Óleo Essencial Tea Tree: 10 Benefícios

1. Matar bactérias

O óleo de tea tree contém um composto chamado terpinen-4-ol, que é conhecido por matar certas bactérias e vírus. Muitas das aplicações que discutiremos aqui dizem respeito a esta habilidade útil do óleo essencial de tea tree. Pode utilizar o óleo de tea tree para desinfetar superfícies na sua casa, para higienizar as mãos, e como antisséptico para pequenos cortes e pele esfolada.

É importante notar, contudo, que o óleo de tea tree só mata certos tipos de bactérias, vírus e fungos. É ótimo para usar numa pitada ou em situações em que não se queira usar produtos químicos mais duros. Mas especialmente no nosso mundo dominado pela pandemia, não se quer depender demasiado do óleo de tea tree para matar todos os germes.

2. Repelir insetos

Dás por ti a evitar longas noites de Verão no alpendre dos fundos, porque és comido vivo por melgas, mosquitos e bichos-de-pé? O óleo de tea tree pode devolver-lhe aquelas adoráveis noites intermináveis de Verão. Pode atuar como repelente natural de insetos, matando ou banindo mosquitos, carraças, pulgas, formigas de fogo, aranhas, percevejos e abelhas.

Um estudo de laboratório mostrou que o óleo de tea tree pode ser ainda mais eficaz a repelir insetos do que o DEET, o ingrediente ativo na maioria dos sprays para insetos. Pode-se fazer uma pulverização natural de insetos diluindo o óleo de tea tree em água destilada. Como discutiremos mais tarde, nunca se deve usar óleo de tea tree não diluído diretamente na pele.

3. Banir os odores

Devido às propriedades antifúngicas do óleo de tea tree, também pode ser uma ótima forma de banir os odores indesejados. Tem um canto mofado da sua cozinha ou lavandaria que parece não conseguir limpar? Pulverize um pouco de óleo de tea tree sobre ele e veja esse cheiro a mofo desaparecer.

O óleo essencial de tea tree também pode funcionar como um desodorizante natural se quiser evitar os químicos que as marcas mais populares utilizam. Pode combinar óleo essencial de tea tree com manteiga de carité, óleo de coco, cera de abelha, e alguns outros ingredientes para fazer um desodorizante natural que o manterá com cheiro fresco durante todo o dia. No entanto, é importante notar que este só funciona como desodorizante, não como antitranspirante.

Pode também funcionar num difusor de óleos essenciais.

Óleo essencial tea tree

4. Ajudar na cicatrização de feridas

Há algumas provas de que o óleo essencial de tea tree pode realmente ajudar a promover a cura de feridas. Mencionámos que por vezes pode ser usado como antisséptico para pequenos cortes e arranhões para prevenir infeções. Mas para além de prevenir danos, o óleo de tea tree pode de facto ajudar as feridas a sarar melhor e mais rapidamente.

O óleo essencial de tea tree ajuda a melhorar a inflamação em torno de uma ferida, bem como a desencadear a produção de glóbulos brancos. Os seus glóbulos brancos são uma parte importante do seu sistema imunitário, bem como ajudam a regenerar os tecidos danificados. Um pequeno estudo mostrou que o óleo essencial de tea tree pode ajudar a diminuir o tempo de cicatrização das feridas para a maioria das pessoas.

5. Combater a acne

Quanto tempo passa a olhar para um espelho, a espreitar, a apetar e a espremer borbulhas e pontos negros? Combater a acne pode ser terrível, e não há muitas opções de tratamento. Pode usar medicamentos bastante agressivos que podem ter uma série de efeitos secundários nocivos ou tentar viver com a sua tez e esperar que esta melhore com o tempo.

O óleo de tea tree pode ser uma ótima forma de aliviar a acne sem se expor a produtos químicos duros. Alguns estudos sugeriram que o óleo de árvore de chá pode ser tão eficaz como o peróxido de benzoílo, o principal ingrediente na maioria dos tratamentos contra a acne. Pode ajudar a reduzir tanto o número como a gravidade das fugas e manter a sua pele naturalmente bonita.

6. Gerir os fungos das unhas

As infeções fúngicas das unhas não são bonitas, e podem tornar embaraçoso tirar os sapatos à volta das pessoas. Como o nome sugere, estas infeções de unhas são causadas por um fungo, e se nos lembrarmos, o óleo essencial de tea tree pode ser um grande antifúngico. Em algumas situações, o óleo de tea tree pode ajudar a gerir naturalmente uma infeção das unhas.

É importante falar com o seu médico antes de começar a usar qualquer tipo de tratamento, natural ou não. Algumas infeções das unhas podem ser muito perigosas, e o óleo essencial de tea tree pode não funcionar em mais casos graves. Se planeia utilizar óleo tea tree para tratar uma infeção das unhas, marque primeiro uma consulta com o seu médico.

Óleo essencial tea tree

7. Suavizar a inflamação

Uma das outras coisas o óleo essencial de tea tree é ótimo para acalmar a inflamação, especialmente as inflamações cutâneas. Parte da razão pela qual o óleo de tea tree é tão bom para a acne é que ajuda a arrefecer essa vermelhidão e a uniformizar a sua tez. Mas também pode ser útil para outras condições inflamatórias da pele.

Se tiver uma reação cutânea alérgica a algo, uma pomada de óleo de tea tree pode ajudar a acalmar alguma dessa irritação. Também pode ser útil com a comichão das picadas de insetos para evitar coce a ferida. Como sempre, fale com o seu médico antes de começar a usar óleo essencial de tea tree para gerir qualquer tipo de condição diagnosticada.

8. Minimizar a caspa

A luta contra a caspa pode ser difícil e embaraçosa. Poderá sentir que a sua única opção é usar champôs de caspa agressivos que incluem sulfatos que podem danificar as suas fechaduras. Felizmente, o óleo de tea tree pode ser uma ótima forma natural de gerir a caspa sem tirar todo o óleo saudável do seu cabelo.

Se estiver a combater a caspa, procure um champô sem sulfatos que inclua óleo de tea tree. Talvez queira dar algum tempo a isto para trabalhar antes de decidir se funciona para si. Em alguns casos, pode demorar um mês ou mais para que os resultados comecem a aparecer por completo.

9. Tratar o pé de atleta

O pé do atleta pode ser desconfortável e embaraçoso, para não falar das dificuldades de tratamento. Muitas vezes, as pessoas terão de usar cremes e loções tópicas para o tratar, o que pode expô-lo a produtos químicos e efeitos secundários difíceis de tratar. Mas a boa notícia é que o pé do atleta é causado por uma infeção fúngica.

O óleo essencial de tea tree pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas do pé de atleta de forma natural. Procure um bom creme de óleo de tea tree e aplique-o aos pés pelo menos duas vezes por dia. E, como sempre, consulte o seu médico antes de começar a automedicar-se para qualquer tipo de condição.

Óleo essencial tea tree

10. Livrar-se dos piolhos

Muitos de nós acabamos com piolhos em algum momento das nossas vidas, e lidar com eles pode ser uma chatice. É preciso usar champôs especiais, arranjar um pente de nitrogénio, e tentar evitar chegar perto dos seus amigos. Felizmente, o óleo essencial de tea tree pode ajudar a gerir as pequenas pragas irritantes e a limpar e limpar novamente o seu couro cabeludo.

A fim de obter todos os benefícios do óleo de tea tree para piolhos, deve ser utilizado em combinação com óleo de lavanda. É importante notar que esta combinação não se livrará dos piolhos adultos, apenas dos ovos. E nunca deve colocar óleo essencial não diluído diretamente no seu couro cabeludo ou em qualquer outra parte do seu corpo.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Jojoba e os seus benefícios para a saúde. 

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close