11 Beneficios do Óleo Essencial de Mirra

Pode estar familiarizado com a mirra das histórias bíblicas, mesmo que não tenha a certeza do que é. Continue a ler para saber mais sobre o óleo essencial de mirra.

A mirra é uma seiva seca castanha-avermelhada de uma árvore espinhosa – Commiphora myrrha, também conhecida como C. molmol – que é nativa do nordeste de África e do sudoeste da Ásia.

Um processo de destilação a vapor é utilizado para extrair óleo essencial da mirra, que é de cor âmbar a castanho e tem um cheiro a terra.

A mirra tem sido utilizada há muito tempo na medicina tradicional chinesa e na medicina ayurvédica. Os cientistas estão agora a testar as potenciais utilizações do óleo, incluindo para dores, infeções e feridas na pele.

Aqui estão 11 benefícios para a saúde e utilizações do óleo essencial de mirra, com base científica.

1. Mata Bactérias Nocivas

Os antigos egípcios usavam mirra e outros óleos essenciais para embalsamar múmias, uma vez que os óleos não só fornecem um odor agradável como também uma lenta decomposição. Os cientistas sabem agora que isto se deve ao facto de os óleos matarem bactérias e outros micróbios.

Além disso, nos tempos bíblicos, o incenso de mirra – muitas vezes em combinação com incenso franco – era queimado em locais de culto para ajudar a purificar o ar e prevenir a propagação de doenças contagiosas, incluindo as causadas por bactérias.

Um estudo recente descobriu que a queima de mirra e incenso de olíbano reduziu a contagem bacteriana no ar em 68%.

Pesquisas preliminares com animais sugerem que a mirra pode matar diretamente bactérias, bem como estimular o sistema imunitário a fazer mais glóbulos brancos, que também matam bactérias.

Em estudos com tubos de ensaio, o óleo essencial de mirra tem efeitos fortes contra várias bactérias infeciosas, incluindo algumas resistentes aos medicamentos.

Num estudo com tubo de ensaio, o óleo essencial com uma diluição baixa de 0,1% matou todas as bactérias adormecidas da doença de Lyme, que podem persistir em algumas pessoas após o tratamento com antibióticos e continuar a causar doenças.

Ainda assim, são necessários mais estudos para determinar se o óleo essencial de mirra pode tratar infeções persistentes da Lyme.

Mirra óleo essencial

2. Pode ajudar na saúde oral

Devido às suas propriedades antimicrobianas, a mirra tem sido tradicionalmente utilizada para tratar infeções orais e inflamações.

Alguns produtos naturais para lavar a boca e pasta de dentes contêm óleo essencial de mirra, que é aprovado como aromatizante pela FDA.

Além disso, quando pessoas com doença de Behçet – um distúrbio inflamatório – utilizavam um colutório de mirra para tratar feridas bucais dolorosas quatro vezes por dia durante uma semana, 50% delas tinham um alívio completo da dor e 19% tinham uma cura completa das suas feridas bucais).

Estudos com tubos de ensaio sugerem que o colutório contendo óleo essencial de mirra também pode ajudar a gengivite, que é a inflamação das gengivas à volta dos dentes devido a uma acumulação de placa bacteriana.

No entanto, são necessários mais estudos para confirmar estes benefícios.

Tenha em mente que nunca deve engolir produtos de cuidado oral de mirra, pois doses elevadas de mirra podem ser tóxicas.

Além disso, se tiver uma cirurgia oral, pode ser melhor evitar o elixir bucal de mirra durante a cura. Um estudo com tubo de ensaio descobriu que os pontos – especialmente os de seda – podem degradar-se quando expostos à mirra, embora se tenham mantido nas doses tipicamente encontradas no elixir bucal.

3. Ajuda a saúde da pele e pode ajudar a curar feridas

Os usos tradicionais da mirra incluem o tratamento de feridas e infeções cutâneas. Hoje em dia, os cientistas estão a testar estas aplicações.

Um estudo com tubos de ensaio de células da pele humana descobriu que uma mistura de óleo essencial contendo mirra ajudava a curar feridas.

Outro estudo observou que a mirra e outros óleos essenciais aplicados através de banhos ajudavam as mães a curar feridas cutâneas de partos vaginais.

Contudo, foram utilizados vários óleos simultaneamente nestes estudos, pelo que os efeitos individuais da mirra para a cicatrização de feridas não são claros.

Os estudos específicos sobre o óleo essencial de mirra são mais reveladores.

Um estudo com tubos de ensaio em 247 combinações diferentes de óleos essenciais descobriu que o óleo essencial de mirra misturado com óleo essencial de sândalo era especialmente eficaz para matar micróbios que infetam feridas cutâneas.

Além disso, num estudo com tubo de ensaio, só o óleo de mirra inibiu 43-61% do crescimento de cinco fungos que causam condições cutâneas, incluindo a micose e o pé de atleta.

A investigação humana é necessária para confirmar estes benefícios. No entanto, se quiser experimentar a mirra para a saúde geral da pele, muitas pomadas e sabonetes naturais contêm-na. Também pode aplicar óleo essencial de mirra diluído diretamente na sua pele.

Mirra óleo essencial

4. Combate a dor e o inchaço

A dor – tais como dores de cabeça, dores nas articulações e dores nas costas – é uma queixa comum.

O óleo essencial de mirra contém compostos que interagem com os recetores opióides e dizem ao seu cérebro que não tem dores. A mirra também bloqueia a produção de produtos químicos inflamatórios que podem levar ao inchaço e à dor.

Quando as pessoas propensas a dores de cabeça tomaram um suplemento multi-ingredientes contendo compostos de mirra que aliviam a dor, as suas dores de cabeça foram reduzidas em cerca de dois terços durante o estudo de seis meses.

É necessária mais investigação para confirmar estes benefícios. O suplemento testado não está disponível nos EUA, e a ingestão de óleo essencial de mirra não é recomendada.

É possível comprar óleos para massagem homeopáticos contendo mirra e outros óleos essenciais destinados a aliviar a dor quando aplicados diretamente em partes dolorosas do corpo. No entanto, estes ainda não foram estudados.

5. Pode ser um poderoso antioxidante

A mirra pode ser um poderoso antioxidante, um composto que combate os danos oxidativos.

Os danos oxidativos dos radicais livres contribuem para o envelhecimento e algumas doenças.

Um estudo com tubo de ensaio descobriu que o óleo essencial de mirra era mais eficaz do que a vitamina E, um poderoso antioxidante, no combate aos radicais livres.

Além disso, num estudo com animais, o óleo essencial de mirra ajudou a proteger o fígado contra danos oxidativos induzidos pelo chumbo, em proporção direta à quantidade de mirra dada antes da exposição ao chumbo.

Não se sabe se a inalação do óleo essencial de mirra ou a sua aplicação tópica – que são duas utilizações seguras do óleo essencial de mirra para as pessoas – ajuda a proteger o seu corpo contra os danos oxidativos.

Mirra óleo essencial

6. Mata alguns parasitas

Pode ser infetado por parasitas de muitas fontes, incluindo animais de estimação, atividade sexual e alimentos ou água contaminados.

Duas infeções parasitárias comuns nos EUA são a tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível, e a giardíase, uma infeção intestinal.

Num estudo preliminar, as mulheres que não responderam ao tratamento padrão da tricomoníase receberam um medicamento oral, Mirazid, feito de seiva de mirra e do seu óleo essencial. Cerca de 85% delas foram curadas da infeção.

Além disso, um estudo com animais descobriu que o mesmo medicamento para a mirra tratou eficazmente a giardíase.

Algumas investigações humanas sugerem que este medicamento de mirra também pode ser eficaz contra o parasita Fasciola gigantica, que pode causar doenças hepáticas e dos canais biliares. No entanto, outros estudos não conseguiram ver um benefício.

O Mirazid não é amplamente prescrito neste momento.

Embora seja necessária mais investigação, a mirra e o seu óleo essencial podem ser úteis no tratamento de parasitas, especialmente em casos de resistência aos medicamentos. A ingestão de óleo essencial de mirra não é aconselhada, e a segurança a longo prazo deve ser avaliada.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Outros benefícios potenciais do óleo essencial de Mirra

Os cientistas estão a testar outras utilizações potenciais do óleo essencial de mirra e dos seus compostos benéficos. As seguintes aplicações estão a ser estudadas:

7. Protetor solar: Um estudo com tubos de ensaio descobriu que o protetor solar SPF 15 com óleo essencial de mirra adicionado era significativamente mais eficaz no bloqueio dos raios ultravioleta do que apenas o protetor solar. Por si só, este óleo essencial não era tão eficaz como o protetor solar.

8. Cancro: Estudos com tubos de ensaio sugerem que o óleo essencial de mirra pode ajudar a matar ou retardar o crescimento de células cancerosas do fígado, próstata, mama e pele. No entanto, isto ainda não foi testado em pessoas.

9. Saúde intestinal: Um estudo com animais indica que os compostos de mirra podem ajudar a tratar espasmos intestinais relacionados com a síndrome do intestino irritável. Outro estudo com animais sugere que a mirra pode ajudar a tratar úlceras do estômago.

10. Bolor: Estudos com tubos de ensaio observam que o óleo essencial de mirra pode ajudar a matar o bolor, incluindo Aspergillus niger, que geralmente aparece como bolor nas paredes húmidas, e A. flavus, que causa deterioração e contaminação dos alimentos pelo bolor.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close