As melhores Suculentas de Sombra para o jardim

Que suculentas de sombra posso ter em Portugal?

As suculentas são conhecidas por adorarem o sol. Mas e se o seu jardim for composto principalmente por sombras ou todos os peitoris das janelas estiverem ocupados? Felizmente, tem opções. Existem muitas suculentas que toleram ou até prosperam se forem mantidas à sombra no seu jardim, e inclusive, algumas até produzem flores!

No entanto, quando dizemos sombra, queremos dizer sombras parciais, pois tem de existir alguma quantidade de luz. Naturalmente que não pode colocar essas suculentas num armário e esperar que sobrevivam. No entanto, com o equilíbrio certo, ficará surpreso com o quão bem elas crescerão.

Pelo simples facto de a sua suculenta estar a crescer na sombra não significa que as suas outras necessidades tenham mudado. A maioria das variedades precisa de um mínimo de água e de solo bem drenado. Como há menos evaporação na sombra, a sua planta poderá aguentar mais tempo entre as regas do que o que seria normal.

Suculentas de Sombra para o interior de casa

Não é comum ver suculentas como a Cauda de Burro ou a Colar de Pérolas, penduradas em vasos num pátio coberto ou numa varanda. Estas variedades irão prosperar de qualquer das formas, apesar de receberem apenas luz filtrada. As suculentas tolerantes à sombra são poucas, mas existem. Elas são na sua maioria espécies mais pequenas, mas algumas espécies maiores também podem ser encontradas. Construir um jardim com suculentas de sombra requer uma ponte entre dois mundos. A maioria das suculentas precisam de um dia inteiro de sol ou então ficam deformadas e não florescem. As plantas à sombra deveriam receber pelo menos um pouco de luz indireta seis horas por dia. O melhor de um lugar com pouca luz, é que as plantas sensíveis à luz direta do sol, podem fazer uma pausa durante a hora mais quente do dia. Isto irá ajudar a prevenir queimaduras e preservar a cor da planta.

A maioria das suculentas tolerantes à sombra são adequadas para serem cultivadas em vasos, mas algumas apenas terão sucesso se cultivadas em solo específico e devidamente preparado. Deverá garantir que o local do jardim seja bem drenado e deverá incorporar um pouco de areia para melhorar a percolação. Se as suculentas forem mantidas num solo húmido poderão apodrecer e ter um aspeto menos saudável, especialmente na sombra. Aqui estão alguns exemplos que pode experimentar:
 

  • Aloe Vera
  • Planta de Jade (Crassula ovata)
  • Euphorbia
  • Flor de Maio ou Cacto de Natal (Schlumbergera truncata)
  • Pata de Elefante (Beaucarnea recurvata)
  • Agave Dragão (Agave attenuata)
  •  Vermiculária (Sedum acre)
  • Gasteria
  • Senhora Pintada (Echeveria Painted Lady)
  • Rainha da Noite (Cereus triangularis)
  • Aeonium
  • Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa)
  •  String of Hearts ou Corações Emaranhados (Ceropegia woodii)
  • Afelandra (Aphelandra squarrosa)
  • Colar de Bananas (Senecio radicans)
  • Flor-da-Fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)
suculentas de sombra com flores

O nosso Top 3 de Suculentas de Sombra:

ECHEVERIAS

As Echeverias são caracterizadas pelas suas lindas rosetas com características requintadas. As rosetas variam em formas e tamanhos, de hastes estreitas e curtas, ou longas e com rosetas pendentes.

Elas podem-se manter pequenas ou crescer até 20 cm de largura. As suas folhas também variam bastante, de finas a grossas, de lisas a peludas, e encontram-se em muitos tons e cores diferentes. Devido à sua beleza e preferência, existe uma grande oferta e disponibilidade de híbridos.

SCHLUMBERGERA

Schlumbergera pertence a uma pequena espécie de cactos. Nativos das florestas tropicais do Brasil, eles requerem um pouco de humidade e não toleram calor intenso ou geadas. As espécies de Schlumbergera são diferentes dos outros cactos na sua aparência e hábitos.

São epífitas, o que significa que crescem em árvores em regiões húmidas ou em solos rochosos como as litófitos. Os caules da Schlumbergera formam conjuntos que podem ser planos, em forma de folha ou em forma de garrafa. Os caules são verdes todo o ano.

HOYA

Oriundas do sul da Índia, Ásia Oriental e Austrália, as plantas de Hoya são conhecidas pelas suas folhas grossas, com forma semelhante a um coração, e com características semelhantes às das videiras. As Hoyas também são conhecidas como a Planta de Cera. Nem todas as espécies de Hoya são suculentas, mas algumas são.

Estas plantas não precisam de luz solar direta. A maioria dá-se bem em sombra parcial e precisa de proteção do calor intenso, assim como do gelo. Elas são normalmente cultivadas em cestos suspensos como plantas de interior. Deverá cultivar estas suculentas na sombra. Se possível, deverá podar alguns ramos de alguma árvore vizinha que esteja a criar sombra para deixar passar um pouco de luz indireta. Corrija o solo para que drene bem e cubra com rocha ou material inorgânico. As coberturas orgânicas retêm água e podem causar apodrecimento. Regue com cerca de metade da água que usaria em pleno sol. Utilize os seus dedos para verificar o solo em 5-7,6 cm de profundidade. Se sentir que o solo está seco, é hora de regar. Além disso, monitorize o estado das folhas. Qualquer enrugamento indica que é hora de regar. Regue apenas na zona da raiz e evite a humidade nas folhas, que podem não secar rapidamente e provocar a propagação fungos.

cactus portugal
Fechar
Miss Abacate © Copyright 2021.
Fechar