Já ouviu falar da árvore Stringy Bark Tree, ou do Bluegum ou da árvore Fever? Bem, estes são os vários outros apelidos dados à árvore que fornece o super ingrediente para um potente óleo curativo Ayurvédico – o óleo Essencial de Eucalipto.
Existem muitas variedades de Eucalipto. Até 700 tipos de Eucaliptos crescem como árvores, e poucos deles crescem mesmo como arbustos. Apesar disto, as características distintivas são bastante semelhantes ao longo da diversificação. O traço comum convencional é a propriedade medicinal e curativa que a folha desta planta possui.
As folhas de eucalipto são bem conhecidas pela sua fragrância canforácea, pungente e estaladiça.
Com base na narração de um folclore inglês, diz-se que uma vez, quando um colono inglês feriu acidentalmente o seu dedo com um machado, o seu pai tinha-o instruído a manter algumas das folhas de eucalipto embrulhadas contra a ferida. Mais tarde, quando um cirurgião verificou a lesão, ele foi inteiramente galvanizado pela cicatrização feita, especialmente sem sinal de qualquer infeção.
Contos como estes espalharam-se como incêndios florestais, que iniciaram o surgimento da extração de óleo da planta do eucalipto, agora conhecido como Óleo Essencial de Eucalipto.
Quais são os principais benefícios do Óleo Essencial de Eucalipto?
Na Ayurveda, o Eucalipto é conhecido pelas suas propriedades pacificadoras Vata, uma vez que tem energia de aquecimento. Fortalece o metabolismo geral, a circulação, e o sistema imunitário. É também um poderoso antisséptico e analgésico que pode ser utilizado para tratar feridas, infeções, e inflamação dolorosa dos músculos que levam à dor muscular.
Alívio dos sintomas do frio, sinusite e tosse
O eucalipto é um ingrediente comum encontrado em medicamentos para a tosse e a constipação. É principalmente porque as pesquisas afirmam que os eucaliptos podem atenuar o muco e dilatar os brônquios e bronquíolos presentes nos pulmões. Isto é possível porque contém pineno, conhecido por ser um dilatador de brônquios e também cineole, o que ajuda a reduzir a inflamação e a acumulação de muco. O eucalipto é também conhecido por dar alívio aos sintomas relacionados com a asma.
Melhorar o mau hálito
O mau hálito reduz consideravelmente a capacidade de uma pessoa falar com confiança, incomodaria continuamente um indivíduo, e seria uma tarefa e tanto manter conversas gerais. No entanto, como esta planta contém propriedades antibacterianas, trabalhariam contra o odor da boca combatendo os germes. A presença do odor da boca poderia indicar também uma cavidade subjacente; por conseguinte, é sempre aconselhável visitar um dentista.
Redução na Dor
Quando o óleo essencial de eucalipto é inalado, as suas propriedades únicas ajudam a diminuir a dor. O cineole e o limoneno presentes nos extratos deste óleo são conhecidos aliviadores da dor. No estudo Aa, as pessoas que foram submetidas a uma cirurgia de substituição do joelho foram aconselhadas a inalar regularmente este óleo revigorante durante cerca de 30 minutos. Em seguida, foi relatada uma redução na perceção da dor. No entanto, é necessária mais investigação para confirmar este benefício.
Cura de picadas de insetos
O óleo de eucalipto produz um efeito de arrefecimento quando aplicado topicamente como óleo de massagem. É conhecido por diminuir a dor, bem como a inflamação. No entanto, deve notar-se que os óleos essenciais não devem ser aplicados sem diluição, pois são potentes e podem causar reações adversas na pele.
Remoção da caspa
As propriedades antifúngicas e antissépticas presentes no óleo de Eucalipto funcionam contra a formação da caspa. O fungo tipo levedura chamado Malassezia é a causa habitual da caspa. Este óleo, juntamente com um óleo veicular adequado, poderia manter a formação da caspa e questões relacionadas como a comichão à distância.
Alivia Músculos Doloridos
O citronellol presente neste óleo essencial de eucalipto é conhecido por ter propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias que atuam contra quaisquer cãibras musculares ou músculos doridos, afrouxando-os e relaxando-os.
Promove o crescimento capilar
Como o eucalipto tem propriedades que ajudam na luta contra a caspa, promovendo a circulação sanguínea, e eliminando qualquer inflamação ou invasão fúngica no couro cabeludo, ele confere a credibilidade de promover um crescimento significativo do cabelo. Os seus efeitos relaxantes e calmantes reduzem mesmo o stress, o que é frequentemente afirmado como uma das causas comuns da queda de cabelo. Fornece os nutrientes e constituintes necessários para o crescimento saudável do cabelo.
Alivia as queimaduras solares
As queimaduras solares podem ser bastante dolorosas. No entanto, como mencionado anteriormente, as propriedades analgésicas, juntamente com a composição calmante deste óleo, poderiam trazer um enorme alívio às queimaduras solares e mesmo à vermelhidão. Além disso, os componentes antibacterianos impediriam o aparecimento de qualquer infeção.
Repelir Insetos
Os repelentes de insetos disponíveis no mercado são frequentemente enchidos com produtos químicos nocivos que podem manter os insetos afastados, mas à custa da nossa saúde. O cheiro deste óleo afasta insetos, mosquitos, baratas, e até roedores. Estudos que declaram a aplicação dérmica deste óleo têm sido úteis na prevenção de picadas de mosquitos durante quase 2 horas, com 97% de sucesso reivindicado. Diz-se que este óleo é capaz de mascarar o cheiro natural dos mosquitos com a ajuda do composto chamado PMD.
Atenuante de Stress Naturais
Muitos óleos essenciais são declarados como sendo um maravilhoso atenuante do stress. O óleo de eucalipto tem o aroma fresco do mentol que revigora os sentidos e elimina a lentidão e a fadiga mental. Tem também efeitos calmantes. Devido a estas propriedades, é também visto como um ingrediente comum utilizado em aromaterapia e mesmo em spas. Há estudos que afirmam mesmo a sua capacidade de reduzir a ansiedade pré-cirúrgica visível nos pacientes, validando a utilização deste óleo como um “atenuante de stress”.
Desinfeção de Feridas
Como se afirma no curto folclore inglês ilustrado no início do artigo, este ingrediente tem a credibilidade de desinfetar e iniciar o processo de cicatrização de feridas durante séculos. Ao utilizar o óleo, é essencial diluí-lo bem antes de o utilizar para desinfetar. Pequenos ferimentos, arranhões ou contusões beneficiariam deste óleo e até mesmo manter afastado qualquer ataque de infeções, pois contém componentes antibacterianos e antimicrobianos.
Cuidados dentários
O eucaliptotol presente nos eucaliptos é conhecido por melhorar consideravelmente a saúde dentária. Sabe-se que o conteúdo melhorado de etanol e marcocarpal tipo C de polifenol reduz a produção de bactérias que podem dar origem a cáries e doenças da gengiva/gengiva.
Foram realizados alguns estudos que confirmam estas alegações, uma vez que os participantes encontraram uma diminuição substancial na acumulação de placa bacteriana, inflamação gengival, e sangramento em pastilhas elásticas com extratos à base de eucalipto.
Além disso, o eucaliptol é um ingrediente comum encontrado em lavagens bucais. Recomenda-se, no entanto, que verifique com o seu dentista antes de utilizar este ingrediente.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde.