litros de água. Tomar banho de chuveiro consome apenas entre 30 a 35 litros de água.

Ambas as opções permitem-lhe ficar limpo e confortável.

2. Diminua a temperatura do aquecedor de água durante a primavera, verão e outono. Com uma descida de 12 graus Celsius da temperatura da água, conseguirá reduzir o custo em até 5%.

3. Não deixe a água a correr. Quando não a está a utilizar. No momento, pode parecer pouca coisa, mas não é! Especialmente quando o fizer durante um ou dois minutos todos os dias durante um ano.

Provavelmente escova os seus dentes todos os dias. Enquanto tem a escova dos dentes na sua boca, por favor desligue a torneira da água. O mesmo se aplica quando lava a loiça á mão.

torneira aberta lavar os dentes

Produtos que tornam a sua casa mais sustentável

Uma coisa é corrigir alguns dos erros atuais através da mudança dos seus hábitos ou rotinas. Essa é a parte fácil. Mas se também poupar um pequeno orçamento de forma a tornar a sua casa mais sustentável, poderá conseguir tanto por apenas alguns trocos. Criámos uma lista para si com produtos para a sua casa que diminuirão a sua pegada ecológica:

Sacos do lixo ecológicos

O plástico é um grande problema. E com a quantidade de lixo que cada um de nós produz todos os dias, acabamos por infelizmente gerar imensa quantidade de plástico. Se, pelo contrário, investirmos na compra de sacos do lixo produzidos a partir de plantas, podemos garantir que pelo menos o embalamento do lixo é biodegradável.

Papel higiénico reciclado

A maioria das pessoas compra papel higiénico no local onde estiver com o melhor desconto – ou onde encontrarem o preço mais barato. Mas sabia que são cortadas 27,000 árvores todos os dias para produzir papel higiénico? Todos os dias! É de facto um número assustador.

E você pode ajudar a reduzir este número através da compra de papel higiénico reciclado.

Escova dos dentes de bambu

Apenas nos Estados Unidos, cerca de 800,000,000 de escovas dos dentes acabam no lixo a cada ano que passa. Mais de 90% delas contém plástico. Isto gera um enorme problema ambiental. Se mudar para uma escova dos dentes de bamboo, biodegradável e ecológica, não fará mais parte deste problema. Aplique alguns principios de desperdicio zero no seu dia a dia e verá que pode ter imenso impacto no ambiente.

casa sustentável escova dos dentes de bambu

Lâmpadas elétricas ecológicas

Uma excelente forma de salvar o ambiente – e de reduzir a sua conta da eletricidade até um décimo do seu valor atual. Dito isto, a maioria das lâmpadas elétricas vendidas a oeste do mundo já são ecológicas, e foi também já proposto pelos governos do Reino Unido e do Canadá que seja imposta uma proibição na utilização de lâmpadas incandescentes.

Dispensadores de sabonete

Estava tão farta e cansada de todo o plástico que era atirado para o lixo a toda a hora. Uma grande solução que descobri foi comprar dispensadores de sabonete líquido reutilizáveis e recarregáveis que acabam por durar um bom período de tempo.

sustentabilidade

Casa Sustentável: Algumas palavras finais

Realizar grandes mudanças ou melhorias na sua casa ou apartamento geralmente implicam uma boa dose de planeamento e investimento financeiro. Mas, como este artigo demonstra, não precisa de roubar um banco para tornar a sua casa mais sustentável.

Investir num isolamento melhor da sua casa e num sistema de gestão de eletricidade e água diferentes pode ser um grande projeto de longa duração. Pode começar já hoje a fazer alguma pesquisa e investigação e ter um excelente retorno sobre o seu investimento. Por outras palavras, irá provavelmente contribuir para salvar o meio ambiente. Mas, se além disso, também conseguir demonstrar que é possível poupar dinheiro ao tornar o isolamento da sua casa melhor, terá certamente um excelente incentivo para começar este projeto antes do início do próximo inverno.

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close