Aromaterapia para Bebés em Portugal

Um pai ou mãe com privação de sono tentará quase tudo para ajudar o seu bebé a dormir. Apesar de os óleos essenciais estarem na moda neste momento, estudos sugerem que podem realmente ajudar os mais pequenos, a partir de cerca de 3 meses de idade, a dormir. Não sabe por onde começar? Aqui está um pequeno guia sobre os princípios básicos da aromaterapia para bebés.

Que Óleos Usar na Aromaterapia para Bebés

  • O óleo de lavanda é bastante conhecido pelas suas propriedades calmantes e terapêuticas. Um estudo realizado em 2007 documentou que os níveis de cortisol de mães e bebés diminuem após a utilização de óleo de lavanda no banho. Possui  propriedades anti ansiedade e tem sido valorizado na aromaterapia “ aromaterapia equivalente of valium”, então é definitivamente algo que tanto a mãe como o bebé poderiam beneficiar.
  • O óleo de camomila romana é outro fabuloso e seguro óleo para bebés que poderá querer usar no seu pequeno. É conhecido por ter propriedades relaxantes e calmantes  para acalmar o mau humor, ajudar a combater a insónia e promover o sono.
  • O óleo de laranja doce, também conhecido como um óleo inspirador e animador, pode ajudar a reduzir a tensão nervosa, a tristeza e diz-se que contribui para o  funcionamento normal de um sistema imunitário saudável. Este óleo é seguro para ser utilizado a partir dos seis meses de idade.
Aromaterapia para Bebés

Precauções

Quando estamos perante aromaterapia para bebés, existem algumas regras simples quando se trata de usar os óleos essenciais mencionados acima no seu bebé.

Em primeiro lugar, certifique-se que todos os produtos de aromaterapia que compra são 100% puros, de alta qualidade e de grau terapêutico. Não vai querer químicos ou fragrâncias acrescentadas em produtos que utiliza no seu bebé.

Segundo, utilize sempre um óleo portador (de transporte) quando se utilizar óleos essenciais- isto dilui os óleos o suficiente para que possam ser utilizados com segurança na pele humana. Nunca utilizar quaisquer óleos essenciais diretamente sobre a pele do bebé. Os bons óleos portadores são o azeite, óleo de coco ou óleo de grainha de uva. Para bebés, isto significa utilizar apenas 1-2 gotas de óleo para duas colheres de sopa do óleo portador. A utilização de um óleo portador permite também que os óleos essenciais sejam distribuídos uniformemente e impede que a sua evaporação seja demasiado rápida.

Por último, não é aconselhável ingerir os óleos essenciais. Mantenha-os sempre fora do alcance das crianças e evite aplicá-lo à volta da boca ou olhos do seu bebé.

Aromaterapia para Bebés

Como Usar Aromaterapia

Existem uma mão cheia de formas de usar aromaterapia com o seu bebé.

  1. Dê ao seu bebé uma massagem à hora de dormir. Depois de um banho relaxante, deite o seu bebé e utilize um óleo de massagem suave. Um momento suave e relaxante, é uma ótima maneira de acalmar o bebe e prepara-lo para uma noite calma e tranquila.
  2. Difundir os óleos no local onde a criança dorme. Utilizando um difusor ultra sónico sem calor, para perfumar e purificar o ar, o seu bebé vai ser capaz de usufruir dos benefícios terapêuticos enquanto dorme, a partir dos 3 meses de idade.
  3. Experimente um banho de aromaterapia. Da próxima vez que o seu pequeno tomar banho, tente adicionar um pouco de óleo de lavanda à água. Não se esqueça de diluir o óleo para evitar irritações na pele e para permitir uma dispersão adequada.
  4. Crosta láctea. O óleo de lavanda pode ajudar a remover esta crosta da cabeça da criança. Basta adicionar uma gota de óleo de lavanda a uma colher de sopa de óleo portador e massajar usando as pontas dos dedos suave e cuidadosamente.
Aromaterapia para Bebés

Quais os Óleos a Evitar na Aromaterapia para Bebés

Devido à sua composição química, alguns óleos essenciais não são seguros para a utilização em bebés e crianças. Por isso evite os óleos referidos abaixo:

  • Eucalipto
  • Hortelã-pimenta
  • Rosmaninho
  • Cravinho
  • Cassia
  • Erva-cidreira
  • Oregãos
  • Ylang ylang
  • Erva-limão
  • Murta limão

Em caso de dúvida, é sempre melhor consultar um aromaterapeuta para a utilização de óleos em aromaterapia para bebés. Mas se ficar pelos três óleos essenciais referidos acima no artigo e seguir as indicações,  você e o seu bebé poderão desfrutar dos benefícios que a aromaterapia para bebés tem para oferecer.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close