A suculenta kalanchoe é uma planta de folhas, que é muitas vezes vista em floristas ou jardins de centros comercias. Muitas acabam em vasos, mas também conseguem sobreviver plantadas no exterior, se o ambiente for idêntico ao da sua terra nativa, Madagáscar.
Os conjuntos de pequenas flores produzem uma flor grande segura no alto dos caules acima da maioria da folhagem. Se desejar uma segunda flor, precisa de saber como manter e tratar de uma suculenta Kalanchoe. Estas plantas precisam de períodos de luz curtos durante o inverno para crescerem novos botões. Aprenda a cultivar a suculenta Kalanchoe e pode ter a certeza ela irá recompensá-lo com várias de flores de cores vivas.
As suculentas Kalanchoe são uma adição perfeita a qualquer casa ou jardim. Não só são fáceis de manter, como estas plantas fascinantes podem sobreviver durante anos com apenas um pouco de cuidado. Com flores bonitas e folhagem interessante, as kalanchoes fazem uma escolha atractiva para acrescentar textura e interesse ao seu espaço. Vêm numa variedade de formas e tamanhos, com alguns tipos a crescerem até aos dois metros de altura. Estas plantas de baixa manutenção não requerem muita água, pelo que não terá de se preocupar em regá-las em excesso. As suculentas Kalanchoe prosperam melhor quando expostas à luz brilhante, mas também podem tolerar níveis mais baixos de luz, se necessário. No entanto, certifique-se de não os manter sob luz solar directa, pois isto poderia danificar as folhas. Com fertilização regular e poda ocasional, estas plantas fascinantes podem durar anos e oferecer uma adição espantosa ao seu espaço de vida. Quer opte por cultivá-las dentro ou fora de casa, as suculentas kalanchoe são certamente uma adição bonita e fácil de cuidar em sua casa
É também importante notar que as suculentas kalanchoe podem ser tóxicos se ingeridos por humanos ou animais – por isso é melhor mantê-los afastados de crianças e animais de estimação. Apesar disto, estas plantas deliciosas fazem uma excelente escolha para qualquer jardim ou casa.
Sobre a Suculenta Kalanchoe
As folhas das suculentas kalanchoe são de um verde profundo e são recortadas perfeitamente, sendo tão atrativas como as suas flores. As folhagens esculpidas depois das flores florirem fornece uma lindíssima planta. As flores estreladas são de longa duração e florescem no Inverno até a primavera. As suculentas Kalanchoe requerem um solo bem drenado e temperaturas amenas, no mínimo de 16ºC. Pouca manutenção é necessária para tratar de uma Kalanchoe e a suculenta tem poucos problemas com doenças ou pestes, especialmente quando crescem dentro de casa.

Como cultivar uma suculenta kalanchoe através de cortes
As plantas suculentas kalanchoe são fáceis e divertidas de crescer através de cortes. Os caules vegetativos produzem plantas melhores e enraízam mais depressa. Pegue uma secção de 5 a 7.6 cm e retire as folhas de baixo. Deixe o corte a descansar num local quente e seco para formar um calo na extremidade. Plante o calo numa turfa e perlite pré humedecido, até aparecer a primeira folha. Coloque o vaso numa janela com luz indireta. O calo irá florescer entre 14 a 21 dias e na altura estão prontos para serem replantados.
Como cuidar de uma suculenta Kalanchoe
O cuidado a ter com as suculentas kalanchoe é mínimo, mas é preciso ter atenção ao níveis de luz. A luz forte do sol pode queimar as pontas das folhas. Quando se cultiva suculentas Kalanchoe, deve colocar-se os vasos parcialmente ao sol, mas com sombras claras. A melhor mistura para plantar estas tipo de plantas é composta de 60% de turfa e 40% de perlita. Corte caules das flores gastas e comprima o crescimento das pernas para compactar a planta. Regue a suculenta em profundidade e deixe secar completamente antes de lhe dar mais humidade. Fertilize uma vez por mês durante a fase de crescimento com alimento de plantas domésticas.

Como fazer com que a suculenta kalanchoe floresça novamente
Apesar do crescimento da folhagem das suculentas kalanchoe ser interessante, mesmo sem florescer, as flores são a exibição mais espetacular. Para forçar a suculenta a florescer novamente é preciso fazer com que a planta acredite que está novamente no inverno.
Durante outubro até inícios de março, os dias são mais curtos o suficiente para estimular naturalmente os botões das flores. Durante outros períodos tem de se colocar a planta num armário ou num quarto escuro durante a maior parte do dia. Tire a planta apenas para a apanhar a luz da manhã e coloque de volta depois de poucas horas. A planta precisa de 12 a 14 horas de escuridão durante 6 semanas para formar novas flores. As melhores temperaturas para formação de flores são entre 4ºC a 7ºC durante a noite e 16ºC durante o dia.
O cuidado a ter com as plantas suculentas kalanchoe que começam a formar botões é o mesmo que com as plantas que já tenham flores.
As suas suculentas kalanchoes são longas?
É normal que o novo crescimento seja de cima e que as folhas velhas vão caindo dos caules, deixando-os nus. Quando as sua suculentas Kalanchoes precisarem de uma mudança, pegue nas mudas e replante
- Corte as rosetas, deixando 2, cm ou mais de cada haste
- Mantenha as mudas e descarte caules e raízes sem cabeça
- Adicione solo húmido. Insira a muda para que ela fique direita.
- Em poucos meses vão ficar preenchidos e parecer mais bonitos que nunca.

Pestes comuns
Apesar das suculentas Kalanchoes serem resistentes a pestes, ainda podem ficar infetadas por pulgões, Cochonilhas, ácaros de aranha e nematoides, especialmente quando crescem ao ar livre, pois todos esses insetos se alimentam das plantas das suculentas kalanchoe.
Para remover pulgões, coloque rapidamente a planta debaixo de um fluxo de água como a mangueira de jardim. Para cochonilhas, limpe a folha da planta usando um cotonete embebido em álcool e remova os insetos usando um pequeno cartão, raspando cuidadosamente as plantas.
Toxicidade
Apesar das suculentas kalanchoe não terem nenhuma toxicidade conhecida para pessoas, elas são consideradas muito toxicas para animais, incluindo gatos, cães e gado. As folhas e flores desta planta contêm um composto químico que pode causar perturbações gástricas e diarreias, e em alguns casos raros, os animais podem sofrer um ritmo cardíaco anormal.
Resultado
Em suma, cuidar de uma suculenta kalanchoe é extremamente fácil. Alem disso as suas flores tem uma longa duração e têm uma folhagem verde rica e brilhante que toda a gente certamente irá gostar. É definitivamente uma das maiores plantas para iluminar e animar a sua casa ou o seu jardim e são das suculentas mais fáceis de reproduzir!