Os benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta para a saúde incluem a sua capacidade de melhorar a digestão, aliviar problemas respiratórios, dores de cabeça, náuseas, febre, espasmos gástricos e intestinais, bem como dores. Devido à presença de mentol, mentona, e ésteres metílicos, hortelã-pimenta e óleo de hortelã-pimenta encontram amplas aplicações no fabrico de sabão, champô, cigarros, pasta de dentes, pastilhas elásticas, chá e gelado.
O que é o Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta?
A hortelã-pimenta é um cruzamento entre a hortelã-da-água e a hortelã-verde e é nativa da Europa. Esta erva antimicrobiana tem sido conhecida pelos seus usos medicinais, e a sua história impressionantemente longa confere-lhe frequentemente o prestigioso título de medicina mais antiga do mundo. Ao contrário de muitas outras ervas e óleos essenciais, numerosos benefícios para a saúde da hortelã-pimenta e do seu óleo têm sido estudados e comprovados pela ciência. Como resultado, este óleo é também vendido sob a forma de cápsulas e comprimidos, sendo mesmo prescrito por médicos de medicina alternativa e moderna. O óleo essencial de hortelã-pimenta também pode ser utilizado como aromatizante. Encontrará muito poucas pessoas que o considerem impróprio para o seu paladar.
O óleo contém numerosos minerais e nutrientes, incluindo manganês, ferro, magnésio, cálcio, ácido fólico, potássio e cobre. Contém também ácidos gordos ómega 3, vitamina A e vitamina C.
Benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta
Continue a ler para conhecer os benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta.
Reduz as dores musculares e articulares
O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser utilizado externamente para proporcionar alívio de dores musculares. Acredita-se que a presença de antagonismo de cálcio no óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a remover a dor das áreas afetadas. Em caso de lesão ou ferida, aplicar este óleo topicamente na área como óleo de massagem para reduzir o inchaço, aliviar a dor e eliminar as hipóteses de inflamação desconfortável das articulações. Além disso, o investigador Richard Weise patenteou uma composição de alívio da dor a partir de uma mistura de óleo de aloé vera, óleo de eucalipto, óleo de limão, óleo de laranja, óleo de hortelã-pimenta e óleo de alecrim.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde.
Previne a Sinusite
A inalação deste óleo ajuda a aliviar a congestão dos seios nasais e ajuda a prevenir outros problemas, incluindo congestão nasal, asma, bronquite, constipação e tosse.
Suprime o apetite
Tomar alguns cheiros de óleo de hortelã-pimenta ou aplicá-lo no seu peito ou templos pode ajudar a refrear os desejos e fazê-lo sentir-se cheio mais rapidamente.
Impulsiona a energia
Se tiver síndrome de fadiga crónica, o óleo de hortelã-pimenta pode ser muito benéfico. As suas propriedades analgésicas ajudam a melhorar os níveis de energia, concentração e concentração e, assim, ajudam-no a trabalhar melhor no seu dia-a-dia.
Previne a alergia
O óleo de hortelã-pimenta juntamente com o óleo de cravo e de eucalipto pode ajudar a prevenir o risco de alergias, relaxando as passagens nasais e limpando o nariz de qualquer lama e pólen.
Ajuda com TDAH
Esfregar algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta na camisa ou no peito do seu filho pode prevenir a TDAH, melhorando a atenção e a concentração.
Anti Comichão
Se tiver uma erupção cutânea que lhe dá comichão ou hera venenosa, pode usar óleo de hortelã-pimenta para a suavizar e aliviar.
Reduz a Febre
Também arrefece na natureza e é subsequentemente utilizado para reduzir a febre. É frequentemente chamado “refrigerante”, o que significa que pode proporcionar uma sensação de frio intenso a qualquer área afetada.
Cuidados com a Pele
O óleo de hortelã-pimenta contém mentol, o que é bom para a pele porque dá uma sensação de arrefecimento. Além disso, nutre a pele baça e melhora a textura da pele oleosa ou gordurosa.
Limpa o Acne
Um dos benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta é que ajuda a limpar naturalmente a acne, mantendo a pele livre de quaisquer alergénios ou bactérias causadoras de borbulhas.
Alivia a Dor de Cabeça
O óleo essencial de hortelã-pimenta é um bom remédio caseiro para náuseas e dores de cabeça devido às suas propriedades refrescantes e anti-inflamatórias, dizem investigadores da Clínica Neurológica da Universidade de Kiel, Alemanha. Para aliviar rapidamente a dor de cabeça, basta aplicá-lo numa forma diluída diretamente na testa ou nas têmporas. A inalação deste óleo pode eliminar os efeitos das náuseas e do enjoo por causa dos seus efeitos relaxantes e suavizantes. Além disso, reduz a dor de enxaquecas em certos pacientes nos 15 minutos seguintes à aplicação tópica, de acordo com um estudo realizado em 2007.
Promove o Crescimento do Cabelo
O óleo essencial de hortelã-pimenta tem efeitos antissépticos, regenerativos e estimulantes, que ajudam a aliviar o couro cabeludo seco e a irritação, estimulam o crescimento do cabelo para aqueles que sofrem de calvície e dão ao cabelo um aspeto brilhante e fresco. Os inventores Tadashi Fukuma e Renzo Hattori patentearam uma fórmula que atua como estimulante do crescimento do cabelo, o que envolveu também o uso de óleo essencial de hortelã-pimenta.
Usos do Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta
Champô: Pode misturar óleo essencial de hortelã-pimenta com o seu champô para tratar a caspa e os piolhos. O óleo essencial de hortelã-pimenta também pode ser encontrado em muitos outros produtos capilares e soluções alternativas para a calvície, caspa e outras condições relacionadas com o cabelo.
Repelente de insetos: Carraças, formigas, aranhas, baratas, ratos e outros insetos podem ser facilmente mantidos longe de casa, utilizando óleo essencial de hortelã-pimenta.
Cuidados com as unhas: Há uma investigação significativa que mostra que uma aplicação tópica de óleo pode reduzir as hipóteses de infeção por fungos nas unhas.
Dentição: Use uma mistura de óleo essencial de hortelã-pimenta e óleo de coco (proporção 1:1) para ajudar o seu filho a suportar a dor da dentição. Pode aplicá-lo suavemente nas suas gengivas.
Queimaduras solares: Ao hidratar a pele queimada e aliviar a dor, o óleo essencial de hortelã-pimenta é uma receita caseira para queimaduras solares. Só é necessário misturá-lo com óleo de coco e depois aplicá-lo na zona afetada.
Palavra de Cautela: Há alguns riscos na utilização de demasiado óleo essencial de hortelã-pimenta, incluindo os seguintes:
- Reações alérgicas como rubor, espasmos de língua e feridas na boca
- Azia
- Dores de cabeça
- Ardor anal
Aplicam-se as mesmas regras à utilização de óleo essencial de hortelã-pimenta que a qualquer outro suplemento alternativo ou mudança dietética; fale com um médico e se não consultar um profissional, comece com pequenas doses tópicas ou testes de contacto cutâneos para ver como afeta o seu sistema.