Óleo de Helichrysum: todas as vantagens

Visão Geral

O óleo de helichrysum provém da planta Helichrysum italicum, que pode ser encontrada geralmente no Mediterrâneo e sul da Europa. Este óleo pode ser encontrado em todas as porções da planta, incluindo caules e flores. As flores secas da planta também podem ser utilizadas para fins medicinais.

Helichrysum italicum é também chamada a “ planta do caril “ , pois as suas folhas têm um forte cheiro a caril.

O helichrysum é comum e tradicionalmente utilizado como medicamento nas regiões de que provém. Tem alegadamente propriedades anti inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas. E embora os estudos realizados em laboratórios e animais sejam promissores, há pouca investigação sobre a sua eficácia no ser humano.

Benefícios do óleo de Helichrysum

Estudos têm sugerido que este óleo essencial pode ajudar a promover a cura, combater infeções e reduzir inflamações. A maioria dos estudos tem sido em pequena escala, e, ou envolvem animais ou tecidos em laboratório em vez de em humanos. No entanto, esta ciência inicial sugere que este óleo pode ser capaz de ajudar com:

Óleo de Helichrysum contra as alergias

Existem algumas provas de que este óleo pode ser capaz de reduzir os sintomas de alergia, particularmente a dermatite de contacto, um tipo de erupção alérgica causada pelo contacto com um alergénico.

Além disso, os sintomas de alergia são frequentemente resultado de alguma inflamação, que ocorre quando o sistema imunitário reage a um alergénio. Portanto, as propriedades anti inflamatórias deste óleo podem ajudar a reduzir os sintomas de alergia.

Óleo de Helichrysum

Constipações e tosse

Este óleo pode ter propriedades antimicrobianas que ajudam a combater constipações e tosse. Além disso, tanto a tosse como as constipações podem causar inflamação nas vias respiratórias e no interior do nariz.

As evidências obtidas sugerem que o óleo de helichrysum pode ajudar a reduzir inflamações. A melhor maneira de tratar constipações e tosse com este óleo é utilizando um difusor.

Inflamação da pele

O tratamento de inflamações da pele é uma utilização tradicional deste óleo. Um estudo feito em laboratório sugeriu que este é geralmente anti inflamatório e por isso , capaz de tratar inflamações cutâneas.

Cicatrização de feridas

O óleo de helichrysum pode ser capaz de ajudar a sarar feridas mais rapidamente, embora os mecanismos ainda não sejam claros.

As infeções da pele são também um efeito secundário comum de uma ferida que não cicatriza adequadamente. As propriedades antimicrobianas deste óleo podem ajudara prevenir a infeção, o que ajuda a ferida a cicatrizar corretamente.

Um estudo realizado em 2016 descobriu que os óleos essenciais combinados com antibióticos eram mais eficazes do que apenas antibióticos na prevenção de infeções em feridas cutâneas.

Perturbações digestivas

O óleo essencial de helichrysum é tradicionalmente utilizado para tratar diversas condições digestivas como por exemplo:

  • Dores de estômago
  • Inchaço
  • Indigestão
  • Refluxo gástrico
  • Obstipação

Um estudo de 2013 feito em laboratório com ratos sugeriu que o óleo de helichrysum da flor da planta pode ajudar a parar os espasmos intestinais, o que pode ajudar a reduzir sintomas de alguns problemas digestivos como cólicas, dor e inchaço.

Perturbações da vesícula biliar

O tratamento de doenças da vesícula biliar é uma utilização tradicional do helichrysum em toda a Europa. Existem algumas provas, principalmente de estudos com animais, de que este óleo pode ajudar a reduzir a inflamação da vesícula biliar e dor associada.

Inflamação de músculos e articulações

Sendo que, estudos sugerem que este óleo tem propriedades anti inflamatórias, pode ser capaz de reduzir a inflamação muscular e das articulações quando aplicado na área afetada.

Óleo de Helichrysum

Infeções

Os efeitos antibacterianos do óleo de helichrysum são uma das áreas mais estudadas sobre esta planta. A maioria destes estudos têm sido feitos em laboratório, mas sugerem que este óleo essencial pode ser capaz de retardar ou parar o crescimento de várias bactérias, incluindo infeções por estafilococos.

Cândida

Cândida é um tipo de fungo que pode causar uma infeção por levedura, aftas e outras infeções por todo o corpo.

Alguns testes de laboratório feitos em 2018 conduziram a algumas provas que sugerem que o óleo essencial de helichrysum pode parar ou retardar o crescimento deste fungo. Ao analisar a composição deste óleo essencial, tanto na forma líquida como na forma de vapor, verificou-se que é eficaz contra a Cândida.

Declarações sem fundamentos por investigação

Insónia

Uma utilização tradicional do óleo de helichrysum é o tratamento de insónia, mas atualmente não existem provas cientificas de que isto funcione.

Acne

Este óleo é frequentemente recomendado para tratar a acne, particularmente cicatrizes de acne, mas não existem atualmente provas científicas de que isto funcione.

Doenças hepáticas

O óleo essencial de helichrysum é utilizado em toda a Europa para tratar doenças hepáticas ainda que, atualmente não existam provas científicas de que isso funcione.

Anda à procura de um bom óleo essencial para si? Leia este artigo sobre o Óleo de Onagra e os seus benefícios para a saúde. 

Usos do óleo de Helichrysum

O óleo de helichrysum já vem muitas vezes diluído como creme para que se possa usar diretamente na pele para aliviar dores musculares e articulares.

Se o óleo for puro, verifique o rótulo, se o seu óleo não estiver diluído cerca de 2 a 5%, dilua-o você mesmo com um óleo de transporte antes de o utilizar.

Óleo de Helichrysum

Antes de fazer a diluição para utilizar em grandes áreas de pele, verifique se existe reação alérgica. Dilua o óleo essencial ( 2 a 3 gotas de óleo de helichrysum por 1 colher de sopa de óleo portador, como por exemplo, óleo de amêndoas doces) e colocar um pouco no antebraço. Se não houver reação após um dia, é seguro utilizá-lo noutras partes do corpo.

Também pode utilizar um difusor para inalar o vapor que provém deste óleo essencial. Sempre que inalar óleos essenciais é melhor fazer pausas e manter crianças, mulheres grávidas e animais de estimação longe do local onde os óleos estão a ser difundidos, uma vez que os vapores lhes podem ser prejudiciais.

Nunca ingerir qualquer óleo.

Precauções a ter com o óleo de Helichrysum

O óleo de helichrysum tem sido geralmente considerado seguro. No entanto, foram realizados alguns estudos que sugerem que  existem algumas coisas a ter em conta durante a sua utilização.

Um estudo realizado em 2013 em humanos encontrou um caso de dermatite de contacto alérgica, mas esse efeito secundário não foi encontrado em 10 outros indivíduos deste estudo nem em indivíduos de outros estudos. É melhor testar o óleo numa pequena área antes de o utilizar.

 Outro estudo realizado em 2002 com animais e um estudo de 2010  com células humanas em laboratório levou à descoberta de que o helichrysum pode potencialmente impedir algumas enzimas hepáticas de funcionar corretamente. Isto significa que há uma possibilidade de afetar e interagir com medicamentos que são metabolizados por estas enzimas hepáticas.

Efeitos secundários do óleo de Helichrysum

Este óleo é geralmente considerado seguro, sem efeitos secundários adversos. Na verdade, poucos estudos foram feitos em relação à segurança do óleo de helichrysum para seres humanos.

Onde encontrar óleo de Helichrysum

Este óleo pode ser encontrado em diversas lojas de alimentos naturais ou em lojas online. Certifique-se de que o recipiente contém o nome em latim do óleo ( Helichrysum italicum). Isto geralmente significa que é de maior qualidade. Compre apenas em locais de confiança.

Conclusão

As primeiras investigações e uso tradicional deste óleo sugerem que este pode ser anti inflamatório e antimicrobiano. No entanto, a maioria da investigação tem sido feita em animais ou em laboratório e não diretamente com humanos.

Por isso, use óleo essencial de helichrysum com cautela. É melhor aplicá-lo diluído na pele ou utilizando um difusor.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close