Como regar suculentas: Guia Completo

Descubra a regar as suas suculentas. As suculentas são diferentes da maioria das outras plantas. Então, obviamente, se tentar regá-las como as outras plantas, como as que tem em casa, elas não irão sobreviver!

No entanto, isto não quer dizer que tenha que desistir delas por completo.

Encontrar o equilíbrio entre os dois extremos é o que faz com que pareça que as suculentas são difíceis de manter. Mas com este simples método de rega, irá conseguir dar água suficiente às suas suculentas de forma a que elas prosperem.

Como regar as suculentas (dentro e fora de casa)

A melhor maneira de regar suculentas é o método “encharcar e secar”. Encharque o solo completamente e deixe o solo secar completamente antes de regar outra vez. Certifique-se também que as suculentas são plantadas num solo com uma boa drenagem assim como num vaso que tenha um pequeno orifício para este efeito (iremos elaborar isto mais à frente).

Para suculentas que estejam no interior, normalmente é melhor não colocar água em cima das suas folhas. Se ficar água retida nas folhas podem apodrecer facilmente.

Utilize um regador pequeno ou um pulverizador de compressão.

Esta questão não se aplica tanto às suculentas que estão no exterior uma vez que existe uma maior circulação de ar e a água evapora mais rápido.

Se possível, ponha apenas água no solo ao redor das suas suculentas até ficar completamente encharcado.  Não deve regar as suculentas outra vez até o solo estar completamente seco desde o topo até ao fundo do vaso.

As suculentas não gostam de ficar num solo molhado por mais de 2 ou 3 dias.

Portanto, aqui surge a questão…

Com que frequência devo regar as minhas suculentas?

Devem ser regadas apenas quando o solo estiver completamente seco. Não existe uma fórmula universal que resulte para todas as suculentas em todos os climas.

Muitas das pessoas que crescem as suas suculentas no interior consideram que regar entre 14 a 21 dias é uma boa frequência para manter vivas as suculentas. Pode usar esta sugestão como referência e ajustar às suas necessidades.

A melhor frequência para regar as suculentas é sempre que vir as suas folhas a mostrar sinais precoces de secura.

Visto que as suculentas têm tendência a apodrecerem com regas frequentes, é mais seguro esperar por um sinal das suculentas antes de as regar.

Se não vir estes sinais, não regue outra vez até o solo estar completamente seco.

Regar Suculentas Portugal

Porque é que este método de rega funciona?

Geralmente, as suculentas são nativas de áreas em que os solos têm uma boa drenagem e onde a chuva é abundante, mas não frequente. Se pensar nos cactos (que são uma subcategoria de suculentas) no deserto… Estão sujeitos a tempestades repentinas que podem durar entre 24 a 28 horas, seguidas de semanas a fio sem uma gota de água.

Mesmo que as suculentas que estão no interior não precisem de uma rega tão extrema como esta, irão beneficiar do método “encharcar e secar”.

Com uma rega abundante, a suculenta irá ter acesso a uma boa quantidade de água. Durante o “período de seca” entre regas, as suas raízes irão desenvolver-se, procurando por mais água.

Este método de encharcar e secar contribui para que as suculentas desenvolvam um sistema de raízes saudável que irá capacitá-las a aguentar longos períodos de seca, em comparação a outro tipo de plantas.

Não utilize uma garrafa de spray para regá-las. Rega constante com pequenas quantidades de água, como a usada num spray, irá produzir um sistema radicular fraco que não irá ser capaz de suportar longos períodos de seca.

Isto significa que se não regar a suculenta durante apenas alguns dias ela acabará por morrer. Ou, se a água não penetrar o suficiente no solo com o spray, o resultado será o mesmo. Então, não utilize este método.

Como não regar as suas suculentas

O solo adequado é essencial para o sucesso da rega

No início deste artigo, mencionei que as suas suculentas devem ser plantadas num solo com boa drenagem E num vaso com um orifício de drenagem.

As suculentas irão apodrecer facilmente se ficarem num solo molhado por demasiado tempo. Idealmente, o solo deve estar mais seco, principalmente a parte superior do vaso, em 2 ou 3 dias depois da rega (Diferentes tipos de Suculentas terão diferentes necessidades de rega).

Use um vaso com orifício de drenagem

Um factor importante deste método de rega é que seja utilizado um vaso com um furo de drenagem.

Recorda-se quando lhe disse que as suculentas não gostam de ficar num solo molhado demasiado tempo? É pois muito difícil que o solo seque completamente num vaso sem esta característica.

Este furo no fundo do vaso permite que o excesso de água escorra do vaso e não se entranhe nas raízes das suas suculentas. Também proporciona uma maneira de o ar circular através do solo ajudando a que seque mais rápido.

suculentas a ser regadas

Como devo regar as folhas bebés para propagação?

Esta é a vez, a única vez, que deve ser usado um spray para regar – quando o objectivo é propagar as suculentas!

Mesmo assim… Aconselho a usar um pulverizador de compressão, para garantir que o solo fique totalmente molhado.

Quando está a propagar suculentas através das folhas, seja no interior ou no exterior, pode regá-las todos os dias. Deve manter o solo húmido (mas não encharcado) para que as folhas tenham acesso a água suficiente.

Tenha atenção aos sinais das suas suculentas

Agora que conhece o método encharcar e secar está na altura de o pôr em prática!

Preste atenção aos sinais dados pelas suas suculentas. Elas começarão a mudar se precisarem de mais ou menos água.

E por fim, quando em dúvida, opte por não regar mais!

É muito mais fácil salvar as suas suculentas de água a menos do que de água a mais.   

regar suculentas
Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close