Óleo de Macadâmia: Benefícios para a Saúde

O óleo de macadâmia é um líquido e amarelo-claro que provem de nozes de macadâmia prensadas. É um óleo saudável que se utiliza para cozinhar, mas que também pode ter benefícios para a saúde ao utilizar este óleo puro para hidratar a pele e o cabelo.

As nozes de macadâmia crescem em árvores de macadâmia que são nativas da Austrália. Tal como o azeite, o óleo de macadâmia é  líquido à temperatura ambiente. As pessoas utilizam este óleo na cozinha e em diversas formas para efeitos de saúde e beleza.

Este óleo é rico em nutrientes, incluindo ácidos gordos saudáveis e potássio. Por esta razão, muitas pessoas acreditam que o óleo de macadâmia tem uma serie de benefícios para a saúde.

Neste artigo, discutimos três utilizações deste óleo e os seus potenciais benefícios para a saúde.

Cozinhar e comer

O óleo de macadâmia pode substituir outros óleos em diversos pratos.

Com um ponto de fumo superior a alguns óleos, como o azeite, é perfeito para saltear, assar e grelhar.

O seu sabor suave também faz com que seja uma boa escolha para assados ou como base apropriada para molhos de saladas e marinadas.

Benefícios

Este óleo oferece vários benefícios para a saúde quando utilizado na cozinha e como parte de uma dieta equilibrada e saudável:

Óleo de Macadâmia

Óleo de Macadâmia para a Saúde Cardíaca

O consumo deste óleo pode promover a saúde do coração. Tem níveis elevados de gordura monoinsaturada. De acordo com a American Heart Association (AHA), as gorduras monoinsaturadas podem baixar os níveis de colesterol mau, o que por sua vez, reduz o risco de ataque cardíaco e AVC.

Antioxidantes

Este óleo é uma fonte de antioxidantes. De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, os radicais livres no corpo podem causar stress oxidativo.

Estes radicais livres podem desempenhar um papel no envelhecimento e no desenvolvimento de uma serie de doenças, incluindo o cancro. O consumo de antioxidantes, pode ajudar a combatê-los.

O óleo de macadâmia é também rico em ácido oleico, um ácido gordo insaturado que tem propriedades antioxidantes. Um estudo de 2016 feito em ratos sugere que a toma de suplementos de ácido oleico pode ajudar a protegê-lo contra os efeitos do stress oxidativo.

Outros estudos indicam que o consumo de ácido oleico pode ter um efeito benéfico no cancro e em doenças inflamatórias e autoimunes. No entanto, é necessária mais investigação para confirmar estes resultados.

Vitamina E

O óleo de macadâmia também contem substâncias chamadas tocotrienóis, que fazem parte da família da vitamina E

Pesquisas indicam que a vitamina E e os tocotrienóis são potentes antioxidantes que podem proteger contra o cancro e uma variedade de outras condições de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e neurológicas.

Óleo de Macadâmia

Óleo de Macadâmia na Aplicação para Pele Tópica

Este óleo é ingrediente em muitos produtos de cuidado da pele, mas também pode aplicá-lo puro diretamente na pele.

É importante testar primeiro o óleo numa pequena área da pele. Embora este óleo seja geralmente seguro, algumas pessoas podem desenvolver uma erupção cutânea após a sua aplicação direta na pele, por isso aconselhamos cuidado ao utilizá-lo como óleo de massagem.

Pessoas com alergia a frutos secos, como nozes, devem evitar óleo de macadâmia.

Benefícios

O óleo de macadâmia é um ingrediente comum em produtos de cuidado de pele.

Algumas pessoas afirmam que existem benefícios de saúde com a aplicação deste óleo na pele, incluindo a sua hidratação e prevenção de rugas e danos .

No entanto, as provas destes benefícios são, em grande parte indiretas e informais.

A vitamina E presente neste óleo  tem várias propriedades que podem beneficiar a pele. Por exemplo, é de fácil absorção , tornando-o um bom hidratante para peles secas.

No entanto, tenha em conta que a aplicação de óleo de macadâmia diretamente na pele pode entupir os poros e levar a fissuras de acne.

A exposição prolongada à luz solar pode danificar o ADN da pele. Estudos feitos em tubos de ensaio sugerem que a aplicação de vitamina E na pele pode proteger contra esses danos.

Óleo de Macadâmia como Condicionador Natural para cabelo

Muitas pessoas usam o óleo de macadâmia puro para fortalecer e nutrir o seu cabelo.

À semelhança da utilização do azeite, coloca-se uma pequena quantidade e esfrega-se diretamente no cabelo. É geralmente melhor deixar o óleo atuar no cabelo durante um curto período de tempo antes de enxaguar o excesso.

Óleo de Macadâmia

Benefícios

As pessoas que usam este óleo como amaciador de cabelo afirmam que pode ajudar a:

  • fortalecer o cabelo
  • suavizar o cabelo
  • adicionar brilho
  • tornar o cabelo mais maleável

Mais uma vez todas as provas destes benefícios são informais e indiretas.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde. 

Síntese

As pessoas normalmente não usam o óleo de macadâmia para cozinhar, mas é uma fonte saudável de gorduras insaturadas, vitamina E e antioxidantes.

Possui também um ponto de fumo mais elevado que muitas outras gorduras o que o torna uma boa escolha para saltear, assar e grelhar.

Algumas pessoas também usam este óleo puro como hidratante de pele e condicionador de cabelo, alegando que a sua aplicação tem uma serie de benefícios para a saúde. No entanto, as provas destes benefícios são em grande parte informais e indiretas.

O óleo de macadâmia é geralmente seguro para uso na cozinha, cabelo e pele, mas , pessoas com alergia a frutos secos como nozes não o devem utilizar.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close