Os benefícios impressionantes do óleo essencial de pimenta, bem como outros óleos essenciais, incluem a proteção da pele, o aumento da cognição, o alívio da dor, o alívio da inflamação, a prevenção de doenças crónicas, o reforço do sistema imunitário, o aumento da saúde cardíaca, a ajuda à saúde da visão, a ajuda na perda de peso e o alívio da congestão nasal. Existem alguns efeitos secundários notáveis do óleo de pimenta que também devem ser considerados, tais como perturbação no estômago, irritação na pele e formigueiro nervoso. Quando utilizado de forma responsável, e quando preparado adequadamente, o óleo de pimenta é considerado inofensivo para a maioria das pessoas, embora poderoso para a sua saúde geral!
O que é o Óleo Essencial de Pimenta?
O óleo de pimenta é uma preparação popular de óleo vegetal que foi infundido com pimenta malagueta. As pimentas são frutos (tipicamente secos) de plantas do género Capsicum, e embora estas pimentas sejam originárias do México, este óleo está agora disponível globalmente, e existem várias cultivações de pimento em vários países ao redor do mundo. Embora mais comummente utilizado em aplicações culinárias, frequentemente em países asiáticos e na culinária, o óleo de pimenta também pode ser utilizado para uma vasta gama de condições médicas, devido aos seus potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. As pimentas são ricas no ingrediente ativo capsaicina, que pode ter um impacto profundo no corpo. Além disso, este óleo tem níveis vestigiais de vitamina C e vitamina A, bem como certos antioxidantes essenciais e ácidos gordos benéficos.
Benefícios e Utilizações do Óleo Essencial de Pimenta
Muitas pessoas usam óleo essencial de pimenta, tanto tópica como internamente, se sofrerem de artrite, congestão nasal, problemas gastrointestinais, stress oxidativo, sistema imunitário fraco, degeneração macular, obesidade, colesterol elevado, dor crónica, demência, psoríase e eczema.
Pode Ajudar a Prevenir Doenças Crónicas
A capacidade antioxidante potencial do óleo essencial de pimenta é bastante incrível, devido à elevada concentração de capsaicina, um composto antioxidante que proporciona a maioria dos benefícios para a saúde da pimenta. Este antioxidante, juntamente com vários outros compostos relacionados, pode procurar e neutralizar os radicais livres em qualquer parte do corpo, o que pode reduzir o stress oxidativo e diminuir o risco de desenvolver doenças crónicas.
Pode Estimular o Sistema Imunitário
A capsicina é também capaz de estimular o sistema imunitário, e o óleo essencial de pimenta é conhecido por ter níveis moderados de vitamina C. Isto pode ajudar a aumentar a produção de glóbulos brancos, ao mesmo tempo que funciona como antioxidante para aliviar a tensão do sistema imunitário. Se tiver tosse, frio, ou congestão, uma pequena dose de óleo de pimenta pode ajudar a acelerar a recuperação.
Pode Aliviar Problemas de Estômago
Os compostos potencialmente anti-inflamatórios encontrados neste óleo ajudam-no a acalmar os estômagos perturbados e a eliminar os tecidos inflamados do intestino. Enquanto muitas pessoas pensam que os alimentos picantes são maus para a digestão, a capsaicina e outros compostos deste óleo podem realmente melhorar essas condições, estimulando a digestão e equilibrando o ambiente bacteriano do intestino.
Pode Ajudar a Limpar o Congestionamento Nasal
Quando se está cheio de alergias ou frio, é absolutamente crítico desbloquear os seios nasais. Por vezes, inalar o aroma do óleo de pimenta pode ser suficiente para limpar os seus seios nasais, ou pode simplesmente consumir uma pequena quantidade, ou mesmo esfregar um pouco na pele por baixo do nariz. Mesmo os compostos aromáticos deste óleo têm propriedades expetorantes e descongestionantes!
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Sésamo e os seus benefícios para a saúde.
Pode Prevenir a Degeneração Muscular
Embora não seja encontrado em grandes quantidades, o óleo essencial de pimenta oferece alguma vitamina A, que pode dar um grande impulso à saúde da visão. A vitamina A atua como um antioxidante e pode prevenir a degeneração macular e olhos secos, bem como retardar o desenvolvimento de cataratas à medida que envelhece.
Pode Aliviar a Dor
Como analgésico tópico e óleo de massagem, poucas coisas são melhores do que o óleo essencial de pimenta, e de facto, a capsaicina é popularmente utilizada em analgésicos farmacêuticos. As poderosas propriedades anti-inflamatórias podem eliminar rapidamente o inchaço e a dor, quer o desconforto seja de natureza crónica ou aguda.
Pode Melhorar os Níveis Cognitivos
Numerosos estudos ligaram a capsaicina a níveis cognitivos melhorados, devido à sua atividade antioxidante. Encontrada em níveis elevados dentro do óleo essencial de pimenta, a capsaicina pode reduzir a quantidade de placa beta-amilóide, o que pode ajudar a abrandar ou mesmo inverter os sintomas de demência e outras doenças neurodegenerativas.
Pode Reduzir a Inflamação da Pele
Embora colocar óleo essencial de pimenta picante na pele possa não parecer a melhor ideia para irritação ou prurido, os efeitos anti-inflamatórios deste óleo são inegáveis. Se sofrer de tudo, desde eczema e picadas de insetos a psoríase, reações alérgicas ou urticária, a aplicação de uma pequena quantidade de óleo essencial de pimenta pode rapidamente aliviar o desconforto.
Pode Baixar a Tensão Arterial
Estudos recentes mostraram que a capsaicina pode estimular a circulação e também aumentar os níveis de colesterol HDL, de que o organismo precisa para funcionar corretamente. Isto pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e prevenir a tensão no sistema cardiovascular.
Nutrição do Óleo Essencial de Pimenta
O valor nutricional do óleo essencial de pimenta consiste principalmente no seu ingrediente ativo, capsaicina, embora o óleo também contenha outros compostos relacionados, conhecidos como capsaicinóides, que têm efeitos antioxidantes semelhantes no organismo. Dependendo do método de preparação, algum óleo de pimenta contém também pequenas a moderadas quantidades de vitamina C, vitamina D, vitamina A, e ácido fólico. O óleo que se pode infundir com a pimenta dará também atributos de saúde particulares ao óleo, tais como níveis variáveis de polinsaturadas, monoinsaturadas, e gorduras saturadas. O óleo de pimenta também tem um baixo nível de calorias, desde que não utilize óleo vegetal com elevado teor calórico, tal como o óleo de soja. O azeite, por exemplo, tem apenas cerca de 40 calorias por colher de sopa.