Receita de pão sem glúten para levar ao forno

Uma receita caseira de pão sem glúten que é simples de fazer, sem lactose, e que proporciona um resultado delicioso. Prepare o seu próximo almoço com este pão de sanduíche simples isento de glúten.

O melhor pão sem glúten

Vais querer fazer tudo com este pão sem glúten – sandes de hambúrguer, tostas de queijo grelhado, tacos vegetarianos, burritos … tudo.

Incluí também instruções de como tornar esta receita num pão vegano sem glúten.

Pão sem glúten

Faço esta receita há quase um ano desde que uma amiga minha me pediu para a experimentar, uma vez que sentia falta de comer pão e não conseguia encontrar nenhum pão sem glúten no Algarve. Estou contente por dizer que a melhorei imenso! É agora a melhor receita e a mais fácil (na minha opinião e, esperemos, que na sua também).

Basta olhar para a textura deste pão fácil e sem glúten; é espantoso. O pão sem glúten apresentado nesta imagem poderia ter ficado mais alguns minutos no forno, mas falarei sobre isso mais à frente.

Vai adorar este pão sem glúten e sem lactose. Prometo.

Farinhas isentas de glúten a utilizar na confeção de um pão sem glúten:

Quando fiz esta receita de pão sem glúten pela primeira vez, usei a minha mistura de farinha sem glúten. Funciona muito bem, mas percebi que precisava de algo mais.

Experimentei várias opções diferentes de misturas de farinha antes de acertar na vencedora, aquela que penso que faz o melhor pão sem glúten.

receita pão sem glúten

Aqui está o que utilizei e os resultados que atingi.

  1. 2 1/2 chávenas da minha mistura de farinha sem glúten + 1/2 chávena de farinha de amêndoa + 1/4 chávena de farinha de linhaça (linhaça moída) – Esta mistura fez um ótimo pão, mas não foi esta a vencedora.
  2. Sei que nem todos podem ingerir farinhas de noz ou de amêndoa, por isso também experimentei uma fornada com 2 1/2 chávenas da minha mistura de farinha + 1/2 chávena de farinha de milho-miúdo + 1/4 chávena de farinha de linhaça. Para ser honesta, não consegui perceber a diferença. O sabor e a textura eram os mesmos. É um pão sem glúten e sem nozes incrível.
  3. 2 1/2 chávenas de mistura de farinha sem de glúten “1-to-1” Bob’s Red Mill (pode encontrá-la no Celeiro) + 1/2 chávena de farinha de amêndoa + 1/4 chávena de farinha de linhaça – esta é muito boa, mas ficou um pouco pesada. Não cresceu assim muito. Se não quiser misturar farinhas, então recomendo esta combinação.
  4. Se não puder ingerir farinhas de noz, utilize 2 1/2 chávenas de mistura de farinha sem glúten “1-to-1” Bob’s Red Mill + 1/2 chávena de farinha de milho-miúdo + 1/4 chávena de farinha de linhaça.

Para esta receita, dou as medidas de farinha em chávenas e em peso mais abaixo na ficha de receitas, para que possa utilizar qualquer um dos métodos.

Acabei por reduzir ainda mais as farinhas e a receita do melhor pão sem glúten está abaixo, na ficha de receitas.
Mas, mais uma vez, se não quiser misturar farinhas ou não as tiver todas à mão, utilize a opção 3 descrita acima.

Pão gluten free

Substituição do ovos no pão sem glúten

Para uma versão de pão vegano sem glúten desta receita, pode utilizar os “ovos” de chia ou qualquer substituto do ovo (na quantidade de 2 ovos).

Apenas experimentei esta receita de pão sem glúten e sem ovo no forno, ainda não experimentei a versão de pão sem ovo numa máquina de pão.

Substitui as 3 claras de ovo por 2 colheres de sopa de sementes de chia + 7 colheres de sopa de água (deixa repousar durante 5 minutos e mexe antes de adicionar este preparado à mistura).

Leve ao forno durante 70 minutos (a meio da cozedura, coloque um pedaço de papel de alumínio por cima do pão para evitar que este se queime).

Receita de pão sem glúten e sem lactose

Ainda não consigo acreditar no quão espantoso este pão de sanduíche sem glúten é. É melhor do que qualquer pão sem glúten que já comi e a minha família, incluindo o meu namorado devorador de glúten, concordam.

Falemos a seguir sobre lacticínios.

Este pão sem glúten é também isento de lacticínios. Experimentei-o com lacticínios (leite para ativar o fermento e a manteiga em vez de óleo) e descobri que ajudam à textura do pão rápido.

Se quiser que este pão sem glúten tenha a mesma textura que um pão de forma, então precisa de utilizar água para ativar o fermento e óleo em vez de manteiga.

Confie em mim. Além disso, fica mais barato utilizar água e óleo em receitas de pão sem glúten, do que utilizar leite e manteiga.

Para o transformar num pão vegano sem glúten, veja as instruções acima de modo a substituir os ovos por “ovos” de chia.

pão sem glúten Portugal

Pão sem goma e sem glúten

Utilizo goma xantana nesta receita de pão sem glúten. Sinto que dá os melhores resultados, mas nem todas as pessoas podem ingerir goma.

Nesta receita, pode utilizar casca de psílio em pó (não cascas inteiras). Só experimentei uma vez, mas utilizei 3 colheres de sopa de casca de psílio em pó em vez da goma xantana – sim, leste bem, 3 colheres de sopa.

A dose de casca de psílio em pó não equivale à mesma de goma xantana. Mais uma vez, apenas experimentei isto uma vez, por isso não posso afirmar que este é o melhor substituto para a goma xantana.

Claro que funcionou para mim, mas ainda não verifiquei se é repetível com aquela quantidade de casca de psílio em pó.

Tempo de cozedura do pão sem glúten

Esta receita de pão sem glúten funciona melhor quando é cozido no forno durante 60-65 minutos ou na configuração “sem glúten”, numa máquina de pão.

Quando cozido durante 60 minutos, acaba por crescer e não se obtém aquela textura de goma no fundo.

Lembra-se de cobrir o seu pão com papel de alumínio a meio da cozedura para que não se queime.

Pode ter lido que um pão fica pronto quando atinge cerca de 95ºC. Por favor, coza este pão durante 60-65 minutos, mesmo que o seu termómetro diga o contrário.

No forno

Dicas para fazer pão sem glúten

Aqui estão algumas dicas que funcionam com esta receita de pão sem glúten.

Não substitua nada, a menos que eu tenha indicado acima que foi algo que experimentei. Isto é importante. Se substituir algo, não posso garantir que a receita saia bem, e não posso ajudar a resolver o problema.

Os ingredientes funcionam melhor à temperatura ambiente. Pode sempre passar os ovos por água quente durante alguns minutos para fazer subir a sua temperatura.

Leia as instruções da receita e junte todos os ingredientes antes de começar.

Use fermento de padeiro seco normal/fresco ou fermento seco de padeiro de ação rápida.

Se o seu pão abater no meio antes de acabar de ser cozido, provavelmente deixou o fermento aberto durante muito tempo antes de o utilizar ou então deixou o pão crescer durante demasiado tempo. Deve colocar o seu pão sem glúten no forno quando este crescer um pouco acima da parte superior da panela do pão, mas não mais do que isso.

Certifica-se que a temperatura da água se encontra entre os 35ºC e os 40ºC antes de adicionar o fermento. Se não tiver um termómetro, sugiro que arranje um.

Forre a panela do pão com papel vegetal e depois pulverize-o com óleo; isto irá ajudar a tirar o pão da panela.

O tamanho da panela é importante. Se utilizar uma panela mais larga, o teu pão ficará mais largo e baixo. Se utilizar uma panela mais estreita, o tempo de cozedura do seu pão pode alterar-se.

centeio

Trabalhar com farinhas sem glúten

Ao medir ou trabalhar com uma farinha sem glúten, coloque, com uma colher, a farinha no copo doseador e confirme o seu nível. Não mergulhe o copo doseador na farinha sem de glúten.

Para esta receita, incluí também as medições por peso.

Como fazer pão sem glúten no forno

Incluí as instruções de preparação de pão no forno na ficha de receitas mais abaixo.

Porque é que o meu pão sem glúten ficou denso?

Está a armazenar as suas farinhas no congelador ou no frigorífico? Se as farinhas são armazenadas desta forma, perdem humidade, e, quando forem misturadas com outros ingredientes, tendem a absorver mais humidade e o pão torna-se mais denso.

Espero tê-lo preparado para o sucesso, fazendo o melhor pão sem glúten que já comeu. Se tiver alguma dúvida sobre esta receita de pão sem glúten, deixe um comentário ou envie-me um e-mail. Além disso, se o fizer, quero saber o que achou! Por favor, volte e partilha a sua experiência.

pão sem gluten

Receita de pão sem glúten

Esta é uma receita caseira de pão sem glúten que é simples de fazer, isenta de lacticínios, e que proporciona o melhor pão sem glúten. Faça o seu próximo almoço com este pão de sanduíche fácil e sem glúten.
Preparaçao 15 mins
Cozinhar 1 hr 15 mins
Tempo Adicional 1 hr 15 mins
Total 2 hrs 45 mins
Refeição Pão
Cozinha sem glúten

Ingredientes
  

Para a levedura:

  • chávena (300ml)  água entre 35ºC – 40ºC
  • 2 colheres de sopa (25g) de açucar ou mel
  • colheres de chá (7g) fermento seco de padeiro normal/fresco

Para o pão:

  • 1 chávena (145g) farinha de arroz branco
  • ¾ chávena (85g) fécula de tapioca
  • ¾ chávena (90g) fécula de batata (ou fécula de araruta)
  • ½ chávena (60g) farinha de milho-miúdo (ou farinha de amêndoa)
  • ¼ chávena (25 g) linhaça moída (farinha de linhaça)
  • colheres de chá (9g) goma xantana
  • 1 colher de chá (5g) fermento em pó
  • 1 colher de chá (6g) sal
  • 60 ml óleo à escolha (eu utilizei óleo de abacate)
  • 3 claras (75g)
  • 1 colher de chá (6g) vinagre de sidra

Instruções
 

  • Forre uma panela de metal de pão de 20 x 13 cm com papel vegetal e pulverize-a com spray para cozinhar; coloque-a de lado.
  • Adicione o açúcar e o fermento à água quente (35 – 40ºC) e mexa; reserve durante 5 a 10 minutos, mas não mais do que isso.
  • Enquanto o preparado leveda, adicione numa taça de uma batedeira com vara de arames para misturar, as farinhas, a farinha de linhaça, a goma xantana, o fermento em pó e o sal. Coloque a batedeira numa velocidade baixa e misture apenas até ficar tudo encorpado.
  • Com a batedeira ainda a misturar, adicione o óleo, as claras de ovo, o vinagre e a mistura de levedura.
  • Aumente a velocidade da batedeira para uma velocidade média e misture durante mais dois minutos. A massa ficará grossa e pegajosa.
  • Utilizando uma espátula de silicone, adicione a massa à panela previamente preparada, certificando-te de que preenche os cantos da panela e alinha a parte superior da massa. Molhe os dedos e alise a parte de cima.
  •  Cubra a massa com um pedaço de película aderente ligeiramente untada com óleo e deixa-a crescer num local quente durante 45 a 60 minutos, ou até que esta suba ligeiramente acima da panela do pão.
  • Quando a massa estiver perto do topo da panela, pré-aqueça o forno a 180°C.
  • Retire a película aderente e coza durante 60 – 65 minutos. A meio da cozedura, cubra o pão com um pedaço de papel de alumínio para evitar que se queime.
  • Retire o pão do forno e deixe arrefecer completamente antes de o cortar.
  • Corte o pão todo e armazena-o num recipiente à temperatura ambiente até 4 dias ou no congelador até um mês.

Notas

  1. Por favor, leia todas as dicas e truques nesta publicação antes de começar.
  2. Utilize fermento de padeiro seco normal/fresco ou fermento de padeiro de ação rápida. O fermento instantâneo pode ser utilizado e não precisa de ser levedado, mas garanta que leva a mistura ao forno assim que esta subir até ao topo da panela do pão.
  3. Garanta que a água se encontra entre os 35ºC e os 40ºC antes de adicionar o fermento. É morno ao toque, mas não quente.
  4. Forre a panela do pão com papel vegetal e depois pulverize-a com óleo; isto irá ajudá-lo a retirar o pão da panela; o seu tamanho é importante. Se utilizar uma panela mais larga, o seu pão ficará mais largo e baixo. Se utilizar uma panela mais estreita, o tempo de cozedura do pão poderá alterar-se.
  5. Opção de mistura de farinha: 2 1/2 chávenas de mistura de farinha isenta de glúten “1-to-1” Bob’s Red Mill + 1/2 chávena de farinha de milho-miúdo + 1/4 chávena de farinha de linhaça. As 2 1/2 chávenas da farinha “1-to-1” Bob’s Red Mill substituem a farinha de arroz, a tapioca e as batatas. Está a trocar as três pela Bob’s Red Mill.
  6. Opção sem ovos: Troque as 3 claras de ovo por 2 colheres de sopa de sementes de chia + 7 colheres de sopa de água (deixa repousar durante 5 minutos e mexeaantes de adicionar à mistura). Deixe cozer durante 70 minutos (colocando um pedaço de papel de alumínio sobre o pão para evitar queimar a meio da cozedura).
  7. Nem todos podem ingerir goma. Pode utilizar nesta receita casca de psílio em pó (mas não cascas inteiras). Experimentei isto apenas uma vez, mas utilizei 3 colheres de sopa de casca de psílio em pó em vez da goma xantana.
Fechar
Miss Abacate © Copyright 2021.
Fechar