Sinergia de Óleos Essenciais : Guia Completo

Os efeitos essenciais do óleo são complexos. Um determinado óleo essencial pode ter múltiplas propriedades e construir uma reputação de ser útil para uma gama diversificada de condições. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda é conhecido pelos seus efeitos incríveis na mente, ajudando os indivíduos a sentirem-se mais calmos, equilibrados, erguidos e relaxados. Ao mesmo tempo, é um ingrediente de limpeza doméstica popular devido ao seu aroma agradável e desodorizante e às suas propriedades antibacterianas. Muitas pessoas dependem também do óleo essencial de lavanda para remediar uma variedade de condições de pele e cabelo. Como pode um único óleo essencial ter tantos benefícios? Continue a ler para descobrir mais acerca da sinergia de óleos essenciais.

A resposta reside no mundo algo misterioso da química dos óleos essenciais. Os próprios óleos essenciais são compostos poderosos e voláteis que desempenham um papel de suporte crítico para as plantas de onde provêm. Estes óleos podem variar muito nas suas composições químicas, e na realidade são compostos por uma impressionante variedade de componentes orgânicos que são tipicamente categorizados em famílias químicas abrangentes, tais como terpenos, álcoois, aldeídos, ésteres e fenóis. A especificação química de cada óleo essencial influência os vários efeitos e benefícios que acabam por ser observados.

Os termos “sinergia” e “mistura sinérgica” referem-se a um dos conceitos mais fascinantes dentro da aromaterapia – que sublinha a relação complexa entre a composição química dos óleos essenciais e os efeitos abrangentes que produzem. De facto, alguns acreditam que é a sinergia que existe também nos constituintes dos óleos individuais, razão pela qual os óleos – como a Lavanda – possuem múltiplas propriedades e podem ser úteis em muitas situações diferentes.

Sinergia de óleos essenciais

O QUE SÃO MISTURAS SINERGÉTICAS? COMO É QUE ELAS FUNCIONAM?

As misturas de sinergia são misturas cuidadosamente concebidas para otimizar os efeitos sinergéticos dos óleos essenciais complementares. Servem tipicamente um propósito muito específico, tal como apoiar a imunidade, promover a clareza mental, aliviar a dor, encorajar o relaxamento, ou reduzir o aparecimento de celulite. Alguns aromaterapeutas podem também optar por aplicar misturas sinergéticas de uma forma mais holística, tendo em conta todo o bem-estar físico, psicológico e espiritual do indivíduo.

Numa mistura de sinergia ótima, vários óleos essenciais foram cuidadosamente misturados para gerar sinergia e maximizar o seu valor. Um bom exemplo é a mistura Tranquil Synergy Blend da NDA. Cada um dos óleos incorporados tem a reputação de possuir propriedades que relaxam e elevam os sentidos: isto inclui as notas de base Olíbano e Ilangue-Ilangue, as notas médias Gerânio, Manjerona, e Lavanda, e a nota superior Tangerina. As proporções utilizadas destinam-se a criar uma sinergia relaxante e calmante que também é maravilhosamente perfumada.

Como funcionam exatamente as misturas sinergéticas? Uma forma de explicar os efeitos é através das interações químicas entre os vários constituintes essenciais do róleo. Os componentes de certos óleos podem ser pensados para potenciar – ou reforçar – os efeitos dos outros. Como resultado, os benefícios da utilização de uma mistura sinergética excedem os benefícios da utilização dos óleos individuais por si mesmos.

É importante notar que o mapeamento entre os constituintes específicos e os seus efeitos nem sempre é um-para-um; nem todos os constituintes exibirão os efeitos reputados para cada uma das famílias químicas listadas acima. Em vez disso, estes são efeitos abrangentes e generalizados que tendem a ser observados em certos grupos de constituintes. Numa sinergia, acredita-se que alguns destes efeitos “se juntam” para se reforçarem uns aos outros.

Sinergia de óleos essenciais

Os efeitos sinergéticos das misturas podem, no entanto, ir além da química. Todos os dias, experimentamos a sinergia através dos nossos sentidos e dos processos percetuais do nosso cérebro. Quando provamos um bolo ou ouvimos uma canção, não provamos nem ouvimos os ingredientes ou notas individuais, mas percebemos a experiência como um todo: a cremosidade do bolo, o sabor do chocolate, a melodia da canção. Um processo semelhante sustenta a nossa reação à mistura de óleos essenciais: o aroma resultante, que é sintetizado e finalmente percebido, estende-se para além de cada uma das fragrâncias individuais. Parece, então, que os benefícios da sinergia estão intrincados e intimamente ligados também às nossas próprias experiências conscientes.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DAS MISTURAS SINERGÉTICAS?

Há muitas vantagens associadas à utilização de misturas sinergéticas, quer seja para uso doméstico, uso profissional, ou para o fabrico de produtos cosméticos e naturais. Aqui estão algumas das principais:

  • São convenientes – em termos simples, muitos indivíduos compram misturas sinergéticas porque é fácil de o fazer. Em vez de passarem tempo a comprar diferentes óleos essenciais, fazendo a sua pesquisa própria, e as experiências para obter a mistura perfeita, a compra de uma garrafa de mistura sinergética específica para as suas necessidades pode ser mais rápida e muito mais prática.
  • Oferecem o máximo de benefícios para o menor risco – a menos que você mesmo seja proficiente na mistura de óleos essenciais e tenha os conhecimentos teóricos e experimentais necessários para produzir uma boa mistura, uma mistura sinergética feita por um profissional pode ser muito mais eficaz, reduzindo ao mesmo tempo o risco de potenciais efeitos indesejáveis de uma má mistura. As misturas sinergéticas da NDA, por exemplo, são formuladas pelos nossos químicos especializados.
  • São poderosas – as misturas sinergéticas são concebidas para potenciar certos efeitos essenciais do óleo. Como resultado, podem ser muito eficazes para visar uma doença ou condição específica, utilizando ingredientes naturais. Com a enorme variedade de misturas que estão disponíveis no mercado, há muita escolha quando se trata de selecionar a mistura certa para a sua situação.
Sinergia de óleos essenciais
  • Elas tornam os óleos essenciais disponíveis a um custo mais razoável – Comprar óleos essenciais separados na esperança de fazer a sua própria mistura sinergética pode rapidamente tornar-se dispendiosa. As misturas engarrafadas ajudam os indivíduos a aproveitar os benefícios de óleos essenciais variados sem ter de gastar muito em óleos individuais.
  • São flexíveis – As misturas sinergéticas podem ser adicionadas a loções, soros, cremes, óleos de base, roll-ons ou difundi-las. Podem ser incorporadas em sabonetes, ambientadores, perfumes, velas, cremes corporais, esfoliantes, e uma vasta gama de outros produtos cosméticos e domésticos. As possibilidades são infinitas.

Haverá desvantagens? Aqui estão algumas coisas chave a ter em mente também ao utilizar misturas de sinergia engarrafadas:

  • Os efeitos sinergéticos podem depender do contexto – as misturas de sinergia são otimizadas para se adaptarem a uma vasta gama de indivíduos e paletas. Contudo, há sempre a possibilidade de uma mistura não funcionar para um determinado indivíduo, devido às complexidades da sua biologia interna e ambientes corporais, às especificidades da sua condição alvo, e às suas preferências.
  • Pode haver uma tendência para se limitar – Devido à forma como as misturas sinergéticas tendem a ser embaladas e comercializadas, pode ser fácil esquecer que os óleos essenciais têm múltiplas propriedades que dão origem a benefícios variados. Os utilizadores de misturas sinergéticas podem beneficiar, considerando utilizações para além do que está listado na garrafa. Por exemplo, a Cellulite Synergy Blend da NDA contém óleos que são conhecidos pelas suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ser úteis também para aplicações antienvelhecimento, anti inflamação, e cuidados gerais com a pele.
Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close