Micro Verdes: Guia Completo com dicas e segredos

Crescer micro verdes é muito simples e intuitivo se aprender as regras básicas. No entanto, existem algumas armadilhas comuns que se devem evitar. Os microverdes são um alimento excelente para vegetarianos ou para quem gosta de uma boa salada.

As melhores variedades de micro verdes para crescer

Há vários tipos de micro verdes que pode crescer. Alguns são mais desafiantes para os iniciantes do que outros, pelo que aqui está uma lista das 5 melhores variedades para se começar:

1) Rabanetes

Os rabanetes são ótimos micro verdes para começar. Germinam rapidamente (1 a 2 dias) tanto em condições de calor como de frio, e crescem rapidamente. Normalmente estão prontos a colher em apenas 5 a 10 dias.

Os rabanetes micro verdes são ricos em vitamina C e contém todos os tipos de vitaminas e nutrientes conhecidos. Oferecem ainda uma boa quantidade de proteína. Os rabanetes micro verdes não precisam de ser demolhados e preferem crescer hidroponicamente, apesar de se darem bem em solo.

Micro Verdes Portugal rabanete

2) Brócolos

Os brócolos são uma das variedades mais saudáveis de micro verdes.  Assim como os rabanetes, os brócolos micro verdes são extremamente fáceis de cultivar.

Eles crescem até num jarro bem ventilado se os passar por água duas vezes por dia. No entanto, deve semeá-los densamente no solo para que rendam mais.

3) Ervilhas

As crianças adoram rebentos de ervilhas porque são estaladiços e doces. Sabem tal e qual como ervilhas jovens.

As sementes de ervilhas devem ser demolhadas até 24 horas e semeadas de forma densa.  Devem ser colhidas assim que atingirem cerca de 5 centímetros.

Os brotos de ervilha são ricos em vitamina C, B1, niacina, ferro, magnésio e zinco. São ótimas tanto cozinhadas como comidas cruas.

Se os cultivar no exterior, vai querer protegê-los. São tão saborosos que os pássaros e outros animais selvagens também vão querer provar!

4) Mostarda

As pessoas cultivam mostarda há milhares de anos. Normalmente é cultivada por causa das suas sementes, mas também o pode ser cultivada por causa das suas folhas, geralmente adicionadas a saladas.

Micro verdes de mostarda são folhas com uma cor lima intensa e um sabor distinto a mostarda. A colheita pode ser feita enquanto ainda são micro verdes ou deixá-las crescer um pouco mais e obter verduras para saladas.

Dão um sabor agradável e apimentado às saladas ou aos tacos vegetarianos.

5) Rúcula

A rúcula também é conhecida por mostarda-persa. É usada desde os tempos da antiguidade para dar um sabor um pouco mais picante a saladas mais suaves.

A rúcula adora temperaturas frias, portanto é perfeita para cultivar até no outono ou inverno, sendo que consegue germinar em temperaturas tão baixas como 5ºC.

Não semeie sementes de rúcula de uma forma densa ou elas podem apodrecer. Estes micro verdes têm caules frágeis portanto também precisa de ter cuidado quando lhes dá água.

Aprodrecem facilmente portanto a colheita e a lavagem devem também ser feitas com cuidado.

Passo 1: Demolhar Sementes e Micro Verdes

Demolhar previamente as suas sementes de micro verdes não é difícil.

Comece por medir a quantidade de sementes que pretende usar.

Deve passar por água as sementes e secá-las, passando-as por um coador para retirar quaisquer resíduos.

De seguida, encha uma taça com água para cobrir as sementes com cerca de um centímetro acima da sua altura.

Algumas sementes como a erva de trigo absorvem muita água durante este passo, por isso poderá precisar de um pouco mais de água dependo das sementes que usa.

Cubra a taça e deixe as sementes de molho durante 12 horas ou durante toda a noite.

Algumas sementes preferem água morna, enquanto que outras germinam melhor em água fria.

Regra geral, eu utilizo água fria para demolhar todas as sementes. Dependendo do tipo de semente de micro verdes que utiliza, pode querer refrigerar as sementes enquanto elas demolham, especialmente se for um dia quente.

As sementes não precisam de luz para germinar, no entanto enquanto elas demolham eu recomendo que as deixe num local onde as consiga ver. Dessa forma não se vai esquecer delas. Sementes com excesso de água ficam estragadas e deixam de ser viáveis.

Depois de demolhar

Assim que demolhar as suas sementes, escoe o excesso de água num coador. Passe-as por água novamente, e escorra.

Depois disto pode colocar as sementes novamente na taça. Não quer que elas sequem completamente, mas também não quer que se mantenham na água.

Tape a taça com um guardanapo molhado ou plástico para as manter húmidas e deixe que elas continuem a germinar por mais 12 a 24 horas

Tem de impedir que as sementes sequem. Elas precisam de se manter húmidas, mas não molhadas. Normalmente, consegue fazer isto ao borrifar as sementes com um pouco de água numa garrafa com spray 2 ou 3 vezes por dia.

Transferência para o meio de crescimento

Dependendo da variedade das sementes, deverá começar a ver pequenos rebentos a nascer das sementes cerca de 36 a 48 horas após o momento em que as molha pela primeira vez.

Assim que atingirem este ponto, estão prontas a ser transferidas para o meio onde irão crescer. Normalmente será um solo ou uma almofada de fibras naturais. Mais tarde falaremos deste processo com maior detalhe.

Micro Verdes Portugal sementes a nascer

Benefícios extra de demolhar previamente

Demolhar previamente as sementes de micro verdes vai permitir a sua monitorização e garantir que que está a usar sementes viáveis. Isso pode poupar-lhe tempo e esforço comparativamente com o que aconteceria se as semeasse diretamente no solo, sem demolhar.

Normalmente quando demolha previamente as sementes, aquelas que flutuarem até ao topo da água não irão germinar, portanto pode excluí-las.

Passo 2: Germinar Micro Verdes

A germinação é o processo no qual uma semente adormecida brota e começa a crescer, transformando-se numa planta viva.

Um pequeno recipiente plástico é uma boa “casa” para os seus micro verdes. Pode começar por utilizar recipientes das entregas de comida ao domicílio, pratos de tartes ou caixas transparentes de salada ou fruta.

Se quiser fazer o seu próprio recipiente, certifique-se apenas que faz pequenos buracos no fundo do recipiente para a drenagem.

Encha o fundo do recipiente com terra fértil de boa qualidade, e alise-a uniformemente com a mão. Tenha cuidado para não comprimir o solo em demasia.

Agora, espalhe a sementes germinadas na superfície do solo. Não as quer completamente debaixo da terra, pressione apenas gentilmente as sementes para dentro do solo com a sua mão ou um pedaço de cartão. Em seguida, humidifique as sementes e solo com uma garrafa de spray dcom água.

Nos primeiros estágios da germinação, as suas sementes micro verdes não precisam de luz nenhuma.

Na verdade, os micro verdes normalmente dão-se melhor se os puser num local que não esteja exposto a luz solar, ou se os tapar com algo que bloqueie a luz.

Assim que crescerem, está na hora de os destapar e dar-lhes acesso à luz do sol. Isto irá transformá-los de finos rebentos pálidos a plantas bebés verdes e saudáveis.

Micro Verdes Portugal  sementes a nascer

Pode deixar os seus micro verdes expostos ou tapá-los com uma tampa transparente e colocá-los no parapeito de uma janela que apanhe luz solar.

Se puser uma tampa por cima para manter a sua humidade, certifique-se de que os seus micro verdes não ficam demasiado quentes e começam a cozer.

Se usar essa tampa, também poderá não ter de dar qualquer água aos seus micro verdes. Se eles estiverem expostos ao ar, será melhor borrifá-los duas vezes por dia para os manter húmidos (mas não molhados).

Os seus micro verdes vão precisar de cerca de 4 horas de sol diárias.

Durante o inverno quando não há tanta luz solar, poderão precisar de mais horas.

Se os seus micro verdes estiverem pálidos e finos, é provável que não estejam a apanhar luz suficiente. Nesse caso, deverá suplementá-los com uma luz artificial.

Mesmo para quem vive em apartamentos, é facil de crescer microveres e são uma boa forma de ser mais sustentável.

Devo deixá-los crescer em solo?

O custo de crescer micro verdes em solo é muito baixo. Consegue fazê-lo por 1-2€. Penso que seria difícil chegar a estes valores usando aquapónicos ou hidropónicos.

Por esta razão, sugiro usar solo, esteja a crescer micro verdes em casa por passatempo, ou a fazê-lo numa escala comercial.

É muito mais fácil pôr as mãos à obra usando solo, e não há muita coisa que possa correr mal. No final de contas, o solo é onde as plantas crescem naturalmente!

A maioria das pessoas que plantam micro verdes usam solo ou uma fibra natural como coco.

Micro Verdes solo

Passo 3: Luz para os micro verdes crescerem

Assim que as suas sementes de micro verdes germinarem, precisa de as expor a 4 a 8 horas de luz por dia. Seja luz solar ou uma luz artificial de LED.

Mas qual será melhor?

Usar ou não usar luzes?

Antes de aprofundarmos, é bom saber que ambas opções funcionam extremamente bem.

Luz artificial

Diria que usar luzes de crescimento é melhor para iniciantes. Dá-lhe mais controlo sobre crescimento dos seus micro verdes.

Pode programar as luzes num temporizador e controlar exatamente a luz que os verdes recebem todos os dias, independentemente da altura do ano que seja. Até numa cave os pode cultivar!

Que tipo de luzes artificiais usar?

Deve evitar luzes incandescentes (tungsténio) ou qualquer tipo de lâmpada que gere tanto calor.

Isto também inclui CLFs ou luzes fluorescentes compactas. Irá precisar de colocar as lâmpadas muito perto dos micro verdes, e este tipo de lâmpadas podem aquecer demais e queimar as suas plantas.

Luzes fluorescentes são a melhor opção. Dão mais luz do que calor, e a luz é mais dispersa. Também há lâmpadas LED que podem ser usadas como luzes de crescimento.

Ao contrário das plantas completamente desenvolvidas, que requerem espetros de luz amplos enquanto florescem e produzem fruta, os micro verdes ficam bem apenas com luzes fluorescentes padrões, algo que poderá já ter em sua casa.

Usar lâmpadas de luzes com um espetro mais amplo pode resultar em micro verdes mais fortes e ricos em vitaminas, se tiver o dinheiro para gastar com elas.

Deve deixar as lâmpadas o mais perto possível dos micro verdes sem os queimar. Pelo menos num espaço de 30 cm, sendo que algumas pessoas até posicionam as suas luzes a 3-5 cm das plantas.

luzes para micro verdes

Usar luz solar

A luz solar é grátis e natural. Pode deixar os seus micro verdes no parapeito de uma janela que apanhe luz ou até plantá-los no exterior. Desta forma as suas plantas não causarão nenhum impacto na conta da sua eletricidade.

Para crescer os micro verdes em luz solar, vai precisar de uma janela onde eles apanhem luz direta pelo menos 4-8 horas por dia.

Se planeia cultivar muitas bandejas de micro verdes, colocá-las no parapeito de uma janela da sua casa não é muito fiável. Precisaria de fazer muitas prateleiras para as colocar ou criar uma pequena estufa no exterior.

Isto terá custos mais elevados inicialmente, mas se planeia cultivar os micro verdes durante anos, então este investimento irá poupar-lhe muito dinheiro nas contas da eletricidade a longo prazo.

Se está a cultivá-los em luz solar, tem de vigiá-los para garantir que não apanham demasiado calor e começam a cozer. Deve fornecer-lhes alguma forma de ventilação caso se encontrem num espaço confinado.

Quantidade de luz que os seus micro verdes necessitam

Diferentes variedades vão precisar de quantidades diferentes de luz. Por isso, garanta que lê a embalagem e segue as instruções de crescimento para perceber quanta luz precisam.

Algumas plantas querem menos luz e crescem melhor em luz solar direta. Se estiver a cultivar no inverno, e estiver a depender da luz solar natural, vai querer trocar para estas variedades:

  • Maior parte das variedades de alfaces
  • Ervas como coentros e aneto
  • Algumas brássicas, como rúcula e verdes de mostarda
  • Outras plantas como amaranto
Luzes para crescer micro verdes

Passo 4: Quando colher os micro verdes

A altura de colher os micro verdes vai depender do tipo de sementes que escolheu.

A maior parte dos micro verdes estão prontos a ser colhidos cerca duas a três semanas depois de os plantar.

O que tem de observar é o primeiro conjunto de folhas que os verdes produzem. Assim que as duas primeiras folhas tiverem uma cor verde rica e atingirem um bom tamanho, é hora de colher.

Passo 5: Como colher os micro verdes

Colhe-los é simples.

Pegue numa tesoura afiada e corte as suas plantas ligeiramente acima da linha do solo.

Se quiser fazer múltiplas colheitas da mesma bandeja, corte um pouco mais acima para deixar um pouco mais de caule.

Nunca puxe os micro verdes diretamente do solo. Isso vai perturbar as raízes das plantas.

Micro Verdes Portugal cortar

Lavagem

Após cortar os micro verdes, é altura de os lavar.

Lave-os em água e seque-os gentilmente com um pouco de papel. Se tem um escorredor de salada, pode agitá-los com cuidado para retirar o excesso de água.

Idealmente, deve servir os seus vegetais de imediato para ter um sabor mais fresco. Por isso, colha-os imediatamente antes da refeição sempre que possível.

Pode adicioná-los a saladas, salteados, sandes… basicamente a qualquer refeição!

Se tem muitos micro verdes, pode armazená-los num saco de plástico no frigorifico durante alguns dias. Embrulhá-los em papel, pode ajudar a mantê-los frescos durante mais tempo.

colher plantas para comer

Como crescer micro verdes em casa

Se está agora a começar a cultivar micro verdes em casa, arranje uma luz de crescimento barata (uma luz T8 fluorescente serve) ou cresça numa janela virada para o sul se estiver a usar luz natural.

Pode montar uma luz debaixo dos móveis da cozinha se quer cultivar os seus micro verdes no seu balcão.

Procure um recipiente com buracos para drenagem, ou faça alguns furos no fundo de uma bandeja.

Espalhe as sementes uniformemente no solo. Não se preocupe em usar demasiadas sementes.

Lembre-se que os micro verdes vão crescer apenas uns centímetros, por isso podem ser plantados muito mais perto do que se fossem plantas normais.

Pode demolhar as sementes durante a noite antes das plantas. Isto vai fazê-las germinar mais depressa, no entanto vai-se tornar mais difícil de as espalhar corretamente.

Humidifique os seus verdes algumas vezes ao dia até estarem prontos a colher.

Após a colheita, pode despejar o resto da bandeja no seu lixo composto ou remover as raízes à mão e voltar a plantar.

Esperamos que este guia de como crescer Micro Verdes seja utíl e um amigo fiel para que possa crescer alimentos saudáveis em sua casa sem desperdício.

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close