O óleo essencial de vetiver, também chamado de óleo de khus, é extraído da planta vetiver, uma erva verde irregular nativa da Índia que pode crescer metro e meio de altura ou mais. Vetiver pertence à mesma família que outras ervas usadas pelos seus óleos essenciais, incluindo erva-príncipe e citronela.
Este óleo é bastante perfumado, com um aroma distinto e terroso que pode reconhecer pelas fragâncias masculinas.
Este óleo essencial é destilado das raízes da planta de vetiver, que são envelhecidas antes de serem embebidas em água. O óleo altamente concentrado que é libertado é então retirado do topo da água. É usado na prática holística pelas suas capacidades acalmantes e de “enraizamento”.
Continue a ler para descobrir o que sabemos sobre o uso deste óleo para benefícios à saúde.
Usos e benefícios
O óleo de vetiver tem algumas propriedades que o tornam um ingrediente promissor para a aromaterapia.
Para estado de alerta e fadiga mental
Num estudo em animais de 2016, investigadores concluíram que a inalação deste óleo melhorou o estado de alerta e a função cerebral. Este óleo pode ajudar o cérebro a se sentir mais desperto se estiver com dificuldades para se concentrar numa tarefa ou permanecer alerta ao que está a acontecer ao seu redor.
Para respirar enquanto dorme
Usar este óleo num difusor enquanto dorme pode ajudar a melhorar os padrões de respiração. Um pequeno estudo de 2010 mediu a resposta de 36 pessoas que foram expostas a diferentes aromas durante o sono.
Este óleo aumentou a qualidade da exalação e diminuiu a inalação quando os participantes do estudo o detetaram enquanto dormiam. Isso pode significar que este óleo pode ajudar as pessoas que roncam muito.
Para ansiedade
Este óleo pode ajudar se sentir ansiedade. Um estudo em animais de 2015 observou ratazanas que foram expostas ao óleo de vetiver através da inalação de seu perfume. Os sujeitos do estudo pareciam estar mais relaxados após a exposição a este óleo. Testes em humanos são necessários para entender o mecanismo que o óleo usa para tratar a ansiedade.
O uso de óleos essenciais para ansiedade está a tornar-se mais popular, tendo sido demonstrados efeitos anti-ansiedade em outros óleos.
Protege-o contra carraças
Um estudo de 2015 mostrou que este óleo tem alta toxicidade para carraças. Quando diluído com um óleo veicular e aplicado topicamente, pode até ser mais eficaz do que alguns produtos comerciais comercializados para proteger das picadas de carraças que podem causar a doença de Lyme.
Para défice de atenção
Curiosamente, algumas pessoas usam aromaterapia com este óleo como tratamento para a perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA). Um estudo de 2016 mostrou que este óleo pode diminuir a fadiga mental e melhorar o estado de alerta, por isso faz sentido que possa funcionar para pessoas com PHDA se concentrarem numa tarefa e filtrar outras informações sensoriais.
Mas são necessárias mais pesquisas para sugerir definitivamente que o óleo essencial de vetiver funcionaria com o objetivo de tratar a PHDA. Enquanto isso, existem outros óleos essenciais com benefícios comprovados para a PHDA.
Contém antioxidantes
Um estudo de 2009 mostrou que a raiz de vetiver tem propriedades antioxidantes. Os antioxidantes limpam os sistemas do seu corpo em busca de toxinas e os chamados “radicais livres”, que interrompem os processos do seu corpo e contribuem para os sinais de envelhecimento.
Usar cremes para a pele que contenham este óleo, ou usá-lo na sua forma de óleo essencial puro, pode dar um impulso antioxidante.
Como usar
Esteóleo é eficaz como agente de aromaterapia. Isso significa que é seguro inalar quando foi destilado e libertado como vapor. Usar um difusor de aromaterapia para inalar o aroma do óleo de vetiver puro é uma maneira de usá-lo para obter benefícios à saúde.
Também pode tentar aplicar o óleo topicamente. O óleo de vetiver deve sempre ser diluído usando um óleo veicular, como óleo de jojoba ou óleo de coco. Misture 1 a 2 gotas de óleo em cada 10 gotas de seu óleo veicular para começar a usá-lo em sua pele. Se desejar, pode aumentar gradualmente a quantidade de óleo de vetiver na mistura.
É seguro usar óleo essencial de vetiver?
Vetiver é seguro na maioria das aplicações, desde que seja usado com moderação. Fale com um médico se estiver grávida ou amamentando e estiver a considerar aplicar óleo essencial de vetiver pelos seus benefícios de saúde.
O óleo essencial de vetiver carrega muito pouco risco de toxicidade. Desde que não tenha alergia à planta vetiver, é suposto ser seguro aplicar topicamente na pele. Dilua sempre os óleos essenciais com um óleo veicular e faça um teste epicutâneo antes de aplicá-lo no corpo todo.
A inalação de óleo de vetiver através de um difusor de aromaterapia também deve ser segura para a maioria das pessoas. Proceda sempre com cautela ao usar aromaterapia no seu filho. Nunca use aromaterapia ou aplicações tópicas de óleo numa criança com menos de 2 anos sem falar com um médico sobre possíveis efeitos colaterais.
A aromaterapia também afeta os animais de estimação, deve tirá-los de dentro de casa quando usar um difusor.
Pontos-chave
O óleo de vetiver é um óleo essencial menos conhecido, mas possui propriedades poderosas. Ainda precisamos de mais pesquisas para entender como o óleo essencial de vetiver afeta o cérebro e o resto do corpo quando aplicado topicamente ou inalado.
O que sabemos é que o óleo de vetiver pode aliviar e acalmar a ansiedade, estimular um cérebro cansado a se sentir mais alerta e protegê-lo de picadas de carraças que podem causar outros problemas de saúde.