Como Preparar Kombucha em Casa

Aprenda a preparar Kombucha em casa. Eu comecei a fazer a minha própria Kombucha, há alguns anos atrás quando visitei a Tailândia pela primeira vez e descobri esta nova bebida de sonoridade estranha na casa dos meus amigos. Eu sou fã de tudo o que é meio ácido, azedo e picante, então com a kombucha, foi amor ao primeiro gole.

O que é a Kambucha?

A kombucha é uma bebida gasosa criada através da fermentação do chá adoçado. Começa por ter o sabor habitual da sua chávena de chá doce do sul, mas após uma semana ou duas de fermentação, transforma-se numa bebida ácida, picante e efervescente. Não é para todos, certamente, mas para aqueles que apreciam esse tipo de sabores, é imbatível.

Esta fermentação é possível graças a uma coisa chamada SCOBY. Esta sigla significa “symbiotic culture of bacteria and yeast” (cultura simbiótica de bactérias e fermentos). Explore o suficiente na internet e pode também encontrar informação referindo-se ao scoby como uma “mãe” ou um “cogumelo”.

O Scoby tem a aparência e textura de uma panqueca bege, achatada e borrachuda – não será a coisa mais atrativa, com certeza, mas agrega todos os fermentos e bactérias benéficas necessárias para fermentar o chá açucarado e transformá-lo em Kombucha. É semelhante à mãe usada para fazer vinagre ou a massa utilizada para fazer o pão de fermentação natural.

Aprender como preparar Kombucha é uma atividade interessante e relativamente simples.

como preparar kombucha

Quais são os benefícios da Kombucha?

Porque quereria alguém fazer chá fermentado usando uma panqueca murcha. Bem, para além de poder gostar do seu sabor caraterístico, a Kombucha possui inúmeros probióticos, que muitos de nós acreditam ser benéficos para a saúde do intestino.

Ouvem-se muitas afirmações que ficam longe da verdade no que toca à kombucha – tudo desde “fez desaparecer o meu acne”, a “curou a minha calvície”. Pessoalmente, eu sinto que preparar e beber kombucha regularmente mantém todo o meu sistema digestivo feliz.

Não é uma bebida milagrosa que cura tudo, mas pessoalmente, eu sinto que no geral traz benefícios para a minha saúde.

Se nunca experimentou kombucha, recomendo que traga uma garrafa do supermercado antes de tentar fazer a sua, só para ver se gosta.

Fazer a sua própria Kombucha é ainda uma forma sustentável de criar as suas bebidas e de ser um consumidor consciente.

como preparar kombucha Portugal

Os ingredientes para preparar Kombucha

Aqui está o que precisa para preparar um lote de Kombucha caseira:

  • Água: Água filtrada, ou água de nascente são as melhores para fazer Kombucha, mas se a sua água da torneira sabe bem para consumir, por norma é boa o suficiente para fazer Kombucha.
  • Açúcar: Pode-se usar qualquer tipo de açúcar de cana, ou açúcar de beterraba para fazer a sua Kombucha, incluindo o habitual açúcar branco de mesa ou o açúcar amarelo. Adoçantes alternativos, como o agave e açúcar de coco são mais complicados de trabalhar e podem causar mais problemas com a fermentação; experimente com estes, quando tiver mais experiência a fermentar Kombucha. Não use adoçantes artificiais como stevia ou sacarina; estas escolhas não vão funcionar para fazer Kombucha.
  • Chá com cafeína: Qualquer chá com cafeína pode ser usado para fazer Kombucha: chá preto, chá verde, chá oolong ou chá branco. São de evitar as infusões ou qualquer chá com óleos essenciais (como o Earl Grey); isso pode levar a problemas com a fermentação e potencialmente levar ao desenvolvimento de mofo no scoby.
  • “Kombucha pronta”: Para a Kombucha pronta tanto pode usar a Kombucha comprada, kombucha sem sabor ou alguns copos de kombucha caseira que guardou do último lote. (Kombuchas com sabor podem levar ao desenvolvimento de mofo no scoby, mas já ouvi dizer que é possível utilizar com sucesso kombucha de gengibre e com sabor de limão para este efeito.
  • O scoby: Pode conseguir o scoby de algum amigo que fez kombucha, desenvolver o seu próprio, ou até encomendar online de um dos muitos vendedores certificados que existem em Portugal e no estrangeiro. Se encomendar online, recomendo comprar um scoby “vivo” em meio líquido, em vez de comprar um desidratado se possível, os scobys vivos habitualmente são mais fortes e fáceis de começar do que os scobys desidratados.
acrecentar sabar a Kombucha

Como criar o teu próprio Scoby

Criar o seu próprio scoby de raiz é possível, mas pode conseguir fazê-lo ou não. Às vezes funciona e às vezes não, ou o scoby nunca se chega a desenvolver ou começa a criar bolor.

Se quiser fazer uma tentativa, apenas esteja pronto para um pouco de experimentação científica.

Para criar o seu próprio scoby:

  1. Prepare metade da receita em baixo, mas deixe de parte o scoby (obviamente!). Cubra com um guardanapo de duas camadas ou um guardanapo de pano ou uma toalha de chá presa com um elástico de borracha e deixe o jarro fora do caminho. Tente não o mexer ou empurrá-lo, uma vez, que isso pode atrasar o desenvolvimento do scoby.
  2. Deixe o jarro repousar por uma ou duas semanas. Observe ao fim de uma semana e depois disso ao fim de cada dois dias. Se tudo estiver a correr bem, verá bolhinhas a formarem-se na superfície, que iram com o tempo unir-se e formar uma camada fina e transparente que tem o aspeto e textura de uma lente de contacto. Esta camada vai começar a engrossar e ficará opaca.
  3. Quando tiver cerca de 0.1 a 0.25ml de grossura, está pronta. Pode utilizá-la para fazer o seu primeiro lote de Kombucha. Também pode utilizar o que sobrar como a sua kombucha já pronta.
Scoby Kombucha Portugal

Equipamento para preparar kombucha

  • Tacho: Este será utilizado para fazer a base de chá açucarado.
  • Um jarro de vidro de 4L: Este será utilizado para fermentar a kombucha. Pode usar 2 jarros de 2L em substituição, mas atenção que irá precisar de um scoby para cada jarro
  • Um pano fino, um saco de farinha ou um pano de loiça: Uma dupla camada de pano de pratos é utilizada para cobrir o jarro, permitindo que o ar entre, mas mantendo os insetos e a sujidade fora. Também pode usar uma toalha de chá finamente tecida, guardanapos ou outros panos livres de fiapos.
  • Garrafas de vidro com tampa hermética, ou um sortido de garrafas reutilizadas de refrigerante: isto serve para engarrafar a sua kombucha! Tanto servem garrafas de vidro castanho como os transparentes. Faça questão de utilizar garrafas com tampa hermética, cujo intuito é conservarem bebidas gaseificadas; as garrafas de água não têm uma capacidade vedante forte o suficiente para permitir que esta troca gasosa aconteça.
  • Um pequeno funil de plástico: Este irá servir para transferir a kombucha para as garrafas.

Esse é todo o material que considero necessário para preparar kombucha em casa.

Preparar Combucha

COMO PREPARAR KOMBUCHA

Fazer a sua própria kombucha é na verdade um processo surpreendentemente simples e direto. Primeiro faça um chá forte e adocicado e deixe arrefecer. Transfira para um jarro e deslize o scoby para dentro do líquido. Normalmente flutua, mas também pode afundar completamente, flutuar na lateral, ou pode ainda mover-se para cima e para baixo no processo de fermentação; todas estas opções são válidas!

Cubra o jarro com um pano fino dobrado em dois, preso com um elástico de borracha. Isto deixa o ar circular no jarro, mas impede os insetos e a sujidade de entrar. Posicione o jarro afastado da luz solar direta, onde não seja constantemente deslocado de um lado para o outro e onde a temperatura média seja de cerca de 20º. A kombucha vai fermentar mais rapidamente a temperaturas mais altas ou mais lentamente a temperaturas mais baixas.

Deixe a Kombucha fermentar de uma a três semanas. Durante este tempo, a levedura e bactérias no  scoby vão começar a consumir o açúcar no chá doce, e a kombucha vai ficar gradualmente mais ácida e picante. Comece a prová-la ao fim de uma semana; verte um pouco do jarro para dentro de um copo. Assim que a kombucha tenha bom paladar, está boa para engarrafar.

a nossa bebida

Como engarrafar a Kombucha

Antes de engarrafar, garanta que guarda duas chávenas da sua kombucha pronta para utilizar no teu próximo lote!

Transfira a restante kombucha para as garrafas limpas com tampa hermética ou as garrafas reutilizadas de refrigerante. Feche bem as rolhas e deixa a kombucha à temperatura ambiente durante 1 a 5 dias para ela carbonatar. Cada lote de kombucha irá fermentar a um ritmo ligeiramente diferente baseado na quantidade de açúcar que ainda está presente na kombucha, a temperatura e se foram adicionados sabores.

Observe-a a cada dia, abrindo apenas uma das garrafas. Quando ouvires um ligeiro pop! E vir bolhas a subirem até à superfície do líquido, está pronta. Refrigere todas as garrafas e consoma no espaço de duas semanas.

Engarrafar

Formas de dar sabor à Kombucha!

A kombucha simples e sem sabor é perfeitamente boa e saudável, mas adicionar sabor à sua kombucha pode ser extremamente engraçado! Aqui estão alguns dos possíveis sabores:

  • Sumo de fruta: Acrescenta uma pequena quantidade de sumo de fruta a cada garrafa de kombucha. Normalmente eu acrescento mais ou menos ¼ de chávena a cada garrafa e depois completo com kombucha. Use uma quantidade maior ou menor dependendo do tamanho da sua garrafa e de quão frutada quer da sua kombucha. Alguns dos sabores favoritos são cereja, mirtilo, uva, cranberry, romã e manga.
  • Fruta inteira: podes também cortar pedaços de fruta para dar sabor à sua kombucha, o que é excelente se quiser um sabor como o morango ou ameixa que não se consegue arranjar tão facilmente em sumo. Pode acrescentar a fruta diretamente às garrafas, ou pode também transferir a kombucha para um novo jarro com a fruta cortada, cobrir e deixar assentar por alguns dias, depois coar o líquido e engarrafar. Atenção que um novo scoby pode começar a formar-se no cimo do líquido, isto é perfeitamente normal e pode ser descartado antes de consumir.
  • Gengibre: Gengibre fresco, acabado de cortar ou sumo de gengibre faz uma kombucha picante e borbulhante. Pode ser acrescentada sozinha ou em conjunto o seu sumo favorito. (não utilize kombucha em pó, pois esta não se dissolve e deixa a kombucha um pouco arenosa)
  • Ervas frescas ou especiarias inteiras: Ervas frescas cortadas (alecrim, tomilho e manjericão) ou especiarias inteiras (canela! Cravo! Cardamomo!) acrescentam uma intensidade subtil à kombucha simples. Também gosto de combinar as ervas e especiarias com fruta ou sumo de fruta. (Morango e manjericão é o meu favorito!)

Atenção que juntar sumo de fruta ou fruta cortada à sua kombucha faz com que esta fermente muito mais depressa. O açúcar presente nestes ingredientes são como uma refeição fresca para as leveduras presentes na kombucha! Verifique as suas garrafas com mais frequência do que o faria habitualmente.

resultado Final  com chá

O seu próximo lote de Kombucha

Se for bem tratado, o seu scoby vai durar por muito, muito, muito tempo e vai permitir que faça a sua kombucha lote após lote. Com cada novo lote, outra camada vai-se desenvolver na superfície da kombucha. Pode retirar esta nova camada e oferecê-la a um amigo, usá-la para começar um novo jarro de kombucha, fazer composto ou descartá-la simplesmente. Também pode deixá-la ficar apenas, mas eventualmente, o scoby vai engrossar de tal maneira que será necessário retirar algumas camadas!

Os scobys são mais felizes se começar a desenvolver um novo lote assim que terminar o primeiro- isto será como alimentar regularmente o seu scoby. Não é preciso fazer nada de especial com o scoby entre os diferentes lotes; retira-o apenas do jarro finalizado de kombucha e acrescenta-o a o um jarro novo de chá adocicado.

Se quiser fazer uma pausa ou for de férias não há problema algum. Deixe o seu scoby num jarro de chá doce e deixa-o a fermentar em cima do balcão. O scoby vai ficar perfeitamente feliz ali a flutuar durante semanas ou até mesmo meses, desde que esteja submerso no líquido. Verifique-o ocasionalmente e acrescenta-lhe mais chá doce acabado de fazer se necessário. 

Eu adoro acompanhar os meus cozinhados com Kombucha. Especialmente ocm o meu bolo de abacate e com os meus tacos vegetarianos.

Espero que gostem da nossa receita de como preparar kombucha em casa.

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close