O óleo de rícino é um óleo vegetal, não um óleo essencial, que é derivado do feijão da mamona. Acredita-se que os ácidos gordos que compõem o óleo de rícino são extremamente nutritivos para a pele. Muitas pessoas relatam que, com aplicação regular, o óleo de rícino ajudou-as a crescer pestanas e sobrancelhas mais grossas e mais longas. Será que realmente funciona? Continue a ler para descobrir os benefícios do óleo de rícino para pestanas.
Que benefícios para a saúde tem o óleo de rícino?
O óleo de rícino é provavelmente mais conhecido como um laxante oral. Mas é há muito tempo usado por pessoas de todo o mundo para muitos propósitos, incluindo tratamento de acne e inflamação e redução de rugas e manchas da idade.
Também é um ingrediente comum em muitos produtos de beleza, porque pode adicionar um efeito hidratante aos cosméticos e massagens sem obstruir os poros ou irritar a pele.
Como usar óleo de rícino nas suas pestanas
Antes de comprar qualquer óleo de rícino, leia o rótulo para confirmar que é óleo de rícino puro. O óleo de rícino misturado com outros óleos ou ingredientes pode causar irritação ou não produzir o resultado desejado.
Existem dois tipos de óleo de rícino que são usados para a beleza. O primeiro é o óleo de rícino prensado a frio, que é de cor clara. O segundo é o óleo de rícino preto jamaicano, que castanho escuro.
O óleo de rícino preto jamaicano desenvolveu a reputação de ser a escolha preferida em muitos tratamentos de beleza. Mas ambos os tipos de óleo de rícino contêm as mesmas propriedades que podem torná-los benéficos para o crescimento das pestanas.
Um dia antes do seu primeiro tratamento de pestanas, aplique uma pequena quantidade do óleo noutra parte da pele, como o seu braço. Se não desenvolver nenhuma irritação na pele, o óleo deve ser seguro para uso nas suas pestanas.
A melhor hora para tratar das suas pestanas é antes de ir para a cama. Para tratar das suas pestanas com óleo de rícino:
- certifique-se de que as suas pestanas estão limpas e completamente livres de maquilhagem
- pegue numa pequena quantidade de óleo de rícino ao mergulhar um cotonete suavemente no óleo
- passe delicadamente o cotonete ao longo da linha das pestanas, com muito cuidado para não permitir que o óleo entre nos olhos (o óleo que entrar nos olhos pode ser extremamente irritante e deve ser lavado imediatamente com água)
- lave o óleo de rícino pela manhã com água ou desmaquilhante
Existe alguma pesquisa a apoiar o uso do óleo de rícino para o crescimento das pestanas?
Não tem havido estudos científicos que comprovem que o óleo de rícino ajuda a crescer o cabelo das pestanas.
Há evidências de que o ácido ricinoleico, um composto químico que compõe quase 90% do óleo de rícino, pode ajudar a reverter a perda de cabelo. Um estudo descobriu que a proteína prostaglandina D2 (PGD2) está presente em altos níveis em homens que têm calvície masculina, e é um dos fatores que impediu que os sujeitos do estudo de crescer o cabelo de volta.
Outro estudo descobriu que o ácido ricinoleico pode ajudar a inibir o PGD2 e potencialmente ajudar o cabelo do couro cabeludo a crescer novamente.
Precisam de ser feitas mais estudos para entender se o ácido ricinoleico pode ser usado para tratar outros tipos de perda de cabelo.
O que saber antes de aplicar
Ao aplicar óleo de rícino nas pestanas, tenha muito cuidado para que ele não entre nos olhos. Caso isso aconteça, lave os olhos com água.
O óleo de rícino é geralmente considerado seguro. No entanto, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao óleo de rícino. É melhor testar o óleo de rícino numa pequena área da pele 24 horas antes de aplicá-lo no rosto.
Mas será o óleo de rícino seguro para usar nas pestanas?
Bem, quase nada na vida é livre de riscos. Aqui está o que procurar se for usar óleo de rícino para as pestanas.
- Irritação ocular. O óleo de rícino pode ser penoso se entrar nos seus olhos. Use um toque leve para evitar que entre pelas pestanas e pelos olhos durante a noite.
- Irritação na pele. Algumas pessoas são alérgicas ao óleo de rícino. Então, se quiser usar o material nas suas pestanas ou couro cabeludo, faça um patch test primeiro. O último lugar onde quer descobrir uma nova alergia a produtos para a pele são as suas pálpebras. No bueno.
- Tipo e qualidade do produto. O óleo de rícino vem em duas variedades: regular prensado a frio (transparente ou amarelo claro) e óleo de rícino preto jamaicano (castanho escuro). O óleo mais escuro é comumente usado para o cabelo, mas há pouca pesquisa para provar uma diferença. O seu principal objetivo é escolher um produto puro e orgânico de uma marca respeitável.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Sésamo e os seus benefícios para a saúde.
Conclusão
Embora muitos produtos de beleza que prometem crescer as pestanas tenham um preço alto, o óleo de rícino continua a ser uma opção acessível e totalmente natural.
O óleo de rícino também é fácil e geralmente seguro de usar. Com um pouco de paciência e consistência, poderá desfrutar de pestanas mais longas e bonitas com o uso do óleo de rícino.