1. Cura feridas e infeções
Se pretende curar cortes rápidos, experimente óleo essencial de cipreste. As qualidades antissépticas do óleo essencial de cipreste são devidas à presença de canfeno, um componente importante. Este óleo essencial trata tanto as feridas externas como internas, e previne infeções.
Um estudo publicado na Complementary & Alternative Medicine revelou que o óleo essencial de cipreste possui propriedades antimicrobianas que inibiram o crescimento de bactérias de teste. O estudo observou que o óleo essencial de cipreste pode ser utilizado como ingrediente cosmético na fabricação de sabão devido à sua capacidade de matar bactérias na pele. É também utilizado para tratar feridas, espinhas, pústulas e erupções cutâneas.
2. Trata cãibras e espasmos musculares
Devido às qualidades antiespasmódicas deste óleo essencial, inibe problemas associados a espasmos, tais como cãibras musculares e puxões musculares. Este óleo essencial é eficaz no alívio da síndrome das pernas inquietas – uma condição neurológica caracterizada por espasmos palpitantes, de tração e incontroláveis nas pernas.
De acordo com o National Institute of Neurological Disorders and Strokes, a síndrome das pernas inquietas pode levar a dificuldades em adormecer e fadiga diurna; as pessoas que lutam com esta condição têm frequentemente dificuldade em concentrar-se e não conseguem realizar as tarefas diárias. Quando utilizado topicamente, o óleo essencial de cipreste reduz os espasmos, aumenta a circulação sanguínea e alivia a dor crónica.
É também um tratamento natural para o túnel do carpo; o óleo essencial de cipreste reduz eficazmente a dor que está associada a esta condição. O túnel do carpo é a inflamação de uma abertura de cheiro muito acentuado logo abaixo da base do pulso. O túnel que segura os nervos e liga o antebraço à palma e aos dedos é muito pequeno, pelo que é propenso ao inchaço e inflamação causados por uso excessivo, alterações hormonais ou artrite. O óleo essencial de cipreste diminui a retenção de líquidos, uma causa comum do túnel cárpico; também estimula o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação.
Este óleo essencial melhora a circulação, dando-lhe o poder de limpar cãibras, bem como dores e mazelas. Algumas cãibras são devidas a uma acumulação de ácido láctico, que é eliminado com as propriedades diuréticas do óleo essencial de cipreste, aliviando assim o desconforto.
3. Remoção de toxinas de ajudas
Este óleo essencial é um diurético, pelo que ajuda o corpo a eliminar as toxinas que existem internamente. Também aumenta o suor e a transpiração, o que permite ao corpo remover rapidamente as toxinas, o excesso de sal e água. Isto pode ser benéfico para todos os sistemas do corpo, e previne a acne e outras condições de pele que são devidas à acumulação de toxinas.
Isto também beneficia e limpa o fígado, e ajuda a baixar naturalmente os níveis de colesterol. Um estudo realizado em 2007 no Centro Nacional de Investigação no Cairo, Egito, revelou que compostos isolados no óleo essencial de cipreste, incluindo cosmosiin, ácido cafeico e ácido p-cumárico, mostraram atividade hepatoprotetora.
Estes compostos isolados diminuíram significativamente o glutamato oxaloacetato transaminase, glutamato piruvato transaminase, níveis de colesterol e triglicéridos, enquanto que causaram um aumento significativo no nível total de proteínas quando administradas a ratos. Os extratos químicos foram testados em tecidos hepáticos de ratos e os resultados indicam que o óleo essencial de cipreste contém compostos antioxidantes que podem livrar o corpo de toxinas em excesso e inibir a depuração dos radicais livres.
4. Ajuda na coagulação do sangue
O óleo de cipreste tem o poder de parar o fluxo de sangue em excesso, e promove a coagulação do sangue. Isto deve-se às suas propriedades hemostáticas e adstringentes. O óleo de cipreste leva à contração dos vasos sanguíneos, o que estimula o fluxo de sangue e promove a contração da pele, músculos, folículos pilosos e gengivas. As suas propriedades adstringentes permitem que o óleo de cipreste aperte os tecidos, fortalecendo os folículos capilares e tornando-os menos suscetíveis de cair.
As suas propriedades hemostáticas no óleo essencial de cipreste impedem o fluxo de sangue e promovem a coagulação quando necessário. Estas duas qualidades benéficas funcionam em conjunto para curar machucados, cortes e feridas abertas rapidamente. É por isso que o óleo essencial de cipreste é útil na redução da menstruação abundante; pode também servir como tratamento natural de fibroides e remédio para a endometriose.
5. Elimina os problemas respiratórios
Este óleo essencial elimina o congestionamento e elimina o catarro que se acumula nas vias respiratórias e nos pulmões. O óleo acalma o sistema respiratório e funciona como um agente antiespasmódico – tratando doenças respiratórias ainda mais graves como a asma e a bronquite. O óleo essencial de cipreste é também um agente antibacteriano, dando-lhe a capacidade de tratar infeções respiratórias que são causadas pelo crescimento excessivo de bactérias.
Um estudo publicado em 2004 no Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriu que um componente presente no óleo essencial de cipreste, chamado canfeno, inibia o crescimento de nove bactérias e de todas as leveduras estudadas. Esta é uma alternativa mais segura do que os antibióticos que podem levar a efeitos secundários prejudiciais como a síndrome do intestino irritável e a perda de probióticos.
6. Desodorizante natural
Este óleo essencial tem uma fragrância limpa, picante e masculina que eleva o espírito e estimula a felicidade e a energia, tornando-o um excelente desodorizante natural. Pode facilmente substituir os desodorizantes sintéticos devido às suas propriedades antibacterianas – prevenindo o crescimento bacteriano e o odor corporal.
Pode mesmo adicionar 5 a 10 gotas de óleo de cipreste ao seu sabão de limpeza doméstica ou detergente de roupa. Deixa a roupa e as superfícies livres de bactérias e a cheirar a folhagem fresca. Isto pode ser particularmente reconfortante durante a estação do Inverno, porque estimula sentimentos de alegria e felicidade.
7. Alivia a ansiedade
Este óleo essencial tem efeitos sedativos, e induz uma sensação calma e relaxada quando utilizado de forma aromática ou tópica. Também é energizante, e estimula sentimentos de felicidade e facilidade. Isto pode ser particularmente útil para pessoas que estejam a sofrer de stress emocional, que tenham dificuldade em dormir, ou que tenham sofrido traumas ou choques recentes.
Para utilizar óleo essencial de cipreste como remédio natural para a ansiedade e ansiedade, adicionar cinco gotas de óleo a um banho de água quente ou difusor. Pode ser especialmente útil para difundir o óleo essencial de cipreste à noite, ao lado da cama, para tratar inquietude ou sintomas de insónia.
8. Trata varizes e celulite
Devido à capacidade deste óleo essencial para estimular o fluxo sanguíneo, serve como remédio caseiro para as varizes. As varizes, também conhecidas como aranhas vasculares, ocorrem quando a pressão é colocada nos vasos sanguíneos ou veias – resultando na acumulação de sangue e protuberância das veias.
De acordo com a National Library of Medicine, isto pode ser causado por paredes fracas das veias ou pela falta de pressão exercida pelos tecidos da perna que permitem que as veias transportem sangue. Isto aumenta a pressão no interior das veias, provocando o seu estiramento e alargamento. Ao aplicar óleo essencial de cipreste por via tópica, o sangue nas pernas continua a fluir para o coração de forma adequada.
Este óleo essencial também pode ajudar a reduzir o aparecimento de celulite, que é o aparecimento de pele de casca de laranja ou de queijo cottage nas pernas, no rabo, na barriga e nas costas dos braços. Isto deve-se frequentemente à retenção de fluidos, falta de circulação, estrutura fraca do colagénio e aumento da gordura corporal. Como o óleo essencial de cipreste é um diurético, ajuda o corpo a remover o excesso de água e sal que pode levar à retenção de fluidos.
Também estimula a circulação através do aumento do fluxo sanguíneo. Utilizar o óleo essencial de cipreste topicamente para tratar varizes, celulite e qualquer outra condição que seja causada por má circulação, como hemorroidas.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde.
Conclusão sobre o Óleo essencial de cipreste
Como pode ver o Óleo essencial de cipreste tem bastantes beneficios e aplicações e é um óleo essencial bastante completo e bastante utíl. Caso tenha alguma duvida, entre em contacto connosco sobre este ou qualquer outro óleo essencial