Óleos Essenciais Portugal: Como o Óleo de Eucalipto Pode Beneficiar a Sua Saúde

Este é um dos óleos essenciais que encontrará facilmente em Portugal, e que pode ajudá-lo a respirar mais facilmente, afastar os mosquitos, e até desinfetar a sua casa.

Mais conhecido pelo seu cheiro doce amadeirado, o óleo de eucalipto também é considerado ter uma série de benefícios para a saúde, desde impedir o turvamento de pensamentos até à desintoxicação do ar em sua casa. Embora nenhuma destas afirmações tenha sido *definitivamente* provada (pelo menos ainda não!), existem na realidade bastantes maneiras de utilizar o óleo essencial de eucalipto em Portugal, apoiadas pela investigação.

É por isso que pode encontrar óleo de eucalipto em vários produtos, desde pomadas tópicas e elixir bucal, a suplementos e produtos de limpeza doméstica. Está a pensar no que pode fazer por si? Continue a ler para perceber tudo o que precisa sobre um dos óleos essenciais mais comuns em Portugal, surpreendentemente versátil e como colher os seus benefícios.

O que é exatamente o óleo de eucalipto?

O óleo de eucalipto é um óleo essencial derivado das folhas de forma oval das árvores de eucalipto, originalmente originárias da Austrália, mas que pode encontrar muito em Portugal. Os fabricantes extraem óleo das folhas de eucalipto através da secagem, esmagamento e destilação das mesmas. Mais de uma dúzia de espécies de árvores de eucalipto são utilizadas para criar óleos essenciais em Portugal, cada uma das quais oferece a sua própria mistura única de compostos naturais e benefícios terapêuticos.

Enquanto o aroma fresco do óleo de eucalipto e muitos dos seus efeitos medicinais se devem principalmente a um composto chamado eucaliptol (também conhecido como cineole), o óleo de eucalipto é embalado com numerosos compostos naturais que trabalham em sinergia para produzir uma variedade de efeitos benéficos para a saúde.

Óleos Essenciais Portugal

Quais são os benefícios do óleo de eucalipto? Para que pode ser utilizado?

1. Aliviar os sintomas do frio.

Quando se está doente, entupido, e não consegue parar de tossir, o óleo de eucalipto pode ajudar a proporcionar algum alívio (razão pela qual é um ingrediente chave em Vicks VapoRub). Isto porque o eucaliptol parece funcionar como um descongestionante natural e supressor da tosse, ajudando o seu corpo a quebrar muco e catarro e a abrir as suas vias respiratórias. Para um calmante remédio caseiro, basta adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto a uma tigela de água quente e respirar o vapor.

2. Reduzir a dor.

O óleo de eucalipto também pode ajudar a aliviar a sua dor, graças às propriedades anti-inflamatórias do eucaliptol, tal como o óleo de sésamo. De facto, adultos que estavam a recuperar de uma operação total ao joelho relataram significativamente menos dor depois de inalarem óleo de eucalipto durante 30 minutos, três dias seguidos em comparação com os que não o fizeram, de acordo com um estudo de 2013 em Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências.

Para tratar naturalmente dores e mazelas, tente inspirar óleo de eucalipto, colocando uma a três gotas num difusor. No entanto, é necessária mais investigação para esclarecer quão eficaz o óleo de eucalipto pode ser para a dor – por isso não espere que substitua os seus medicamentos para a dor.

3. Refresque o seu hálito.

“As propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas naturais do óleo de eucalipto podem ser úteis na redução das bactérias na boca que podem contribuir para as cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas de saúde oral”, diz Alice Lee, D.D.S., co-fundadora do Empire Pediatric Dentistry na cidade de Nova Iorque. Como tal, irá encontrá-la frequentemente em produtos como pastas de dentes e até pastilhas elásticas.

Tenha cuidado com os remédios “caseiros”, embora: “Uma única gota de óleo de eucalipto pode ir muito longe”, diz Lee. Se estiver a lidar com problemas dentários específicos (como gengivas doridas), contacte o seu dentista para identificar a causa e descobrir a melhor linha de tratamento.

Óleos Essenciais Portugal

4. Ajuda feriadas causadas pelo frio.

Quando uma úlcera não desaparece, qualquer remédio caseiro parece valer a pena tentar, e o óleo de eucalipto pode realmente ajudar. A investigação mostra que múltiplos compostos no óleo de eucalipto podem ajudar a combater o vírus do herpes simplex, a fonte daquela mancha de carne viva no lábio, graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, explica Joshua Zeichner, M.D., diretor de investigação cosmética e clínica em dermatologia no Mount Sinai Medical Center na cidade de Nova Iorque.

Embora não seja claro se o óleo de eucalipto é mais eficaz do que os tratamentos tradicionais com feridas causadas pelo frio, poderia servir como uma alternativa natural se se estiver à procura de uma. Basta diluí-lo num óleo base para evitar irritar a pele, e limpá-lo antes de sair para evitar uma queimadura química em resposta aos raios UV, aconselha o Dr. Zeichner.

5. Limpe as feridas e os cortes.

Este remédio popular é verificado: As propriedades antimicrobianas do óleo de eucalipto podem ajudar a prevenir infeções e até apoiar a cicatrização de feridas quando combinadas com o azeite, segundo um estudo recente no International Journal of Nanomedicine. Mais uma vez, o óleo de eucalipto altamente diluído pode constituir uma alternativa segura e natural se se tratar de uma ferida menor, mas métodos tradicionais como cremes antibióticos tópicos e pomadas continuam a ser a recomendação principal, diz o Dr. Zeichner.

6. Mantenha os mosquitos afastados.

Se preferir não pulverizar repelentes de insetos químicos e fortes na sua pele, o óleo diluído de eucalipto faz um repelente natural útil de mosquitos, diz Chris D’Adamo, Ph.D., epidemiologista e diretor de investigação do Centro de Medicina Integrativa da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland. Caso em questão: Uma solução com 32% de óleo de eucalipto limão pode fornecer mais de 95% de proteção contra mosquitos num período de 3 horas, encontra um ensaio em 2014.

Para um repelente de insetos sem DEET, à base de plantas, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças recomendam produtos como Botânicos Repelir e Afastar! ambos os quais contêm óleo de eucalipto limão.

7. Desinfete a sua casa.

“Por ser antimicrobiano, antiviral e antifúngico, o óleo de eucalipto é um desinfetante doméstico bastante eficaz, especialmente se for bastante sensível a produtos de limpeza químicos agressivos”, diz D’Adamo. A sua recomendação: Utilizar uma solução de água, vinagre branco e algumas gotas de óleo de eucalipto para limpar as superfícies.

Existem alguns efeitos secundários do óleo de eucalipto?

Se alguma vez cheirou este que é um dos óleos essenciais mais comuns em Portugal, sabe que é potente – especialmente na sua forma altamente concentrada. Uma nota importante: o óleo de eucalipto é tóxico quando ingerido, e embora seja provavelmente seguro para as mulheres que estão grávidas ou a amamentar, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, simplesmente não há investigação suficiente para ter a certeza. Como o óleo de eucalipto pode potencialmente causar efeitos secundários perigosos em crianças e animais de estimação, tenha o cuidado de o armazenar fora do seu alcance.

Finalmente, tenha em mente que o óleo de eucalipto pode ter impacto na forma como certos medicamentos são processados pelo seu corpo (tais como medicamentos para a diabetes e para o colesterol), por isso não se esqueça de consultar o seu médico antes de adicionar óleo de eucalipto à sua rotina. Caso contrário, o óleo de eucalipto é geralmente seguro.

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close