7 Razões para comprar roupa em segunda mão

Comprar roupa em segunda mão é uma excelente forma de ser sustentável e de ajudar o ambiente.

Existem vários motivos pelos quais deveria começar a comprar roupa em segunda mão; motivos esses que lhe trarão inúmeros benefícios, independentemente do seu estilo de vida.

Comprar roupas em segunda mão traz também vários benefícios para o meio ambiente, tornando-se uma opção com resultados favoráveis para toda a Humanidade.

Se ainda tem alguma dúvida sobre se deve ou não, comprar roupas em segunda mão, fique a conhecer um pouco mais sobre as suas vantagens neste artigo, que certamente lhe abrirá novos horizontes.

No final deste artigo, vai ficar tão entusiasmado/a que procurará a loja em segunda mão mais perto de si.

Vamos a isto!

Vantagens de comprar roupa em segunda mão

1. Ao comprar roupa em segunda mão poupa dinheiro

Como provavelmente já deve saber, pode poupar uma quantia considerável ao comprar roupas em segunda mão.

Nunca irá pagar o preço inicial, e isso é ótimo quando encontra algumas roupas de marcas que já conhece pela sua alta qualidade e nas quais confia.

O montante da sua poupança irá depender, obviamente, do tipo de loja em segunda que tem perto de si – todas elas são diferentes.

O segredo é explorar as lojas em segunda mão mais próximas de si, para perceber quais oferecem as melhores roupas/preços. Alternativamente, tente encontrar outros locais perto da sua área, nos quais possa para adquirir roupa usada.

2. Comprar roupa usada ​​promove a moda sustentável

Outra razão pela qual deverá comprar roupas em segunda mão deve-se ao facto de estas promoverem uma moda sustentável.

Comprar roupas em segunda mão é uma das práticas defendidas pelo Movimento Slow Fashion (Moda Lenta), e um fator-chave para começar a criar um guarda-roupa sustentável.

Moda sustentável representa um desacelerar no que diz respeito à moda.

Significa vestir roupas usadas, comprar roupas feitas de uma forma sustentável/ética, e com tecidos feitos a partir de eco materiais como algodão orgânico, Lyocell e cânhamo.

Por outras palavras, um guarda-roupa sustentável é composto por roupas em segunda mão/roupas confecionadas por marcas de moda lenta, sendo que ambas são ótimas para o meio ambiente e formas de desperdicio zero.

3. Roupa em segunda mão é única

A maioria das peças de roupa que encontrará numa loja de segunda mão são totalmente exclusivas.

A probabilidade de existirem duas peças iguais na mesma loja de segunda mão ou numa outra loja são praticamente nulas.

Tal como a probabilidade de voltar a encontrar a mesma peça noutra altura; uma vez que, o mais provável é que as peças que compõem as lojas de segunda mão já não são fabricadas, especialmente as roupas vintage.

Por isso, se deseja ter modelos exclusivos, comprar roupas em segunda mão é uma ótima maneira de os conseguir e dão excelentes prendas sustentáveis para os amigos.

4. Comprar roupas usadas poupa recursos

Ao comprar roupas em segunda mão, estará a poupar recursos e simultaneamente, a fazer um enorme favor ao meio ambiente; uma vez que os recursos já foram utilizados na confeção da peça.

Em vez de comprar uma camisa ou um par de calças novo que consomem recursos no fabrico e distribuição nas lojas, adquira roupas usadas. Estas, não contribuem para esse desgaste ao estarem à venda.

5. Reduz a procura de “Moda Rápida

Quando compra roupas em segunda mão em vez de peças novas, está a contribuir para a redução da procura de Fast Fashion (Moda de desgaste rápido).

Atualmente, as marcas de Fast Fashion estão apenas a confecionar peças novas e baratas, uma vez que, muitas pessoas já adotaram o lema de que as roupas são facilmente descartáveis.

Contudo, imagine se todos consumidores, começassem a comprar roupas em segunda mão ou de slow fashion. Estas empresas de fast fashion deixariam de existir ou teriam de se adaptar a este novo conceito.

É por isso, que dizer não à fast fashion e optar por criar um guarda-roupa mais sustentável é tão importante. Como consumidores, ajudamos a promover as mudanças!

6. «O lixo de uns…

… é o tesouro de outros.» Este ditado também é válido para as roupas em segunda mão.

Já encontrei várias peças de roupa em segunda mão sobre as quais os meus olhos se abriram ao perceberem que encontraram algo incrível. E com um grande desconto? É uma sensação ótima.

Às vezes, procurar roupas em segunda mão que lhe agradem pode ser como encontrar uma agulha num palheiro, mas essa agulha acabará por se revelar um diamante.

7. Roupas em segunda mão duram mais

Isto pode parece-lhe mentira, mas veja da seguinte forma; pode encontrar muitas roupas em lojas de segunda mão com grande longevidade, especialmente se estiver numa loja vintage.

Algumas dessas roupas foram criadas antes da fast fashion se tornar tão difundida. Sendo peças criadas antes da moda pré-rápida, foram confecionadas de forma correta e feitas para resistir ao teste do tempo.

As roupas em segunda mão duram mais, pois já foram lavadas várias vezes, ou até mesmo, dezenas de vezes.

Isto significa que se existisse qualquer hipótese de a peça encolher ou desbotar, isso já teria ocorrido. Agora, já conhece bem os muitos benefícios de comprar roupas em segunda mão, tanto a nível pessoal como ambiental. É uma sensação ótima fazer compras em segunda mão e saber que está a ajudar o meio ambiente, fazendo parte da slowfashion, e, ao mesmo tempo, a simplificar a sua vida.

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close