Receita de Nata Vegana Caseira
A nata vegana é um substituto perfeito sem lactose das natas de origem animal, sendo excelente para utilizar em café, gratinados, envolvida em sopas e em qualquer sítio onde as natas de origem animal são necessárias!
Não há nada melhor do que natas veganas frescas e caseiras! Especialmente quando é rápido, fácil e requer apenas 2 ingredientes – cajus e água!
Se não tem tempo para estar na cozinha e pretende comprar as natas já prontas, a que eu utilizo em casa é a Nata Vegetal Chanty Duo Vegan que é deliciosa e sem gluten ou lactose.
Estas natas veganas básicas, com sabor neutro, podem ser utilizadas como um substituto das natas de origem animal em qualquer receita. São um substituto perfeito e funcionam igualmente bem, sendo um alimento integral e de origem vegetal.
Esta nata sem lactose pode ser facilmente feita a dobrar e aguenta no frigorífico até uma semana. Para além disso, é adaptável a diferentes sabores se estiver a fazer uma nata vegana para café!
A nata vegana é excelente para adicionar aos seus Tacos Vegetarianos, à sua Lasanha Vegetariana ou mesmo a acompanhar uns deliciosos Burritos Vegetarianos
Ingredientes necessários para Nata Vegana
- Cajus crus – certifique-se de que utiliza cajus crus, pois os cajus torrados vão alterar o sabor
- Água – também pode substituir com leite vegetal simples sem adoçantes
Dica: Os cajus podem ser caros. Mas fazermos as nossas próprias natas veganas, é mais barato do que comprar a versão que se vende no supermercado. Para manter o custo baixo, eu compro os meus cajus a granel.
Sabor extra: Caso utilize as suas natas em café, use um pouco de baunilha e/ou canela para criar umas natas deliciosas!
Como fazer nata vegana:
Deixe os cajus de molho: O melhor é demolhar os cajus em água antes de começar. Há duas formas de o fazer:
- Demolhe os cajus em água fria durante 2-3 horas, retire a água e seque (este método é melhor para a digestão).
- Para demolhar de forma mais rápida, deixe os cajus repousar em água quente durante 5-10 minutos, retire a água, seque e continue a receita.
Misture os cajus com a água: Coloque os cajus e a água numa liquidificadora e misture até ficar cremoso. Depois , coloque a mistura num recipiente tapado e deixe no frigorifico até precisar de utilizar ou então, utilize de imediato em qualquer receita que seja necessário utilizar nata vegana.
E é isso, nata vegana fácil e simples!
Dica Principal
- Porquê demolhar os cajus? Demolhar vai ajudar a amolecer os cajus ao hidratá-los com água e facilita o processo de mistura na liquidificadora. Demolhar também é benéfico para a digestão e absorção de vitaminas e minerais. Se estiver com pressa, também é possível fazer esta receita de nata vegana sem demolhar os cajus. Pode é precisar de adicionar um pouco mais de água na liquidificadora.
Como conservar
- Frigorifico: O que sobrar pode ser armazenado no frigorifico num recipiente selado até uma semana. Certifique-se que mistura bem a nata antes de utilizar.
- Congelador: Esta nata vegana pode ser armazenada no congelador até 2-3 meses num recipiente apropriado para congelação. Antes de utilizar, deixe descongelar.
Formas de usar a nata vegana
Esta nata é espessa, mas não em demasia, esta nata sem lactose é ótima quando utilizada em sopas, café ou em receitas cremosas de forno.