Óleos Essenciais PT : Os melhores e mais exóticos

Os egípcios foram os primeiros a descobrir os efeitos dos óleos essenciais que são tão diversos como nós somos como pessoas. A fragrância que se utiliza dependerá do efeito desejado. A forma como o óleo essencial é aplicado – quer seja diretamente absorvido, inalado ou aplicado na pele – é menos importante do que escolher o óleo essencial com o efeito certo e a dose certa. Cada óleo é suposto ter benefícios particulares para a saúde física e mental. Abaixo encontrará uma breve descrição dos 10 óleos mais importantes que pode encontrar em Portugal e o seu efeito, a fim de lhe dar uma boa base para a sua aromaterapia pessoal. Importante: descubra de antemão como aplicar corretamente os óleos essenciais, pois embora sejam herbais, têm um efeito medicinal.

Óleos Essenciais PT : Top Escolhas do ano

Bergamota

O valioso óleo essencial obtido da bergamota – extraindo-o da casca deste citrino mediterrânico – tem um aroma fresco e limonado. Esta fragrância é muito popular devido ao seu efeito relaxante do humor. A bergamota ajuda a aliviar o stress, a ansiedade e a depressão. Há uma boa razão para estar presente em quase todos os perfumes como uma fragrância de topo, uma vez que a bergamota tem um cheiro claro, fresco e vivo. No chá Earl Grey, onde é combinada com chá preto, a bergamota é uma escolha popular – 67 milhões de britânicos não podem estar errados, pois não?

Eucalipto

Este óleo aromático que é frequentemente utilizado na medicina devido à sua eficiência na limpeza, efeito fresco e efeito antisséptico, é extraído das folhas da árvore do eucalipto. O óleo essencial de eucalipto pode ajudar quando se está constipado, soltando muco espesso nos tubos brônquicos e nos seios nasais e ajudando a respirar livremente novamente. O efeito de relaxamento também pode fazer desaparecer as dores de cabeça em pouco tempo. O eucalipto é também motivador e estimulante, o que pode tanto melhorar a concentração como combater a apatia. O nosso óleo essencial Relief que alivia a tosse e os sintomas de frio contém eucalipto. IMPORTANTE: O eucalipto não é adequado para bebés ou crianças!

Óleos essenciais pt

Jasmim

O aroma fascinante do jasmim está associado à feminilidade. Devido ao seu efeito afrodisíaco sensual, esta flor sempre foi associada ao amor e ao erotismo – na Índia, o jasmim é exaltado como a rainha da noite e as flores de jasmim aparecem em numerosas representações de cenas de amor. O óleo essencial obtido a partir do jasmim pode ajudá-lo a superar as suas inibições para que se abra mais e expresse os seus sentimentos de forma mais clara. O jasmim tem também um efeito calmante e sedativo e é utilizado para aliviar a dor.

Camomila

O óleo essencial desta maravilhosa planta medicinal pertence a todos os armários de medicamentos, pois a camomila é um excelente anti-inflamatório e analgésico, o que o torna tão popular como um remédio para lesões como para constipações ou doenças gastrointestinais. O óleo essencial de camomila refrescante e suavemente perfumada, ajuda a aliviar os sintomas do frio, desbloqueando as vias respiratórias – sendo particularmente eficaz quando inalado – e alivia a inflamação dos seios nasais, bem como as membranas mucosas do nariz e da boca. Como é antibacteriano e estimulante da circulação, a camomila é frequentemente encontrada em cremes e pomadas – especialmente os destinados ao tratamento de feridas ou condições cutâneas como a acne. A nível psicológico, o efeito calmante, equilibrador e reconfortante da camomila significa que pode aliviar a ansiedade e a irritabilidade e melhorar o processamento das emoções.

Lavanda

Quem não conhece a fragrância intensa da lavanda? O suave aroma floral da lavanda faz-nos pensar nos vastos campos de flores púrpura da Provença e traz um relaxamento quase automático. Na natureza, este aroma serve para manter as pragas longe da planta. Para nós, humanos, o óleo essencial de lavanda é extremamente versátil, uma vez que pode ser tanto relaxante como motivante e estimulante. A lavanda pode ajudar com o excesso de estímulo e inquietação, bem como com insónia. Qualquer pessoa que tenha dificuldade em adormecer só precisa de pôr umas gotas na almofada ou no difusor de aroma e em breve irá para a terra de Nod. O efeito fortemente antisséptico da lavanda foi descoberto pelo fundador da aromaterapia moderna René-Maurice Gattefossé.

Óleos essenciais pt

Hortelã-Pimenta

Um óleo essencial popular e versátil que vem da hortelã-pimenta, pois tem um cheiro fresco, herbáceo e claro. O conteúdo de mentol de hortelã-pimenta é extremamente revigorante e clarificante, mas também pode ter um efeito analgésico. O seu efeito estimulante também melhora a concentração e os níveis de energia.

É um remédio particularmente eficaz para o tratamento de queixas como exaustão, fadiga e dificuldades de manter o foco e concentração.
IMPORTANTE: O óleo essencial obtido da hortelã-pimenta não é adequado para crianças ou bebés!

Alecrim

Tem dificuldade em começar bem o dia logo de manhã cedo? Ou será que as pessoas o descreveriam de facto como sendo um resmungão pela manhã? Se assim for, então o óleo essencial de alecrim pode ser o mais adequado para si, pois contém substâncias que melhoram e impulsionam a circulação. A erva que é conhecida pela sua utilização em pratos mediterrânicos tem muitas propriedades excelentes: não só melhora a concentração, mas também é revigorante e fortalecedora e ajuda a promover a clareza e os bloqueios energéticos claros. O alecrim pode ser encontrado no nosso óleo natural perfumado Refresh.

Sândalo

O cheiro quente e aveludado característico do óleo essencial de sândalo faz lembrar o Oriente. Como cheiro tipicamente associado ao homem – assemelha-se a uma feromona que se encontra na transpiração das axilas masculinas – o sândalo é frequentemente utilizado como ingrediente em aftershaves e fragrâncias masculinas. O óleo essencial não é apenas um afrodisíaco e inspirador, mas também tem um efeito centralizador e calmante. Anteriormente utilizado como incenso em cerimónias religiosas, hoje em dia o sândalo é frequentemente utilizado para meditação, uma vez que ajuda a aliviar a inquietação interior, a insatisfação e o excesso de estímulo.

Óleos essenciais pt

Tea tree

O efeito clarificante e desinfetante do óleo essencial de tea tree é bem conhecido; não é por acaso que o óleo essencial de tea tree é um ingrediente popular nos cosméticos de limpeza da pele para o rosto em particular. O óleo de ervas intensamente perfumado é mesmo um antisséptico, bactericida e fungicida cientificamente comprovado. A aplicação do óleo essencial de tea tree pode ter um efeito positivo se sofrer de letargia, indiferença, insegurança ou ansiedade devido às suas propriedades fortalecedoras, reanimadoras, clarificantes e de aumento da concentração.

Limão

Se morder um limão, experimenta imediatamente o efeito deste fruto amargo. O efeito revigorante e refrescante do óleo essencial é tão intenso como a experiência de morder um limão. A fragrância fresca e intensa dos citrinos afasta não só as traças e outras pragas, mas também as constipações – o óleo essencial de limão mata as bactérias e estimula a circulação. O seu efeito estimulante e revigorante também o fará sentir bem. O óleo essencial de limão e as suas propriedades vitalizantes podem ajudar a banir a fadiga e a apatia, ao aguçarem a mente e melhorarem a concentração. Associamos o aroma do limão que é frequentemente utilizado em produtos de limpeza, à própria limpeza, pureza e frescura. E há boas razões para isso: o óleo essencial de limão é um produto de limpeza extremamente eficaz e é também antibacteriano e antisséptico.

Encontrou a fragrância certa para as suas necessidades? O difusor de aromas certo para encher a sua casa com fragrância é tudo o que lhe falta? Temos uma vasta gama de difusores de aromas para que possa escolher. Encha o difusor de aromas com água, adicione algumas gotas do seu óleo perfumado escolhido, ligue-o e os óleos essenciais serão imediatamente libertados na sala como uma fina névoa perfumada. Agora experimente-o você mesmo!

Nota importante: Ao utilizar óleos essenciais, podem ocorrer efeitos secundários tais como erupções cutâneas, irritação da pele e alergias. Deve sempre consultar um especialista antes da utilização, especialmente no caso de pessoas em risco (crianças, mulheres grávidas e pessoas doentes). A utilização de óleos essenciais impróprios pode ser fatal para os bebés!

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close