O óleo essencial de bergamota é um óleo muito saudável e benéfico. É amplamente utilizado como desodorizante, vulnerário, vermífugo, antibiótico, antisséptico, antiespasmódico e sedativo. Também atua como analgésico, antidepressivo, desinfetante, febrífugo, cicatrizante, e substância digestiva.
A bergamota é um citrino tropical, que vem do tamanho de uma laranja e da cor de uma lima ou de um limão. O nome científico da bergamota é Citrus aurantium var. ou Citrus bergamia. É uma planta tropical, mas prospera também na Europa.
O que é Óleo Essencial de Bergamota?
O óleo essencial de bergamota é extraído da casca do fruto da bergamota. O poderoso aroma doce do óleo essencial de bergamota torna-o um componente popular nos perfumes, e é frequentemente utilizado como a “nota de topo”. É derivado da compressão a frio, ao contrário da destilação a vapor através da qual muitos outros óleos essenciais são derivados.
Uma das aplicações mais comuns que pode não estar ciente é a sua utilização na preparação do chá preto. A inclusão do óleo essencial de bergamota no chá preto normal recebe um nome diferente – Earl Gray!
A composição química deste óleo inclui alfa-pineno, alfa-bergapten, alfa-terpineol, limoneno, linalol, acetato de linalil, nerol, acetato de neril, beta bisaboleno, geraniol, acetato de geraniol, e mirceno.
Benefícios para a Saúde
O óleo essencial de Bergamota tem uma série de utilizações devido às suas propriedades medicinais. Vamos explorar abaixo os seus benefícios para a saúde.
Ajuda a Aliviar a Depressão
O óleo essencial de bergamota ajuda-o a aliviar os sinais de depressão.
Um estudo publicado em 2011 declarou que o óleo essencial de bergamota contém ingredientes como o alfa-pineno e o limoneno. Os compostos surpreendentes são terapêuticos e estimulantes na natureza. Ajudam a gerar uma sensação de calma e tornam-no mais relaxado.
Um artigo publicado na revista Phytotherapy Research em 2017 revelou que o impacto hormonal deste óleo essencial é parte da razão pela qual é tão poderoso nestas condições neurológicas e mentais.
Ajuda a Baixar os Níveis de Açúcar no Sangue
O óleo essencial de bergamota também ajuda a estimular as secreções hormonais, ajudando assim a manter taxas metabólicas adequadas. Este efeito estimulante também aumenta a secreção de sucos digestivos, bílis e insulina. Isto ajuda na digestão, absorção adequada dos nutrientes, assimilação e decomposição do açúcar e a consequente diminuição do açúcar no sangue.
Previne Infeções
Pesquisas conduzidas pelo Departamento de Ciências da Droga e Produtos para a Saúde, Universidade de Messina, Itália, sugerem que determinado óleo essencial de bergamota é antibiótico e desinfetante na natureza.
De acordo com a investigação realizada em 2007, o óleo essencial de bergamota tem a capacidade de inibir o crescimento de germes, vírus e fungos. Pode também acabar eficazmente com as infeções, incluindo as da pele. Quando é utilizado regularmente com água de banho ou em sabonetes, a pele e o cabelo permanecem protegidos de infeções e tornam-se brilhantes. Cura também infeções no cólon, intestinos, vias urinárias e rins.
Reduz a Dor
A investigação realizada na Universidade da Calábria concluiu que o óleo essencial de bergamota ajuda a reduzir a sensação de dor no corpo. Estimula a secreção de certas hormonas que diminuem a sensibilidade dos nervos à dor. Por conseguinte, é muito útil em caso de dores de cabeça, entorses, dores musculares ou quaisquer outros sintomas/males que exijam uma dose pesada de comprimidos analgésicos. Isto significa que se pode evitar os efeitos secundários perigosos de muitos medicamentos para a dor de mercados de venda livre, que têm frequentemente efeitos secundários adversos e podem danificar o fígado e os rins, bem como causar diluição do sangue e insónia.
Relaxante & Sedativo
Os flavonoides presentes no óleo essencial de bergamota são também muito bons relaxantes. Acalmam os nervos e reduzem a tensão nervosa, ansiedade e stress, tudo isto pode ajudar a tratar doenças associadas ao stress, tais como tensão arterial elevada, insónia e depressão. Podem também estimular a atividade de certas hormonas no corpo como a dopamina e a serotonina, que induzem sensações de relaxamento e sedação. Pode ajudar se o utilizar num difusor de óleos essenciais.
Ajuda na Digestão
O óleo essencial de bergamota ativa e aumenta as secreções dos ácidos digestivos, enzimas, e bílis, facilitando assim a digestão. Também sincroniza e regula o movimento peristáltico dos intestinos e, desta forma, acelera o processo digestivo e reduz a tensão do trato intestinal. Desta forma, este óleo essencial pode reduzir a obstipação, tornar os movimentos intestinais regulares, e prevenir complicações gastrointestinais.
Além disso, como mencionado numa pesquisa publicada na School of Health, The University of Northampton, UK, o óleo essencial de bergamota ajuda a manter o intestino saudável e a reduzir o risco de intoxicação alimentar.
Cuidados com a Pele
Estudos sugerem que o óleo essencial de bergamota também ajuda a manter a juventude da pele. Esta propriedade do óleo de bergamota é a razão por detrás da sua extensa utilização em cosméticos tais como sabonetes de beleza, cremes e loções. O cicatrizante da bergamota ajuda a sarar cicatrizes e outras marcas na pele. Também torna a distribuição de pigmentos e melanina uniforme, resultando no desvanecimento de marcas e num tom de pele uniforme e atraente. Este óleo essencial é normalmente utilizado para eliminar os efeitos desagradáveis da acne, o que pode deixar cicatrizes notáveis nas áreas afetadas durante muitos anos.
Induz Frescura
O óleo essencial de Bergamota é popular entre a geração mais jovem que está sempre a experimentar novos desodorizantes, à procura de algo refrescante e natural. Este óleo essencial é um excelente desodorizante. O aroma refrescante e as propriedades desinfetantes do óleo de bergamota inibem o crescimento de germes que causam o odor corporal. Isto torna-o um sistema de entrega eficaz e atrativo como desodorizante. Os odores a citrinos são muito poderosos e podem superar ou eliminar muitos outros odores, razão pela qual este óleo é também utilizado em ambientadores e pulverizadores de aromas.
Alivia os Espasmos
Relaxa nervos e músculos, dando assim um alívio rápido de cólicas, convulsões e contrações musculares dolorosas. Isto também pode ser importante para pessoas com tosse crónica, condições respiratórias ou asma, o que é semelhante a uma reação espasmódica.
Cicatrização Rápida
As mesmas propriedades desinfetantes e antibióticas do óleo essencial de bergamota tornam-no também um bom agente antisséptico. Não só promove a cura rápida de feridas, fissuras na pele e calcanhares, úlceras, eczema e comichão, mas também protege as feridas de se tornarem sépticas e desenvolverem tétano mortal. Também trata e cura os efeitos de outras infeções e inibe a formação de novas infeções.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde.