O que é óleo de jojoba?
A planta de jojoba é uma planta saudável e duradoura que cresce na América do Norte. Para além de ser capaz de prosperar em climas severos e desérticos que matariam a maioria dos seres vivos, também produzem uma noz com muitas propriedades curativas. A noz da planta de jojoba pode ser transformada em óleo. O óleo de jojoba é suave o suficiente para ser usado como óleo base para misturar com outros óleos essenciais. Também poderá usar o óleo de jojoba sem misturar com outros óleos.
Muitas pessoas utilizam este óleo como parte da sua rotina de cuidados com a pele. E há boas razões para isso. Há muitas provas que apoiam o uso de óleo de jojoba puro como remédio para o acne, pele seca e muitos outros problemas de pele.
Continue a ler para ficar a saber mais sobre os benefícios do uso deste óleo para a sua pele.
1. É hidratante
Este óleo é um ingrediente humectante, ou seja, atrai água para a camada superior da pele, ajudando a manter a pele hidratada. Isso pode ajudar a prevenir a formação de infeções bacterianas, acne e caspa.
2. É antibacteriano
Este óleo contém propriedades antibacterianas e antifúngicas. Embora os testes de laboratório tenham descoberto que o óleo de jojoba não mata todos os tipos de bactérias ou fungos, o óleo de jojoba consegue aniquilar determinadas bactérias e fungos que podem causar salmonela e infeções através de E. coli e candida.
3. É um antioxidante
Este óleo contém formas naturais de vitamina E. Esta vitamina funciona como um antioxidante na pele. Isso significa que o óleo de jojoba pode ajudar a sua pele a combater o stress oxidativo causado pela exposição diária a agentes poluidores e outras toxinas.
4. É não-comedogénico (ou seja, incapaz de obstruir os poros)
Embora este óleo seja uma substância botânica, a sua composição é tão semelhante ao óleo (sebo) que o seu corpo produz naturalmente que nem sequer a sua pele percebe a diferença.
Isso diminui a probabilidade de se acumular na pele e obstruir os poros, levando a menos espinhas e casos de acne menos graves.
5. É hipoalergénico
A nível molecular, este óleo é uma cera. Embora possa ser absorvido pela pele como um óleo de massagem, a sua natureza cerosa permite criar uma espécie de vedação calmante na superfície.
Ao contrário de outros óleos essenciais botânicos, o óleo de jojoba normalmente não provoca irritação. É raro haver algum tipo de reação alérgica.
6. Ajuda a controlar a produção de sebo
Este óleo regula a produção de sebo porque é semelhante ao sebo que o seu corpo produz naturalmente.
Quando coloca óleo de jojoba na sua pele, ela fica mais suave e hidratada. Isso envia um sinal para os folículos capilares e sudoríparos de que a sua pele não precisa de sebo adicional para hidratação.
Isso evita que a pele pareça oleosa e ajuda a prevenir o acne causado pelos poros entupidos.
7. Pode ajudar à produção de colagénio
Os antioxidantes deste óleo podem ajudar o seu corpo a produzir colagénio. O colagénio é uma proteína que está na pele e nas articulações, bem como nas partes do corpo feitas de cartilagem.
Os níveis de colagénio diminuem à medida que envelhece. Isso é parte do motivo pelo qual a sua estrutura facial muda à medida os anos passam. Há pelo menos um estudo que aponta para os antioxidantes aplicados à pele como forma de aumentar a produção de colagénio.
8. Pode levar a uma cicatrização mais rápida
Este óleo é um ingrediente promissor no que diz respeito à estimulação da cicatrização de feridas. Algumas pesquisas preliminares mostram que o óleo de jojoba estimula as células da pele a unirem-se depois de serem separadas por um arranhão ou corte.
Isso também pode ser o motivo da sua capacidade para tratar acne e cicatrizes do acne. Essas propriedades de cicatrização das feridas podem estar ligadas à concentração de vitamina E natural deste óleo.
9. Pode ajudar a aliviar eczema, psoríase e outras condições de pele seca
Este óleo tem propriedades anti-inflamatórias e curativas. A aplicação na pele pode ajudar a aliviar a secura, descamação, comichão e outros sintomas relacionados.
Pessoas que têm problemas inflamatórios da pele, como psoríase e eczema, podem achar o óleo de jojoba especialmente benéfico.
10. Pode ajudar com queimaduras solares
Este óleo é um ingrediente comum nalguns produtos de proteção solar natural. Um estudo sugere que a vitamina E, quando combinada com outros antioxidantes, pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol. O óleo de jojoba contém ambos.
Os danos causados pelo sol podem desidratar a pele e causar descamação. O óleo de jojoba restaura a vitamina E, adiciona humidade e promove a cura para aliviar esses sintomas de queimaduras solares.
11. Pode ajudar a tratar o acne
Pelo menos um estudo clínico indica que este óleo pode ajudar a manter o acne sob controlo. O óleo de jojoba tem agentes anti-inflamatórios calmantes, propriedades curativas, é hidratante e é um antibacteriano natural.
Essas propriedades sugerem que este óleo pode ajudá-lo a evitar o aparecimento de espinhas e ajudar a curar casos leves de acne.
12. Pode ajudar a reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas
O stress oxidativo pode estar ligado ao aparecimento de linhas finas e rugas. Não há pesquisas que liguem este óleo ao tratamento de rugas e linhas finas diretamente, mas outros produtos vegetais com propriedades antioxidantes demonstraram melhorar a elasticidade da pele.
Isso significa que o poder antioxidante deste óleo pode ajudar a retardar os sinais de envelhecimento quando usado na sua pele.
13. Pode ajudar a melhorar a aparência das cicatrizes
A vitamina E tem sido recomendada por profissionais de saúde para ajudar com cicatrizes. A pesquisa sobre se isso funciona – e, em caso afirmativo, até que ponto – ainda está a decorrer.
Se quiser experimentar a vitamina E como remédio para cicatrizes, o óleo de jojoba pode ser benéfico no processo de cicatrização.
As propriedades naturais de cicatrização de feridas do óleo de jojoba combinadas com seu teor de vitamina E podem melhorar a aparência das cicatrizes.