Óleo Essencial de Rosa Mosqueta e seus benefícios

Poetas e amantes há muito que exaltam as virtudes do óleo essencial de rosa mosqueta.

De acordo com a investigação, o óleo essencial derivado da planta da rosa mosqueta tem uma vasta gama de benefícios potenciais. Embora muita da investigação até à data tenha sido baseada em pequenos ensaios, surgiram alguns benefícios fisiológicos e psicológicos claros.

Neste artigo vamos analisar mais de perto o que aprendemos até agora sobre o que o óleo essencial de rosa mosqueta pode ter a capacidade de fazer e como utilizá-lo.

Quais são os benefícios?

Ajuda na dor

Num estudo de 2015, crianças pós-operatórias inalaram óleo de amêndoa ou óleo essencial de rosa mosqueta. Os pacientes do grupo que inalaram óleo essencial de rosa mosqueta relataram uma diminuição significativa dos seus níveis de dor. Os investigadores pensam que o óleo essencial indicado pode ter estimulado o cérebro a libertar endorfinas, muitas vezes chamadas a hormona da “felicidade”.

Com base no resultado deste estudo, os investigadores sugeriram que a aromaterapia com este óleo essencial poderia ser uma forma eficaz de aliviar a dor em pacientes que tenham sido operados.

Alívio do desconforto menstrual

Num estudo realizado em 2013, os doentes com dores menstruais receberam massagens abdominais para aliviar o seu desconforto.

Um grupo foi massajado apenas com um óleo base (óleo de amêndoa), enquanto que o outro grupo foi massajado com óleo de amêndoa mais óleo essencial de rosa mosqueta. O grupo de rosa mosqueta relatou ter menos dores de cãibras após a massagem do que o grupo do óleo de amêndoas.

Óleo essencial rosa mosqueta

Diminui a ansiedade e o stress

Este óleo essencial tem um efeito relaxante em muitas pessoas.

Num estudo, os investigadores aplicaram este óleo essencial na pele de cada participante, e depois mediram os seus efeitos nos sintomas mais comuns de ansiedade. A tensão arterial, os batimentos cardíacos, as taxas respiratórias, os níveis de cortisol, e os níveis de oxigénio no sangue diminuíram. Os sujeitos também relataram sentir-se muito mais relaxados após o tratamento com óleo.

Outro estudo envolvendo mais de 100 mulheres que estavam a dar à luz descobriu que o aumento do óleo baixou os seus níveis de ansiedade durante o parto.

Propriedades antibacterianas, antifúngicas

Os investigadores descobriram que o óleo essencial destilado de rosa mosqueta pode ser eficaz contra uma vasta gama de micróbios que causam infeções. Isto inclui escherichia coli, bem como algumas estirpes das bactérias que podem causar infeções por estafilococos (Staphylococcus) e estreptococos (Streptococcus).

Além disso, o estudo descobriu que este óleo essencial era eficaz contra Candida albicans, que pode causar infeções fúngicas na boca, intestino e vagina.

Estimula o desejo sexual

Dois estudos descobriram que a inalação deste óleo essencial aumentou o desejo sexual e a satisfação sexual entre homens e, em menor grau, entre mulheres. Um estudo envolveu participantes masculinos com uma doença depressiva grave que estavam a tomar antidepressivos, e o outro estudo envolveu participantes femininos com a mesma doença e também sobre antidepressivos.

Os investigadores acreditam que a libertação de dopamina no cérebro, um conhecido motivador, pode ser o que estimula o aumento do desejo sexual, ao mesmo tempo que alivia os sintomas de depressão.

Óleo essencial rosa mosqueta

Facilita os sintomas depressivos

Uma série de estudos clínicos descobriu que este óleo essencial ajuda a melhorar os sintomas da depressão. Num estudo de 2012, um pequeno grupo de mulheres pós-parto foi submetido a um tratamento para a depressão.

Um grupo recebeu aromaterapia, para além dos tratamentos médicos convencionais. As mulheres que utilizaram aromaterapia melhoraram significativamente mais do que as mulheres que utilizaram apenas medicina convencional.

Os estudos também descobriram que este óleo essencial estimula a libertação da dopamina química. Os investigadores acreditam que este químico desempenha um papel fulcral para ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

Os especialistas em investigação aconselham que se opte pela massagem de aromaterapia para tratar a depressão em vez da inalação. Podem ser necessárias até oito sessões semanais antes de se notar uma alteração nos sintomas depressivos, pelo que poderá ser necessário um pouco de paciência.

Como utilizar o Óleo Essencial de Rosa Mosqueta

Este óleo essencial é normalmente bastante caro e é altamente potente. Deve ser diluído quer se pretenda inalá-lo ou utilizá-lo na pele.

  • Para fazer um banho de óleo essencial de rosa mosqueta, adicionar 10 gotas de óleo de rosa mosqueta a um óleo base, e depois adicionar a uma banheira quente. Os óleos essenciais devem ser sempre diluídos num óleo base antes de serem adicionados à água.
  • Para fazer um banho para pés, adicionar algumas gotas de óleo essencial de rosa mosqueta diluídas no banho para pés e mergulhar os pés durante 10 minutos.
  • Para tratar a ansiedade, stress, ou depressão, pode inalar óleo de rosas usando um difusor ou aplicá-lo levemente no peito, pescoço e pulsos. Não se esqueça de o misturar primeiro com um óleo base como óleo de coco, amêndoa, ou jojoba, antes de tocar na pele. Pode também beneficiar de uma massagem com óleo de rosas, na qual o óleo essencial de rosas é adicionado a um óleo base.

Antes de utilizar qualquer tratamento alternativo ou complementar, fale com o seu médico sobre quaisquer condições médicas atuais, possíveis interações com os medicamentos, ou efeitos secundários.

Óleo essencial rosa mosqueta

Dicas para a compra de Óleo Essencial de Rosa Mosqueta

Pode encontrar este óleo essencial em lojas de alimentos naturais ou comprando online.

Os dois óleos essenciais de rosa mosqueta mais comuns, são destilados da R. damascena, que tem um teor de óleo mais elevado, e das variedades R. centifolia. Os peritos recomendam que se verifique o rótulo do nome em latim da planta e do país de origem para que se possa ter uma boa ideia da fonte.

Procure garrafas de âmbar escuro ou azul escuro, uma vez que a luz danifica os óleos essenciais.

Se estiver a comprar óleo essencial de rosa mosqueta numa loja tradicional e houver um tester disponível, verifique se o óleo essencial foi combinado com um óleo vegetal. Coloque uma pequena gotícula num pedaço de papel e procure um anel oleoso, o que pode significar que o óleo foi diluído.

Óleo Essencial de Rosa Mosqueta: Conclusão

Embora seja necessária mais investigação para confirmar alguns dos seus benefícios, o óleo de rosas pode ser utilizado de forma eficaz:

  • Reduz a ansiedade, o stress, a depressão e a dor
  • Aumenta a libido
  • Protege contra bactérias e fungos nocivos

Procure marcas que especifiquem o nome em latim e o país de origem quando comprar óleo essencial de rosa mosqueta. Pode inalá-lo usando um difusor, colocar algum no seu banho, ou pincelar na sua pele com um óleo base.

Converse sempre com o seu médico antes de usar óleos essenciais para tratar uma condição médica.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close