Óleos Essenciais Biológicos : Dicas e Informações

As pessoas adoram óleos essenciais há mais de milénios. Triturar as ervas e obter os seus óleos lindamente perfumados não foi feito apenas para criar um aroma encantador para os seus corpos ou lares. Os óleos essenciais eram também utilizados para tratar vários problemas de saúde. Por exemplo, as pessoas utilizavam óleo essencial de lavanda para adormecerem mais rapidamente. Algumas ervas como o manjericão eram conhecidas por ajudarem a manter os insetos irritantes fora de casa. Continue a ler para saber tudo sobre os óleos essenciais biológicos.

Hoje em dia, a aromaterapia está disponível para todos, para que se possa criar uma atmosfera agradável e encantadora em casa. Esta pode ser uma forma encantadora de relaxar após um dia ocupado, aliviar uma dor de cabeça, descongestionar o nariz, ou simplesmente desfrutar do aroma calmante das suas ervas e flores favoritas. O mercado oferece muitos óleos essenciais, mas quais são os melhores? O que torna um óleo essencial biológico e como saber se é a melhor escolha para si? Aqui estão várias coisas que deve saber antes de comprar.

COMO FUNCIONAM OS ÓLEOS ESSENCIAIS BIOLÓGICOS

Os óleos essenciais funcionam através dos sentidos olfativos. O olfato está ligado ao sistema límbico, uma área no seu cérebro que lida com memórias e emoções. É por isso que os aromas têm o poder de o levar de volta a certas partes da sua vida e aliviar o mesmo sentimento. Os óleos essenciais são extratos de plantas, feitos a vapor ou pressionando diferentes partes de uma planta para apreender os compostos que dão fragrância.

oleos essenciais biologicos

Assim, quando utiliza o óleo essencial diretamente na sua pele (misturado com outro óleo, como óleo de coco ou de amêndoas) ou quando cai num difusor, o aroma entra lentamente no sistema límbico, e o cheiro agradável ajuda o seu cérebro a relaxar. E quando o seu cérebro relaxo, o seu corpo segue-o; um cérebro lento dá informação a todo o corpo que é tempo de relaxar e adormecer.

COMO ESCOLHER O MEU ÓLEO ESSENCIAL BIOLÓGICO

Sempre que ler “biológico”, saiba que se refere ao padrão formal de qualidade quando se trata de ervas, frutas, legumes, beleza ou qualquer outro produto. Quando se trata de óleos essenciais biológicos, significa que a empresa que produziu o óleo foi dedicada às normas biológicas e utiliza óleos puros e de alta qualidade que foram derivados naturalmente da erva. Este óleo essencial biológico não era produzido artificialmente; as ervas eram cultivadas naturalmente e o óleo era derivado com o uso de métodos naturais.

A escolha depende do objetivo (relaxamento, sono, tratamento de nariz entupido). Lavanda, camomila e manjericão têm um efeito calmante, especialmente em pessoas com ansiedade. Os óleos essenciais de hortelã-pimenta ou bergamota são estimulantes e podem ajudar na depressão. Mas, isto é individual. É preciso pesquisar os odores e ver o que funciona para si.

oleos essenciais biologicos

DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS ESSENCIAIS BIOLÓGICOS E NÃO BIOLÓGICOS

Leia a caixa e as instruções do óleo essencial. Um óleo essencial biológico provém de plantas que foram cultivadas em solos que não contêm pesticidas, fungicidas e herbicidas. O fabricante tem um cuidado extra durante o processo de destilação e a destilação biológica requer um elevado nível de saneamento e documentação. Quando o óleo é extraído, as plantas regressam ao campo para fazer a compostagem e ajudar as outras plantas como fertilizante.

Desta forma, a erva usada contribui para a saúde do solo (desta forma, as novas plantas crescerão naturalmente e sem quaisquer aditivos nocivos). Um óleo essencial não biológico não passará por nenhum destes processos. De facto, poderá encontrar versões baratas em garrafas de plástico. Evite-as, pois um óleo essencial não durará em nenhum outro material que não seja vidro.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde. 

BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS BIOLÓGICOS

Para além de dar um cheiro agradável, os óleos essenciais têm uma gama de outras utilizações. Podem ser utilizados como repelentes naturais de mosquitos. Alguns odores como o de manjericão têm um cheiro ‘horrível’ para estes insetos irritantes. Se estiver a tentar evitar os sprays ou cremes especiais (que contêm ingredientes duros) então um óleo essencial de manjericão pode adicionar um cheiro fresco e relaxante ao seu quarto e também manterá os mosquitos afastados.

oleos essenciais biologicos

Pode até óleos essenciais como um protetor solar natural. Para isso, terá de misturar alguns ingredientes, tais como óleo essencial de lavanda, manteiga de karité, óxido de zinco, óleo de helichrysum e óleo de coco. Coloque a mistura numa caixa e aplique na sua pele quando sair. Este é um protetor solar sem toxinas que manterá a sua pele protegida dos raios nocivos.

Se sofre de enxaquecas, comece a usar óleo essencial de hortelã-pimenta. Pode usá-lo no seu difusor de óleos essenciais para que a sala possa obter um aroma fresco de hortelã-pimenta, mas também pode usar óleo de coco e deixar cair algumas gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta. Esfregue esta mistura na sua têmpora, pescoço e até no peito.

Pode até tratar queimaduras de pele com óleos essenciais. O óleo essencial de lavanda e aloé vera pode acalmar e curar as queimaduras se aplicar esta mistura sobre a pele ferida, a tempo. Contudo, não se esqueça de procurar ajuda médica se tiver queimaduras graves.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close