Onde Aplicar Óleos Essenciais: 5 Ideias perfeitas

Descubra onde aplicar óleos essenciais para um estilo de vida mais saudável. O que são exatamente óleos essenciais? Provavelmente a melhor maneira de explicar é dizendo que, são compostos que são extraídos de vários tipos de plantas. Os óleos essenciais são processados de tal forma que são capazes de manter o aroma, o sabor e os benefícios para a saúde, da planta. Pessoalmente, sou um grande fã deles. Gosto do quão potentes eles são. Gosto de como são úteis. E, gosto do tempo que o seu cheiro dura. Sim, os óleos essenciais são muito fixes. Continue a ler para descobrir onde aplicar óleos essenciais.

Quando comecei a utilizá-los, era estritamente como uma alternativa para um perfume/colónia. Hoje em dia, utilizo-os também por razões homeopáticas. A lavanda é ótima para dormir. O alecrim é ótimo para o crescimento do cabelo. Mas se quiser aprender a aplicar óleos essenciais de uma forma terapêutica, relacionada com a saúde, não só tenho seis óleos diferentes, em que penso que se deve aprofundar, mas também seis lugares pelo corpo, onde se deve colocá-los e até como utilizar num difusor de óleos essenciais . Está pronto para começar a sentir-se muito melhor? Vamos a isto.

(Nota especial: certifique-se de que mistura sempre óleos essenciais com algum tipo de óleo base. A maioria deles são bastante potentes e podem irritar a sua pele se não o fizer).

1. Linha frontal do cabelo

Para além do facto de que a aplicação de um pouco de óleo essencial de lavanda (juntamente com um óleo base, como a jojoba ou o coco) pode ajudar a parar o retrocesso da linha frontal do cabelo, como a lavanda é um tipo de óleo essencial que contém propriedades que ajudam a tratar a ansiedade, insónia e mesmo sintomas relacionados com a depressão, faz sentido, o porquê que massagear um pouco dele ao longo da linha frontal do cabelo ou das têmporas, seria uma ótima forma de reduzir o stress. De facto, se tiver uma dor de cabeça ou mesmo uma enxaqueca, aplicar o óleo nesta zona da cabeça pode ajudar a aliviar alguma da dor e tensão que sente.

onde aplicar oleos essenciais

Dica de Aplicação: Embora seja super eficaz massagear o óleo essencial de lavanda diretamente ao longo da linha frontal do cabelo ou nas têmporas, uma alternativa é colocar algumas gotas num pedaço de tecido e inalar o óleo diretamente. Embora este método não faça nada para que o seu cabelo cresça de novo, pode ajudar a diminuir o desconforto da sua dor de cabeça numa questão de segundos.

2. Hélice das Orelhas

Tal como muitas pesquisas apontam para o facto de que muitas questões de saúde podem ser diagnosticadas (e aliviadas) através da reflexologia, também há estudos que revelam que prestar especial atenção aos nossos ouvidos pode ajudar a curar também os nossos sistemas; chama-se a isto a auriculoterapia. Quando as pessoas participam na acupunctura auricular, ela pode fazer tudo, desde baixar a tensão arterial e aliviar o stress para suprimir os apetites e melhorar a sua qualidade de sono.

Se preferir “facilitar” a auriculoterapia, algo que talvez queira tentar é esfregar um pouco de óleo de rosas na hélice dos ouvidos. As propriedades do óleo de rosas são perfeitas para aumentar os sentimentos de calma, combater as enxaquecas e até mesmo criar uma atmosfera mental, a fim de tomar decisões mais sãs.

Dica de Aplicação: Adicionar 2-3 gotas de óleo de rosas a uma meia colher de chá de óleo de amêndoas doces. Aplicar parte do óleo na ponta dos dedos e depois esfregar a mistura de óleo ao longo da borda de ambas as orelhas. Esfregar o mais possível e deixar o óleo penetrar durante o resto do dia. Continue a ler para descobrir outros locais onde aplicar óleos essenciais.

3. Pulsos

Muitas vezes, quando pensamos em aplicar algo aos nossos pulsos, é estritamente para fins olfativos. No entanto, este é um ótimo local para colocar óleos essenciais também por razões de saúde. Como a sua artéria radial passa ao longo do interior dos pulsos, aplicar óleos é uma das formas mais rápidas dos óleos atingirem a sua corrente sanguínea. Um bom óleo para experimentar é o óleo essencial de orégãos. É um óleo potente que combate as bactérias, reduz os radicais livres e reduz a inflamação do corpo. Assim, se não se sentir a cem por cento, algum óleo essencial de orégãos nos pulsos pode ser tudo o que precisa para se voltar a sentir como o seu antigo eu.

onde aplicar oleos essenciais

Dica de Aplicação: Mais uma vez, visto que o seu pulso é um ponto de pulsação, é uma boa ideia verificar uma tabela de diluição de óleo essencial, apenas para poder determinar a quantidade de óleo base a misturar com o tipo de óleo essencial de orégãos que pretende utilizar.

4. Estômago

Se tiver problemas digestivos de qualquer tipo, talvez queira esfregar um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta na sua barriga. Para além de ser o tipo de óleo essencial que pode aliviar o congestionamento, aliviar os sintomas relacionados com a TPM e ajudar a acelerar o processo de cura do frio comum, o óleo essencial de hortelã-pimenta é também capaz de reduzir as náuseas, tratar a síndrome do intestino irritável e tornar as cólicas menstruais também mais suportáveis.

Dica de Aplicação: O óleo essencial de hortelã-pimenta é bastante potente, por isso provavelmente só precisará de 3-5 gotas por cada um terço do seu óleo base preferido (devido aos antioxidantes do azeite, é uma boa escolha para isto). Aqueça o óleo no seu micro-ondas durante 15 segundos e depois massaje o óleo diretamente no seu abdómen. O mentol irá proporcionar uma sensação refrescante, enquanto o óleo quente acalma-o ao mesmo tempo. Além disso, se preferir beber o óleo, pode colocar um par de gotas na sua água ou batido, desde que o óleo essencial de hortelã-pimenta seja 100 por cento puro. Continue a ler para descobrir outros locais onde aplicar óleos essenciais.

5. Pernas

Quer tenha a síndrome das pernas inquietas, varizes ou dores musculares, o óleo essencial de camomila é um remédio natural maravilhoso. É um óleo que reduz a inflamação e os espasmos musculares. O óleo essencial de camomila também cura feridas e condições de pele como eczema e erupções cutâneas, além de poder promover uma boa noite de sono.

onde aplicar oleos essenciais

Dica de Aplicação: Adicionar 10-15 gotas de óleo essencial de camomila na água do banho ou massagear as pernas com 3-5 gotas por uma chávena do seu óleo base preferido. Massagear as pernas logo após o banho ou duche, para alívio imediato de qualquer desconforto que as pernas possam estar a sentir.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde. 

6. Planta dos Pés

Uma das razões pelas quais deve ser extra cauteloso sobre onde escolhe andar descalço é porque alguns dos maiores poros do seu corpo estão localizados na planta dos seus pés. Isto significa que, à semelhança dos seus pulsos, esta é outra forma dos óleos essenciais alcançarem a sua corrente sanguínea mais rapidamente.

Por esta razão, a bergamota é um óleo essencial maravilhoso para aplicar a esta parte do seu corpo. As suas propriedades antibacterianas e antibióticas combatem infeções, aliviam a dor, baixam a pressão sanguínea, aliviam o stress e, se esfregar o óleo no pé todo, a bergamota também o manterá extra suave.

Dica de Aplicação: Uma boa forma de massajar a planta dos seus pés, enquanto aplica óleo essencial de bergamota é usar um roll-on. Pode adquirir garrafas vazias para óleo essencial através de locais como a Etsy e Got Oil Supplies. Agora, de que é que está à espera? Adquira um pouco de óleo essencial e comece a sentir-se melhor!

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close