Óleo Essencial Erva Doce: Benefícios para a Saúde

Os benefícios para a saúde do óleo essencial de erva doce podem ser atribuídos às suas propriedades como antisséptico, antiespasmódico, aperitivo, carminativo, depurativo, diurético, emenagogo, expetorante, galactagogo, laxante, estimulante, estomacal, esplénico, tónico e uma substância vermífuga, assim como outros óleos essenciais.

O óleo essencial de erva doce pode ser obtido através da destilação a vapor de sementes esmagadas da erva doce, uma erva que tem o nome científico de Foeniculum vulgare. As sementes da erva doce podem ter sido utilizadas na culinária e como ambientador bucal desde os tempos antigos. Podem também ser amplamente utilizadas para fins medicinais. Estas propriedades medicinais podem provir dos vários componentes do óleo essencial de erva doce, incluindo alfa-pineno, aldeído anísico, eucaliptol, fenchone, limoneno, mirceno, estragol e anetol.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Benefícios para a Saúde do Óleo Essencial Erva Doce

Pode Curar as Feridas

O óleo essencial de erva doce pode ter certos compostos que contribuem para as suas propriedades antissépticas. Em virtude desta propriedade, um dos benefícios do óleo de erva doce é proteger as feridas de se tornarem sépticas. Também pode ser considerado eficaz para evitar que as incisões se tornem sépticas ou se infetem com tétano, particularmente após cirurgias, partos de cesariana e outras feridas mais graves.

Pode aliviar espasmos

Os espasmos podem ser fatais se não forem tratados corretamente. Os espasmos são contrações indesejadas e anormais nas vias respiratórias, intestinos, músculos ou nervos, resultando em tosse contínua, soluços, dor aguda e sensação de pressão nos intestinos, cãibras, puxões musculares, convulsões, ou ataques epiléticos. Se não for tratado a tempo, um paciente pode ter dores agudas nos intestinos ou pode ficar sem fôlego em casos de tosse e soluços, podendo mesmo morrer. O óleo essencial de erva doce pode ter um efeito relaxante nos nervos, músculos, intestinos e no sistema respiratório e pode pacificar ataques espasmódicos, dando um alívio rápido para as situações anteriormente mencionadas. Pode, assim, ser utilizado como óleo de massagem.

Pode suavizar os movimentos intestinais

O aperitivo pode ser uma propriedade semelhante ao purgante, mas um pouco mais suave. Um aperitivo pode agir mais sobre o movimento peristáltico intestinal, em vez de aumentar o volume do intestino. O óleo de erva doce pode ajudar a limpar o intestino e proporcionar alívio da obstipação.

Pode agir como um carminativo

Como carminativo, outro dos benefícios do óleo essencial de erva doce é fazer escapar gases dos intestinos e pode dar a uma pessoa um imenso alívio de problemas tais como indigestão, agitação, dor no abdómen, estômago e peito, bem como diminuir a hipertensão. Pode também ter outra vantagem de não deixar que se formem gases adicionais. É muito bom para pessoas com problemas crónicos de gases.

Pode matar vermes

O óleo de erva doce pode ser um destruidor de vermes eficaz. Pode matar os vermes e os seus esporos nos intestinos e nas vias excretoras. Este pode revelar-se um grande óleo para crianças, que sofrem frequentemente de vermes parasitas e pode impedir a desnutrição ou o crescimento atrofiado.

Pode Estimular a Micção

Outro dos benefícios do óleo essencial de erva doce é aumentar a frequência da micção e a quantidade de urina, e pode ajudar não só a remover o excesso de água, sódio, ácido úrico, sais biliares e outros elementos tóxicos do corpo, mas também a baixar a pressão sanguínea, a limpar os rins e a reduzir a gordura. Há apenas uma coisa a lembrar; se não sofrer de inchaço ou acumulação de água no corpo, então deve beber mais água ao tomar óleo de erva doce, uma vez que a micção muito frequente pode causar desidratação.

Pode ser um bom Emenagogo

As mulheres que têm problemas com menstruação irregular, obstruída ou dolorosa podem beneficiar da propriedade emenagoga do óleo de erva doce. Não só pode ajudar a limpar as menstruações obstruídas e torná-las regulares, como também pode aliviar os outros sintomas associados a períodos como dores de cabeça, dores na zona abdominal, tonturas, e alterações de humor. Pode também ajudar a prevenir a menopausa prematura ou inoportuna.

Pode promover a lactação

Este óleo pode desempenhar um papel importante para as mães lactantes. Pode aumentar a quantidade de leite nelas contida ao aumentar a produção de uma hormona chamada estrogénio. Isto beneficia tanto o bebé como a mãe. Este leite pode também herdar algumas das propriedades carminativas e digestivas do óleo de erva doce e pode proteger o bebé da flatulência, indigestão e gás, que são muito comuns em bebés.

Óleo essencial erva doce benefícios

Pode agir como um laxante

O óleo essencial de erva doce pode ser um bom laxante e pode beneficiar tanto na obstipação crónica como na aguda. No entanto, ao contrário dos laxantes sintéticos, não tem efeitos secundários e pode ser utilizado regularmente.

Pode agir como um estimulante

O óleo essencial de erva doce pode atuar como emenagogo, galactagogo, e diurético devido a uma única propriedade, que é a sua qualidade estimulante. Sendo um estimulante, pode promover todas as atividades que ocorrem no interior do corpo. Pode estimular a atividade cerebral e neural, sistema nervoso, secreções das glândulas endócrinas e exócrinas (incluindo a secreção de leite, sebo, suor, lágrimas, urina e descargas durante a menstruação), sistema digestivo, e sistema excretor. Este efeito estimulante pode também ajudar a superar a fadiga, as tonturas e a depressão.

Pode manter o estômago saudável

Ser estomáquico pode significar simplesmente ser um protetor do mesmo. O óleo essencial de erva doce pode ajudar a manter o estômago saudável e a funcionar corretamente e pode manter a função normal de todas as secreções de ácidos digestivos e da bílis. Além disso, pode também proteger o estômago de infeções e úlceras, assegurando assim a sua saúde e bem-estar.

Pode ajudar a manter um baço saudável

Tal como ser estomáquico significa que algo é bom para o estômago, o esplénico significa algo que é bom para o baço. O baço desempenha um papel vital no nosso corpo, pois está envolvido na produção de linfócitos e glóbulos vermelhos. Um baço saudável resulta num bom nível de eritrócitos e numa vida mais saudável e ativa. O óleo de erva doce pode ajudar a manter o baço e a mantê-lo tonificado. Pode também protegê-lo de várias infeções.

Pode ter um efeito tónico

Isto significa um agente que tonifica e estimula a saúde. Outro dos benefícios do óleo essencail de erva doce é funcionar como tónico ao tonificar todos os sistemas que funcionam no corpo, tais como os sistemas respiratório, digestivo, nervoso e excretor, ao mesmo tempo que facilita a absorção de nutrientes no corpo, aumentando assim a força e aumentando a imunidade.

Óleo essencial erva doce benefícios

Pode ajudar a purificar o sangue

O óleo de erva doce pode fazer o trabalho de um desintoxicante e purificar o sangue, sendo por isso considerado um depurativo. Na verdade, pode ajudar o próprio sangue a esvaziar-se de ureia sanguínea, ácido úrico e certas hormonas indesejáveis, que são as toxinas primárias encontradas na nossa corrente sanguínea. Além disso, pode também equilibrar o nível de sódio no sangue e ajudar na remoção de outras substâncias tóxicas que entram no sangue a partir de fontes externas.

Pode combater a tosse crónica

O óleo de erva doce pode ter provado ser eficaz no alívio da expetoração e muco que levam ao congestionamento do trato nasal, laringe, faringe, brônquios e pulmões devido ao frio e infeção viral. Pode ser particularmente eficaz contra a tosse frequente ou crónica.

Outros benefícios do Óleo Essencial Erva Doce

O óleo essencial de erva doce pode reduzir a obesidade, rugas na pele e pode ser usado para tratar picadas de insetos e cólicas, náuseas, vómitos, anorexia, soluços, dispepsia, reumatismo, e excesso de celulite.

Atenção: Um componente orgânico chamado anetol, presente no óleo essencial de erva doce, pode aumentar a produção da hormona estrogénica. Embora isto seja benéfico para mães lactantes, é prejudicial para mulheres grávidas e mulheres com cancro da mama ou do útero ou tumor, uma vez que o excesso de estrogénio está ligado à ocorrência de tais cancros. Em doses pesadas, pode ter efeitos narcóticos e pode resultar em convulsões, alucinações e desequilíbrio mental. As pessoas que sofrem de epilepsia ou com antecedentes de epilepsia devem evitar a utilização de óleo essencial de erva doce.

Mistura: O óleo de erva doce mistura-se bem com óleos de Sândalo, Lavanda, Gerânios e Rosa Mosqueta.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close