O que é o óleo de coco?
O óleo de coco é um óleo comestível extraído da polpa de cocos maduros e colhido da palmeira de coco, um membro da família de plantas Arecaceae. Os cocos, apesar do nome, não são tecnicamente frutos de casca dura, mas drupas (uma fruta com uma única semente). Leia o artigo para conhecer os benefícios do óleo de coco.
Seja ao beber água de coco, usar o óleo como hidratante ou adicionar uma colherada a bolos, vimos o coco ganhar destaque nas nossas cozinhas e casas de banho. O óleo de coco virgem é considerado de qualidade superior ao óleo de coco refinado e é considerado mais rico em polifenóis antioxidantes, bem como em nutrientes como a vitamina E.
Os 5 principais benefícios para a saúde do óleo de coco
1. Contém ácidos gordos de cadeia média
O óleo de coco é diferente de outros óleos dietéticos, porque é composto principalmente por ácidos gordos de cadeia média (MCFAs), enquanto que a maioria dos outros óleos são quase inteiramente ácidos gordos de cadeia longa. Isto significa que os ácidos gordos do óleo de coco são compostos por uma cadeia de seis a 12 átomos de carbono, em oposição aos mais de 12 encontrados em ácidos gordos de cadeia longa. Esta diferença na estrutura tem todos os tipos de implicações, desde como o óleo é digerido até como ele influencia o seu corpo.
2. Possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antifúngicas
Cerca de 50% dos MCFAs no óleo de coco são um tipo chamado ácido láurico, que contribui para as propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antifúngicas do óleo.

3. Pode ser útil no tratamento de doenças da pele
Evidências limitadas, mas consistentes, parecem apoiar o uso tópico do óleo de coco como um dos óleos essenciais para a prevenção e tratamento de casos leves a moderados de doenças crónicas da pele, como a dermatite atópica. Também demonstrou aliviar algumas condições complexas da pele, como eczema ou psoríase.
4. Pode proteger o cabelo de danos
O ácido láurico no óleo de coco parece ter uma alta afinidade pela proteína do cabelo e, devido à forma como o óleo é estruturado, é capaz de penetrar no interior da haste capilar. Isto significa que o óleo de coco e os produtos feitos a partir dele podem ser úteis na prevenção da danificação do cabelo causada pela perda de proteínas devido à escovagem do cabelo e à exposição aos raios ultravioleta (UV). No entanto, mais estudos são necessários para confirmar este efeito.
5. Pode ser útil na prevenção de cáries dentárias
Oil pulling é um remédio ayurvédico tradicional originalmente praticado na Índia antiga para a manutenção da saúde bucal. Estudos mais recentes sugerem que a prática do uso do óleo de coco pode ser benéfica para a prevenção da cárie dentária, ao reduzir a formação de placa e gengivite. No entanto, limitações na duração e nos tamanho das amostras significam que é necessário um maior número de ensaios controlados aleatórios bem projetados para determinar o verdadeiro valor do óleo de coco para esse fim.
Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde.
O óleo de coco é seguro para todos?
O coco é normalmente seguro para a maioria das pessoas, mas alguns adultos e crianças podem apresentar alergia ao coco ou a outros membros da família de plantas Arecaceae, incluindo o óleo.

Se está a olhar para o óleo de coco para apoiar a perda de peso ou a saúde do coração, talvez seja necessário pensar novamente. Embora os MCFAs sejam menos propensos a serem armazenados no corpo como gordura e mais facilmente usados como fonte de energia, isto não parece ser tão eficaz no óleo de coco. Isto ocorre porque a maioria dos MCFAs no coco são ácido láurico, que possui uma cadeia de carbono relativamente longa, o que faz com que este se situe algures entre os MCFAs úteis e os triglicerídeos de cadeia longa não tão bons.
Vale notar que a EFSA ainda não encontrou provas suficientes de que os MCFAs presentes no óleo de coco possam, como frequentemente citado, reduzir o peso corporal. Além disso, apesar das muitas alegações de saúde, o óleo de coco não é a melhor escolha para reduzir o colesterol LDL ou apoiar a saúde do coração.
Ideias para cozinhar com óleo de coco
Não há problema em incluir o óleo de coco na sua rotação de óleos alimentares, mas deve-se apoiar mais em gorduras insaturadas que têm ciência consistente por trás dos seus benefícios, como o azeite. Em geral, procure ficar dentro dos limites de gordura saturada para sua dieta.
Ao cozinhar, pode usar o óleo de coco em frituras, com ovos, em assados ou para fazer pipocas – lembre-se de escolher virgem ou refinado de acordo com suas preferências de gosto. Algumas pessoas também misturam óleo de coco no seu café para um impulso matinal. Comê-lo frio é outra opção; espalhe uma pequena quantidade do óleo de coco virgem mais saboroso na torrada ou considere adicionar uma colherada a um batido para a gordura saciante.

Como usar o óleo de coco na sua rotina de beleza
Além de cozinhar, o óleo de coco brilha realmente como um produto de beleza. Pode usá-lo no seu cabelo como uma máscara no banho para aumentar a humidade ou suavizar um pouco o cabelo seco para domar o frizz. Além disso, um estudo sugere que as propriedades antimicrobianas do óleo podem apoiar a saúde do couro cabeludo para tratar a caspa. Na pele, o óleo de coco pode ser usado como bálsamo labial ou hidratante corporal ou óleo de massagem.
Melhor ainda, existem razões apoiadas pela ciência para aplicar o óleo de coco topicamente. Um estudo com dupla ocultação anterior comparou o óleo de coco virgem com o azeite como hidratante para pessoas que sofrem de dermatite atópica ou eczema (uma condição inflamatória da pele com sintomas como vermelhidão e comichão) e descobriu que o óleo de coco reduzia os sintomas melhor do que o azeite. O óleo de coco também foi superior na eliminação de staphylococcus aureus (ou uma infeção por estafilococos) da pele (em 95% dos casos) em comparação com o azeite (em 50% dos casos), sugerindo que o óleo tropical tem propriedades antifúngicas e antivirais.
Os pais também podem ter confiança ao espalhá-lo na pele de seus filhos. De acordo com um estudo anterior, em crianças com dermatite atópica, os participantes que usaram óleo de coco virgem por oito semanas sentiram mais alívio do ressecamento da pele do que aqueles que usaram óleo mineral. De fato, 93% dos que usaram óleo de coco tiveram uma melhora moderada ou excelente, comparando com os 53% daqueles que usaram óleo mineral.
Resumindo: se tem um pote de óleo de coco na sua cozinha, também pode querer ter um na sua casa-de-banho.