Consumidor Consciente: 8 Perguntas a fazer antes de comprar

Como ser um Consumidor Consciente

Como consumidor consciente, há perguntas que deve fazer antes de comprar um produto.

Obter respostas a estas perguntas é uma grande parte do consumismo consciente, uma vez que o ajudará a detetar o greenwashing e a garantir que está a comprar produtos de alta qualidade, sustentáveis e éticos.

Estas perguntas irão ajudá-lo a informar-se sobre os produtos que compra antes de os comprar.

Quer certificar-se de que os produtos que compra cumprem com alguns critérios éticos, e esses critérios dependem realmente de si e das crenças que são mais importantes para si.

Os consumidores conscientes compram produtos que ajudam a melhorar o ambiente, as pessoas e a economia como um todo.

Aqui estão algumas perguntas que deve fazer antes de efetuar uma compra.

1. Onde é feito e de onde é enviado este produto?

Onde um produto é feito e de onde é enviado é uma questão importante a colocar como consumidor consciente.

Quanto mais longe um produto estiver de si, maior é a distância que precisa de percorrer. Isto aumenta a pegada de carbono da sua encomenda.

Tente concentrar-se na compra de produtos que estejam perto de si para reduzir as emissões de carbono (isto também ajuda a promover mais negócios locais) e, quando fizer compras on-line, compre produtos que não tenham de percorrer longas distâncias para chegar até si.

Consumidor Consciente  comprar localmente

2. De que materiais é feito o produto?

Como consumidor consciente, esta é uma ótima questão a considerar porque os materiais de que um produto é feito são uma das coisas mais importantes a saber antes de comprar um produto.

Procure produtos feitos com materiais naturais que sejam biodegradáveis, tais como madeira, bambu, algodão, cânhamo e cortiça, ou materiais de alta qualidade e durabilidade, tais como aço inoxidável, vidro e silicone, que são incrivelmente duradouros quando devidamente cuidados.

Em relação ao vestuário, procure materiais ecológicos que sejam naturais e não sintéticos. Os materiais naturais podem ser algodão orgânico, bambu, cânhamo, linho ou materiais (eticamente colhidos) de origem animal, como a lã.

3. Para onde vai o produto no fim do seu ciclo de vida?

Descobrir os tipos de materiais utilizados para fabricar um produto é uma das questões mais importantes a colocar como consumidor consciente.

Isto porque os materiais de que é feito o produto determinam para onde vai esse produto no fim do seu ciclo de vida.

Os materiais naturais, como mencionado acima, bio degradam-se facilmente, mas as fibras sintéticas não. É por isso que, como consumidor consciente, deve ter em vista os materiais que se degradam rapidamente e sem danos para o ambiente.

Certos produtos também podem ser reparados, redirecionados, ou reciclados em algo novo em vez de serem deitados ao lixo.

Quando se trata de se livrar de um produto ou de pensar no fim da vida desse produto antes de o comprar, pretende-se considerar estas questões conscientes.

  • Será que se vai decompor? (Degradar)
  • Isto pode ser reutilizado ou reposto?
  • Isto é reciclável?
  • Pode ser reparado?

Ter estas questões em mente irá ajudá-lo a fazer compras mais conscientes.

4. Que tipo de material de embalagem utiliza a empresa?

Uma empresa que utiliza materiais de embalagem de plástico, tais como espuma plástica ou sacos de plástico, não está a ajudar na crise do plástico.

Como consumidor consciente, compre apenas a marcas que utilizem embalagens compostáveis, biodegradáveis, reutilizáveis, ou, no limite, recicláveis.

Tenha isto em mente para comprar novos produtos em loja e online, assim como para comer em restaurantes de fast food!
Para estar mais informado recomendo que veja alguns dos documentários sobre o ambiente desta lista.

5. Será que a empresa compensa a sua pegada de carbono?

Outra forma consciente de diminuir a sua pegada de carbono, em relação às suas compras, é encontrar uma empresa que compense as suas emissões de carbono. Há muitas marcas que plantam árvores como forma de o conseguir.

As empresas fazem-no, basicamente, para ajudar a compensar a poluição que criaram ao fabricarem e distribuírem os seus produtos.

Consumidor Consciente - plantar arvores

6. A marca é transparente?

Se foi capaz de obter respostas às perguntas acima através do site das empresas, página “sobre”, página de perguntas frequentes, etc., então parabéns! Essa marca é transparente.

Se não conseguir encontrar essas respostas no seu site, elas não são transparentes e, provavelmente, estão a esconder os seus hábitos não tão amigos do ambiente.

7. Irá utilizar o produto com frequência?

Uma das questões finais e provavelmente a mais importante a colocar a si próprio antes de comprar um produto é: será que vou fazer muito uso disto?

Um grande fator de desperdício é a compra de produtos que nunca se utilizam ou que se usam tão pouco que a compra, provavelmente, não valeu a pena.

Se for este o caso, então é algo que não precisava, o que resulta num desperdício de recursos e, adicionalmente, num desperdício do seu dinheiro.

Muitas vezes, e dependendo do artigo, optar por pedir algo emprestado, a um amigo ou familiar, é melhor do que comprar algo novinho em folha para si.

produtos a mais em casa

8. Posso comprar este artigo em segunda mão?

Comprar artigos em segunda mão é sempre a melhor opção quando se trata de comprar algo para nós mesmos, com exceções, claro.

Por isso, uma coisa que se deve sempre perguntar, antes de comprar algo, é: posso comprar isto em segunda mão?

Comprar coisas em lojas de segunda mão locais ou de pessoas na sua área mantém o dinheiro a fluir na sua comunidade, reduz o desperdício e poupa-lhe dinheiro também.

Para ser um consumidor mais consciente, abra a sua mente à compra de cada vez mais coisas em segunda mão, tais como mobiliário e vestuário.

Pensamentos finais sobre questões de consumo consciente

Como pode ver, consumidores conscientes compram produtos que ajudam o ambiente, as pessoas e a economia.

O consumismo consciente é importante para a sustentabilidade. Como clientes, temos o poder de criar mudanças para um futuro melhor, tudo através dos nossos hábitos de compra.

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