Os benefícios para a saúde do óleo essencial de arruda podem ser atribuídos às suas propriedades como antídoto, bem como sendo: antiartrítico, antirreumático, antibacteriano, antifúngico, inseticida, sedativo, digestivo, antiepiléptico, anti-inflamatório e como ativo anti-histeria.
O que é o óleo essencial de arruda?
O óleo essencial de arruda é extraído por destilação a vapor das plantas frescas de arruda, que tem o nome botânico de “Ruta graveolens”. Os principais componentes deste óleo são bergapteno, butanona, nonanona, acetato de nonila, psoraleno, undecanona e xantotoxina.
Arruda, ou “Ruta” como é comumente conhecido, tem sido um item bem conhecido em vários medicamentos homeopáticos e, como a maioria dos extratos de ervas dos quais esses medicamentos são feitos, é muito tóxico. Isto é, ironicamente, é esta toxicidade da arruda que a torna útil como remédio.
Benefícios para a saúde do óleo essencial de arruda
Vamos explorar os benefícios deste óleo essencial.
Elimina o crescimento de fungos
A natureza tóxica do óleo essencial de arruda explica suas propriedades antifúngicas. Pode efetivamente acabar com o crescimento de fungos dentro e fora do corpo e pode fornecer proteção contra doenças fúngicas como pé de atleta, dermatite, descamação da pele e vários tipos de intoxicação alimentar.
Antídoto
Por ser tóxico, o óleo essencial de arruda atua como antídoto para vários outros venenos e pode ser administrado contra sintomas de envenenamento. No entanto, é eficaz em neurotoxinas, não em hemotoxinas. Também pode ser útil para combater o envenenamento e induzir o vômito caso alguma substância venenosa seja ingerida. É particularmente benéfico contra intoxicação por narcóticos, picadas de cobras venenosas (cobras e cobras-rei, que têm veneno neurotóxico, exceto víboras porque têm veneno hemotóxico) e picadas de insetos.
Propriedades antibacterianas
A natureza tóxica do óleo essencial de arruda é eficaz em matar bactérias e prevenir infeções bacterianas. Se tiver de ser tomado por via oral, o que normalmente não é recomendado, deve ser tomado em concentrações muito brandas e sob a supervisão de um especialista. Pode ajudá-lo a se livrar da intoxicação alimentar por bactérias como salmonela, infeções bacterianas no cólon, intestinos e trato urinário, bem como infeções na pele.
Um estudo publicado no “Journal of Laboratory Physicians” em 2018 encontrou atividade antibacteriana favorável na arruda. No entanto, concluiu-se que investigação adicional fosse necessária.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde.
Inseticida
Este é mais um aspeto brilhante das propriedades tóxicas deste óleo. O óleo essencial de arruda é mais tóxico para os insetos e, portanto, é eficaz para matá-los e afastá-los. Pode ser usado em vaporizadores ou difusores, fumigantes, queimadores e bastões de incenso para afastar insetos.
Antiartrítico e antirreumático
O óleo essencial de arruda é eficaz na redução da dor nas articulações associada à artrite e ao reumatismo devido aos seus efeitos de dessensibilização e entorpecimento, que funcionam de maneira semelhante a um anestésico.
Sedativo nervoso
A natureza neurotóxica do óleo essencial de arruda atua como um sedativo para os nervos e acalma distúrbios e aflições nervosas, convulsões e hiperatividade nervosa, que muitas vezes podem resultar em membros trêmulos e ações involuntárias descontroladas.
Melhora a digestão
Embora não seja conhecido por promover a digestão, pode ajudar a aliviar a indigestão, principalmente problemas digestivos resultantes de infeções ou atividades bacterianas.
Antiepilético e anti-histérico
Sendo um sedativo nervoso, é muito eficaz no combate a ataques epiléticos e histéricos. As neurotoxinas deste óleo induzem dormência nos nervos e os tornam completamente relaxados e dessensibilizados, tornando o paciente calmo, inativo e tranquilizado.
Outros benefícios
Pode ser usado como desinfetante e no tratamento de furúnculos e verrugas, além de inchaços resultantes de picadas e picadas de insetos.
Palavra de Advertência: Deve-se ter o máximo cuidado ao manusear este óleo essencial de arruda e o contato direto com a pele ou os olhos, tal como o cheiro ou a ingestão, devem ser evitados. Atua como irritante para a pele e mucosas e é foto tóxico, neurotóxico e abortivo. Sendo um abortivo, pode resultar em abortos acidentais, por isso deve ser estritamente evitado durante a gravidez.
Mistura: Combina bem com os óleos essenciais de louro, benjoim, camomila, erva-doce, incenso, mirra, tomilho, poejo e absinto.
Usos tradicionais
Fornece alívio da dor da artrite e trata entorses, bem como contusões.
É útil para contusões, feridas, varizes, esforço físico excessivo, problemas dentários, pés e tornozelos doloridos e rigidez dolorosa nas mãos e pulsos.
É um tratamento eficaz para coceira na pele, cicatrização de sangramento, hemorroidas externas e internas.