A Aromaterapia em Portugal tem vindo a crescer ao longo dos ultimos anos. Os entusiastas da medicina alternativa subscreveram o poder dos óleos essenciais durante anos. Mas com a sua crescente disponibilidade (e reivindicação de benefícios para a saúde), está a tornar-se moda. Continue a ler para saber mais acerca de óleos utilizados na aromaterapia em Portugal.
“Os óleos essenciais são fantásticos. Têm muitos benefícios e as pessoas em Portugal utilizam cada vez mais oleos essenciais”, diz a especialista em medicina integradora Yufang Lin, MD. “O problema reside na forma como as pessoas os utilizam”.
Aqui está informação sobre 11 óleos essenciais de aromaterapia que pode encontrar em Portugal, os seus benefícios e a melhor forma de os utilizar.
O que são óleos essenciais?
Os óleos essenciais são extratos concentrados de plantas.
“As plantas são feitas de materiais estruturais e fitoquímicos. Estes químicos têm propriedades que não só beneficiam a planta como também beneficiam as pessoas”, explica a Dra. Lin.
É necessária uma enorme quantidade de material vegetal para tornar os óleos essenciais, o que pode tornar alguns deles caros. Por exemplo:
- Cerca de 250 quilos de flor de lavanda fazem 1 quilo de óleo essencial de lavanda.
- Cerca de 5.000 libras de pétalas de rosa ou bálsamo de limão fazem 1 quilo de óleo essencial de rosa ou bálsamo de limão.
“Porque é preciso tanto da planta para fazer um óleo essencial, é um poderoso remédio botânico”, diz o Dr. Lin.
Aqui estão alguns óleos essenciais comuns em Portugal e os seus benefícios:
Óleo essencial de lavanda
A lavanda é o óleo preferido da Dr. Lin. “É suave e tem muitos benefícios. Pode ser usado de várias maneiras”, diz ela.
Tente adicioná-lo a um banho ou difusor de óleos essenciais como aromaterapia, adicionar à água para fazer um spray de ambiente ou corporal, ou combinar com um óleo base para fazer óleo corporal.
A lavanda pode ajudar com o stress, a dor e o sono. “Antes da descoberta dos antissépticos, a lavanda era também utilizada como agente de limpeza nos hospitais”, diz a Dr. Lin.
Também houve estudos que mostram que a utilização de óleo de lavanda (e óleo de tea tree) pode potencialmente perturbar as hormonas em rapazes jovens.
Óleo essencial de tea tree
A Dra. Lin diz que a maioria das pessoas usa óleo de tea tree como antisséptico, antimicrobiano ou antifúngico. Também pode utilizá-lo para ajudar:
- Acne. “Pegue num cotonete e mergulhe-o em óleo essencial de tea tree. Depois, aplique-o diretamente sobre a acne – esta é uma exceção em que não é necessário diluí-lo”, diz a Dra. Lin. “Pode ajudar a tratar da acne mais rapidamente”.
- O pé do atleta e as lombrigas. “Dilua-o com um óleo base (uma base ou óleo vegetal como óleo de coco ou óleo de jojoba que ajuda a diluir os óleos essenciais) e coloque a mistura sobre a pele afetada”.
Uma nota de prudência: Uma vez que o óleo de tea tree pode ser neurotóxico, a Dra. Lin diz que não se deve difundi-lo se se tiver crianças pequenas ou animais em casa.
Óleo essencial de olíbano
Conhecido como o “rei dos óleos”, o incenso pode ajudar na inflamação, no humor e no sono. Estudos demonstraram que também pode melhorar a asma e pode prevenir doenças gengivais.
O óleo de olíbano tem um aroma a madeira, picante e pode ser usado como aromaterapia e pode ser encontrado em cremes para a pele. Assegura-se de diluir o óleo de olíbano antes de o aplicar na pele.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
O óleo de hortelã-pimenta é conhecido:
- Ser um anti-inflamatório, antifúngico e antimicrobiano.
- Aliviar as dores de cabeça.
- Combater a fadiga.
- Elevar o ânimo.
- Reduzir os espasmos intestinais.
- Apoiar a digestão.
- Apoiar a memória.
“O chá de hortelã-pimenta também pode acalmar o seu estômago, se tiver síndrome do intestino irritável ou irritação gástrica”, acrescenta a Dra. Lin. “É muito suave e fácil de usar”.
Ao utilizar o óleo de forma tópica, certifique-se de que o dilui.
Óleo essencial de eucalipto
O eucalipto é um grande óleo essencial para se ter à mão durante a estação fria. Acalma um nariz entupido abrindo os seios nasais para que se possa respirar mais facilmente. (O óleo de hortelã-pimenta também pode ajudar com isto).
Também pode aliviar a dor e combater o vírus do herpes simples graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Tomar precauções ao utilizar óleo de eucalipto, certificando-se de o diluir antes de o aplicar topicamente. Não deve ser ingerido e pode ter efeitos secundários perigosos em crianças e animais de estimação.
Óleo essencial de limão
Extraído da casca dos limões, o óleo de limão pode ser difundido no ar ou aplicado topicamente na sua pele com um óleo base. Este é um dos óleos que pode encontrar para aromaterapia em Portugal.
O óleo de limão é conhecido:
- Reduzir a ansiedade e a depressão.
- Reduzir a dor.
- Aliviar as náuseas.
- Matar bactérias.
Um estudo também afirma que a aromaterapia de óleos essenciais como o óleo de limão pode melhorar a função cognitiva das pessoas com a doença de Alzheimer.
O óleo de limão é seguro para aromaterapia e utilização tópica. Mas tem havido alguns relatos de que o óleo de limão pode tornar a sua pele mais sensível à luz solar e aumentar o seu risco de queimaduras solares. Evite a exposição direta à luz solar após a sua utilização. Isto inclui óleos de limão, lima, laranja, toranja, erva-príncipe e bergamota.
Óleo essencial de erva-príncipe
O óleo de erva-príncipe tem um forte aroma cítrico e é conhecido por ajudar a aliviar o stress, ansiedade e depressão.
As suas propriedades antibacterianas tornam-no um bom remédio natural para curar feridas e matar bactérias. Está provado que previne o crescimento de fungos encontrados no pé do atleta, no anel e na comichão dos atletas.
Um estudo descobriu que a utilização de óleo de erva-príncipe pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue nas pessoas com diabetes tipo 2.
Certifique-se de utilizar um óleo base antes de aplicar na sua pele.
Óleo essencial de laranja
O óleo de laranja é feito a partir das cascas dos citrinos. Este é um dos óleos que pode encontrar para aromaterapia em Portugal. Pode ser difundido no ar, topicamente na pele (com um óleo base) ou mesmo utilizado como produto de limpeza natural em sua casa.
O óleo de laranja é conhecido:
- Matar bactérias.
- Reduzir a ansiedade.
- Reduzir a dor.
O óleo de laranja tem o potencial de tornar a sua pele mais sensível à luz solar, por isso tenha cuidado ao utilizá-lo na sua pele e depois vá para o exterior.
Óleo essencial de alecrim
Provavelmente já chegou ao alecrim para adicionar sabor a algumas das suas receitas. Este é um dos óleos que pode encontrar para aromaterapia em Portugal. Mas usar óleo de alecrim também tem alguns benefícios adicionais como melhorar a função cerebral, promover o crescimento do cabelo, reduzir a dor e o stress, elevar o seu humor e reduzir a inflamação das articulações.
O óleo de alecrim é seguro para usar em aromaterapia e topicamente na pele com um óleo base. Se estiver grávida ou tiver epilepsia ou tensão arterial elevada, é aconselhável evitar o uso de óleo de alecrim.
Óleo essencial de bergamota
O que é a bergamota? Se é fã do chá Earl Grey, então já comeu bergamota. O óleo, que tem um aroma frutado e floral, pode ser difundido ou aplicado topicamente com um óleo base (mas pode tornar a sua pele sensível ao sol).
O óleo de bergamota é conhecido:
- Reduzir a ansiedade.
- Elevar o humor.
- Baixar a pressão sanguínea.
Óleo essencial de madeira de cedro
O óleo de madeira cedro, que tem propriedades antioxidantes e antibacterianas, é um ingrediente popular em repelente de insetos, champô e desodorizante com o seu aroma de madeira. Mas também se pode usar óleo de madeira de cedro para ajudar no sono e na ansiedade.
Pode usar óleo de madeira de cedro como aromaterapia, bem como um tratamento tópico misturado com um óleo base.
Aromaterapia Portugal : Conclusão
Cada vez mais as pessoas valorizam e acreditam nos poderes da Aromaterapia tanto em Portugal como no estrangeiro e é bom ver cada vez mais pessoas a usufruir dos beneficios da Aromaterapiao em Portugal.