Óleos Essenciais Naturais: 7 Benefícios Para a Saúde

1. Melhora o Humor e Cria uma Atmosfera Positiva

Os aromas são estímulos poderosos que entram diretamente no cérebro, desencadeando respostas emocionais intensas. Ao inalar óleos essenciais naturais, o seu cérebro sinalizará certas emoções que o podem deixar energizado, otimista e esperançoso.

Estes óleos podem ser adicionados a um banho quente ou utilizados num difusor de óleos para criar uma atmosfera positiva dentro da sua casa.

Óleos Essenciais Naturais para Melhorar o Humor:

  • O óleo essencial de eucalipto é um estimulante natural que o pode ajudar a acordar mais facilmente pela manhã. Também pode melhorar muito o seu humor no geral.
  • Estudos demonstraram que o óleo essencial de jasmim pode não só reduzir significativamente o stress, mas também melhorar o seu humor no geral. Pode também ajudar a ficar mais alerta.
  • Os óleos essenciais de laranja, jasmim, sândalo e baunilha mostraram que melhoram muito o humor e promovem sentimentos de otimismo.
  • O óleo essencial de toranja pode dar-lhe um impulso energizante para o ajudar a começar o seu dia.
  • O óleo essencial de alecrim, não só reduz o stress e aumenta os sentimentos positivos, mas também melhora o funcionamento cognitivo do cérebro. Este óleo é altamente eficaz se precisar de estudar para um exame ou causar uma boa impressão numa entrevista de emprego.

2. Benefícios dos Óleos Essenciais Naturais para Relaxamento e Sono

Estudos demonstraram que a aromaterapia é muito útil no tratamento de distúrbios psicológicos como o stress, a depressão e a ansiedade.

Ao utilizar óleos essenciais para estimular sinais positivos no cérebro, é possível reduzir significativamente as condições emocionais negativas. Pode usar estes óleos num difusor ou num banho quente.

Também pode aplicar estes óleos topicamente nos pontos de desencadeamento emocional em todo o corpo, tais como o pescoço, os cotovelos, atrás das orelhas e na parte de trás dos joelhos.

Oleos essenciais naturais

Óleos Essenciais Naturais para Relaxamento e Sono:

  • A utilização de óleo essencial de lavanda mostrou-se altamente eficaz como um redutor de ansiedade. Estudos têm também ligado o uso de óleo essencial de lavanda a uma diminuição dos sintomas de depressão. Pode mesmo reduzir os sintomas de TEPT e depressão pós-parto. Como o óleo essencial de lavanda encoraja o relaxamento da mente, pode ser um poderoso auxiliar do sono.
  • O óleo essencial de bergamota é um remédio natural para a ansiedade. Tem demonstrado incentivar o relaxamento e baixar a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco. O óleo essencial de bergamota também pode abrandar os padrões respiratórios que tendem a elevar-se durante os momentos de ansiedade.
  • O óleo de salva esclareia pode também reduzir significativamente a ansiedade e a depressão. É um sedativo natural suave que até já foi demonstrado reduzir as convulsões. O óleo de salva esclareia pode equilibrar os níveis hormonais e é incrivelmente útil como tratamento para os sintomas da TPM.

3. Alívio da Inflamação

Alguns óleos essenciais naturais têm propriedades anti-inflamatórias poderosas que, quando aplicados na pele, podem reduzir a irritação e inflamação. Estes óleos podem ser aplicados diretamente na pele ou utilizados com um óleo base.

Óleos Essenciais para Alívio da Inflamação:

  • O óleo de melaleuca é eficaz no tratamento da acne e inflamação da pele. Pode também reduzir a vermelhidão associada à inflamação. Quando utilizado em conjunto com lavanda, pode ajudar a tratar feriadas causadas pelo frio.
  • Para a inflamação digestiva, o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser altamente eficaz. Pode reduzir a inflamação dos intestinos que resulta de perturbações digestivas.
  • Os óleos essenciais de alecrim e eucalipto podem reduzir a inflamação dos seios nasais e da garganta associada a constipações. Estes dois óleos podem também abrir vias respiratórias congestionadas e limpar passagens sinusais obstruídas.
  • Se tiver caspa ou comichão no couro cabeludo, o óleo essencial de alecrim pode proporcionar alívio da comichão e reduzir dramaticamente a irritação.
  • O óleo essencial de tomilho é conhecido pela sua potência como um anti-inflamatório. Está demonstrado que reduz a inflamação respiratória quando inalado.

4. Benefícios dos Óleos Essenciais Naturais para Alívio da Dor

A aromaterapia pode reduzir significativamente a dor, uma vez que os óleos podem ser absorvidos através da pele. A utilização tópica de óleos essenciais no tratamento da dor é completamente segura e funciona rapidamente.

Óleos Essenciais para Alívio da Dor:

  • Os óleos essenciais de gengibre, incenso e mirra podem proporcionar alívio rápido aos músculos, articulações e tendões para as dores da artrite.
  • O óleo de Helichrysum pode curar tecido muscular danificado e reduzir a dor associada a doenças como a fibromialgia.
  • O óleo de camomila pode aliviar rapidamente a dor relacionada com o sistema digestivo, bem como as cólicas menstruais. O óleo de camomila é também um tratamento eficaz para o alívio da dor lombar e muscular.
  • O óleo essencial de hortelã-pimenta pode aliviar instantaneamente a dor associada a gases quando ingerido. Pode também aliviar náuseas e indigestão.
  • Tanto o óleo essencial de lavanda como o óleo essencial de alecrim demonstraram reduzir grandemente as dores de cabeça e enxaquecas de tensão. Ao aplicar estes óleos diretamente nas têmporas e em ambos os lados do nariz, a inalação envia um alívio rápido da dor, uma vez que estes óleos são recebidos pelo cérebro em segundos.

5. Previne Certas Doenças e Impulsiona o Sistema Imunitário

Muitos óleos essenciais têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que podem prevenir o desenvolvimento de certas doenças.

A aromaterapia também pode melhorar o sistema imunitário, uma vez que os óleos essenciais que são inalados entram nos pulmões e são depois absorvidos pela corrente sanguínea.

Óleos essenciais para impulsionar o sistema imunitário:

  • Os óleos essenciais de eucalipto, hortelã-pimenta e melaleuca podem evitar grandemente as constipações, mantendo as suas passagens livres de congestionamentos e bactérias.
  • Os óleos essenciais de canela, eucalipto, orégãos, salva, e incenso têm demonstrado aumentar o funcionamento do sistema imunitário quando inalados.
  • O óleo de melaleuca é um poderoso antibacteriano e antifúngico que pode impedir que cortes e fungos se transformem em infeções graves.
  • O óleo essencial de cravo da índia tem impulsionado com sucesso a função do sistema imunitário em doentes com doença de Lyme.
  • Um poderoso óleo antibacteriano, óleo de orégãos pode ser ingerido para curar infeções em todo o corpo, impedindo que estas se desenvolvam em condições mais graves.
  • O óleo essencial de alho é um poderoso óleo curativo que pode ser ingerido para combater várias infeções fúngicas, virais e bacterianas.

6. Cura Irritações da pele

Certos óleos essenciais têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas poderosas. Isto torna-os um método natural altamente eficaz para curar irritações de pele de todos os tipos.

Quando aplicados topicamente sobre a pele, estes óleos essenciais são rapidamente absorvidos nos níveis mais profundos do tecido cutâneo e promovem a cura.

Óleos Essenciais para Curar Irritações da Pele:

  • O óleo essencial de melaleuca pode reduzir eficazmente as borbulhas e manchas, matando as bactérias no rosto que causam a acne. Pode também reduzir o eczema e proporcionar alívio rápido às picadas de insetos e queimaduras solares.
  • Para curar cortes rapidamente, aplique óleo essencial de lavanda diretamente sobre a pele. As propriedades antibacterianas do óleo essencial de lavanda irão acelerar o processo de cicatrização.
  • O óleo essencial de erva príncipe é um adstringente facial eficaz, erradicando a acne e reduzindo significativamente o aparecimento de grandes poros.
  • O óleo essencial de manjericão pode reduzir a comichão e irritação associadas a picadas de insetos e eczema.
  • O óleo essencial de alecrim pode reduzir a irritação da pele no couro cabeludo e no rosto, trabalhando como um suave anti-inflamatório.
  • Para tratar danos causados pelo sol, aplique óleo essencial de semente de cenoura na pele. Isto irá reduzir eficazmente as queimaduras solares.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Sésamo e os seus benefícios para a saúde. 

7. Alternativa mais segura às velas e incenso

Aromaterapia é uma forma eficaz de tornar o cheiro da sua casa maravilhoso de uma forma completamente segura.

As velas e o incenso colocam a sua casa em risco de incêndio. São especialmente perigosas se tiver animais de estimação ou crianças pequenas.

No entanto, ao utilizar um difusor de óleos, pode alterar dramaticamente o cheiro da sua casa sem pôr em risco os seus preciosos pertences.

Um difusor de óleos é um pequeno dispositivo que pode ser colocado em qualquer superfície da sua casa. Atua como um humidificador em miniatura, enchendo a sala com vapor de água ou vapor de água induzido sonicamente.

Basta encher o tanque com água e adicionar 10-15 gotas da sua combinação de óleos essenciais preferida. À medida que o vapor de água “se difunde”, as fragrâncias tomarão conta da sua casa, permitindo-lhe desfrutar dos benefícios da aromaterapia enquanto prossegue com a sua rotina diária.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close