10 resoluções para ser Sustentável em 2021

10 formas de ser mais sustentável

Ser sustentável é algo que se consegue com pequenas mudanças. Não precisamos de deixar de sermos nós próprios ou privarmo-nos do que nos faz feliz para vivermos uma vida mais sustentável.

Após um ano desafiante que testou as nossas convicções, a tradição de fazer resoluções neste novo ano precisa de uma renovação.

Muitos de nós nesta altura do ano, refletimos sobre tudo aquilo que fizemos e tudo aquilo que gostaríamos de mudar. Mas a definição de objetivos não deveria envolver alguns desafios mais importantes?

O novo ano pode ser uma oportunidade para adotar hábitos de vida que são vantajosos para o planeta, mas também é uma boa oportunidade para abraçar hábitos para uma vida sustentável.

Se é alguém que faz resoluções, porque não abraçar um significado de sustentabilidade para o ano que aí vem com um propósito positivo? Aqui vamos dar-lhe dez recomendações para um novo ano mais saudável e sustentável. 

1. Faça uma dieta de base em vegetais

Seja focado ou não num estilo de vida vegano, a ciência comprova que reduzir o nosso consumo de carne e produtos lácteos tem um impacto positivo no ambiente. A National Geographic demonstrou que a produção de comida tem impacto em cerca de 25% nas emissões de carbono por todo o mundo. A carne e os lacticínios são os principais culpados nesta categoria devido às emissões de metano e óxido nitroso.

Os cientistas concluíram que limitarmos o aumento da temperatura global, é impossível sem uma mudança nos hábitos alimentares. Se comes carne, deixa que este ano seja o tal em que reduzes o teu consumo. O mais fácil é começar gradualmente com algumas refeições sem carne. 

2. Cultive algo para comer.

 A popularidade da jardinagem e agricultura explodiu o ano passado graças às preocupações da segurança do consumo de alguns alimentos. Mesmo que as prateleiras dos supermercados continuem cheias, cultivar produtos em casa ajuda na diminuição da emissão dos gases de efeito de estufa ao abolirmos a transportação e embalagem dos mesmos. Utilizar métodos orgânicos e fertilizantes ajuda ainda mais o planeta. Se por acaso tem um quarto ou um pátio em que seja possível tornar esta opção uma realidade, considere tirar o maior proveito desse espaço. Se quiser algo ainda maior, agora é a oportunidade certa para adquirir alguns canteiros para o seu jardim. Os vendedores de sementes estão a atingir valores enormes em termos de vendas e os jardineiros estão a ser aconselhados e encomendá-las cedo.

Se por outro lado, o seu espaço é limitado, os rebentos são uma ótima forma de começar. Tudo o que precisa é de um pequeno espaço.

ser sustentável agricultura biologica

3. Começar a fazer compostagem.

Tal como a indústria da carne, o lixo orgânico enviado para aterros sanitários, gera gás metano e contribui para o aumento da temperatura global. A compostagem da sua cozinha reduz ou até elimina essa carga. Além do mais, tem inúmeros benefícios se é uma pessoa que faz jardinagem, ao reduzir ou eliminar fertilizantes sintéticos, promovendo assim rendimentos mais altos e melhorando a qualidade do solo.

Fazer compostagem com os resíduos da sua comida e do seu jardim nunca foi tão fácil. 

4. Abandonar os combustíveis fosseis

Se as suas finanças foram sortudas o suficiente para escapar ao estado pandémico, muito provavelmente estará a debater os seus investimentos e a pensar se alguma mudança é garantida. Enquanto o movimento do desinvestimento é feito por companhias e empresas que retiram parte dos seus investimentos da expansão dos combustíveis fosseis, as escolhas individuais também são importantes e ajudam a reduzir o desperdicio.

 5. Substituir as redes sociais pela natureza.

Manter-se informado é uma coisa essencial, contudo nadar no meio de tanta informação pode ser desmotivador e levar ao desespero. O número de notícias e pseudociência publicadas nas redes sociais todos os dias é incrível. A nossa exposição a esta barreira pode resultar no declínio da nossa saúde física e mental.

Este ano, limite o uso das suas redes sociais. Use o tempo que tem para passear na rua, no meio da natureza. Passar apenas 20 minutos num parque consegue aumentar a nossa boa disposição e melhorar em geral a nossa qualidade de vida. Nós vivemos numa zona rural há vários anos e adoramos a vida no campo.

passear pela natureza

6. Aprenda a ouvir

Este ano desafiou-nos na questão das opiniões, tanto nos media, como na do ambiente familiar. Durante uns tempos, tornou-se difícil de lembrar que é normal existirem opiniões opostas e cada um de nós pode e deve ouvir uma opinião diferente sem ter de a concordar. Faz parte da vida.

O exercício da escuta reflexível consegue tornar estas conversas mais fáceis. Os psicólogos sugerem esta ferramenta de forma a ouvirmos o contexto emocional do que alguém está a dizer , descomprimindo assim situações e tópicos que se podem tornar numa discussão rapidamente. Quando este tipo de escuta é feito corretamente, ambos os lados saem da conversa com uma nova forma de ver as coisas.

7. Sorria mais.

Isto pode soar banal num ano de tantos desafios, mas sorrir não transmite apenas uma mensagem positiva a todos aqueles que nos rodeiam- ao mesmo tempo tem benefícios pessoais. Sorrir liberta neurotransmissores incluindo dopamina, endorfinas e serotonina. Estes químicos ajudam a aliviar o stress, aumentar o bem-estar e o estado de espírito, relaxar o corpo e melhorar a dores musculares. Soa-lhe bem? Ainda há mais.

A ciência também nos diz que sorrir nos torna mais atraentes e ajuda na forma como os que nos rodeiam falam connosco. Quando sorri para alguém, está a ativar ambos os centros de recompensa de ambos os cérebros. Existe uma maior probabilidade de as pessoas sorrirem de volta – graças a um sinal proveniente do córtex cerebral- tornando as tuas interações mais positivas. Sorrir também nos torna mais criativos e mais eficazes a resolver problemas.

8. Perca menos tempo a ter medo.

Não é surpresa que no último ano vimos um aumento de medo e ansiedade em todos os portugueses. E enquanto cada caso clínico tem de ser tratado com precaução e com os tratamentos necessários, muitas pessoas conseguem diminuir o medo através de alterações mais conscientes.

Limitar o consumo de cafeina e álcool pode ajudar. Dormir as horas necessárias e fazer exercício são outra forma positiva de libertar algum stress que contribui para o medo e ansiedade, juntamente com identificar e evitar todas as ações que potenciam o mesmo.

Em vez de passar horas a ler notícias negativas e coisas que o fazem ter medo, use o seu tempo em atividades que lhe trazem alegria sempre que possível. Alguns psicólogos recomendam o teatro como um método efetivo e poderá ser um bom começo para ser mais sustentável.

9. Lembre-se dos pássaros e das abelhas.

Se já gosta de fazer jardinagem, tenha em consideração os ajudantes que polinizam as suas plantas e as controlam as pestes sem qualquer custo. Ambos os pássaros e as abelhas têm um papel fundamental no jardim, mas os hábitos ideais são difíceis de encontrar em paisagens urbanas ou suburbanas.

Considere incorporar plantas com bagas, flores e sementes no seu jardim. Coloque um comedouro para pássaros ou uma casa de pólen para abelhas próximo dos seus arbustos de fruto, monte caixas de nidificação e maximize a sua relva. Deixe algumas tocas de árvores antigas de forma a dar interesse, carácter e manter os gatos dentro de casa. Estes passos irão lhe trazer bastantes benefícios.. 

10. Seja gentil

Quando lhe dão a opção de estar correto ou ser simpático, escolha ser simpático. A simpatia é o antídoto do medo e da incerteza que proliferaram nesta pandemia.

A simpatia não só aumenta os níveis de oxitocina e promove um sentimento de bem-estar e de felicidade, como também reduz a pressão arterial, depressão e ansiedade. Um estudo comprova que atos de bondado melhoram toda a nossa satisfação com a vida e a nossa saúde física – e ainda consegue contribuir para retardar a morte (de causa natural) a longo prazo.

Ser simpático quando as coisas são imprevisíveis, pode ajudar a enfrentar os desafios desconhecidos. Ser simpático também pode ajudar quando surgem novas mudanças no nosso caminho.

Ser Sustentável

ser gentil
Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close