Óleo Essencial Eucalipto: Benefícios e Usos

Se alguma vez se sentiu o cheiro do óleo essencial de eucalipto, sabe que o material é forte! Acontece que esse aroma intenso assinala algumas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias bastante potentes. Aqui está tudo o que precisa de saber sobre este óleo essencial popular, os seus potenciais benefícios para a saúde e efeitos secundários, e como utilizá-lo corretamente.

O que é o Óleo de Eucalipto?

O óleo de eucalipto é produzido nas glândulas de muitas espécies de eucalipto (existem mais de 400 no total), que são nativas da Austrália, Tasmânia, e outras ilhas próximas. O Eucalyptus globulus, mais conhecido como “Goma Azul”, é a principal fonte de óleo essencial de eucalipto utilizado hoje em dia em todo o mundo.

A história de uso medicinal deste óleo essencial remonta aos dias dos indígenas australianos, que utilizavam tanto as folhas como as raízes da planta como medicamentos. Quando os colonos ingleses começaram a chegar à Austrália no final do século XVII, rapidamente adotaram o óleo essencial de eucalipto como um tratamento medicinal. De facto, quando o Cirurgião-Geral John White chegou em 1788, interessou-se pelo eucalipto quase imediatamente, de acordo com as entradas do seu diário. Em 1790, tinha destilado um litro de óleo essencial de eucalipto e enviou-o de volta para Inglaterra para testes, onde acabou por ser utilizado como desinfetante para limpar feridas e auxiliar na cicatrização após a cirurgia.

Benefícios para a Saúde

Os supostos benefícios para a saúde deste óleo essencial são abrangentes, mas é necessária mais investigação de alta qualidade antes que muitas destas alegações anedóticas possam ser tomadas como recomendações oficiais. No entanto, aqui estão alguns dos mais promissores benefícios do óleo essencial de eucalipto apoiados pela investigação até à data:

Óleo essencial eucalipto

1. Pode ajudar a aliviar as dores articulares e musculares

Este poderoso óleo tem como promessa servir como analgésico tópico, particularmente depois de treinos. A investigação também descobriu que pacientes com artrite relataram menos dor e melhor humor após a aplicação tópica de lavanda, manjerona, eucalipto, alecrim, e óleos essenciais de hortelã-pimenta, que foram diluídos com um óleo base.

As propriedades anti-inflamatórias deste óleo essencial podem ser de agradecimento por estas propriedades analgésicas. (Um estudo de 2010 concluiu que o óleo essencial de eucalipto reduziu a expressão da enzima inflamatória COX-2 em pelo menos 25%).

2. Pode ser um útil tratamento de feridas antifúngicas

Num estudo de 2016, os investigadores descobriram que este óleo essencial possuía um “amplo espectro de atividade biológica” que incluía propriedades antimicrobianas e fungicidas. Num estudo separado, o óleo essencial de eucalipto foi considerado eficaz no combate ao Trichosporon ovoides, o fungo por detrás do Piedra, uma infeção fúngica que ocorre nas hastes capilares tanto na cabeça como nos pelos do corpo.

Para aqueles com unhas dos pés infetadas em particular, o eucalipto pode “fornecer uma alternativa aceitável e mais barata aos agentes antifúngicos tópicos de prescrição”, de acordo com um estudo do Journal of Foot and Ankle Research.

3. Pode melhorar a qualidade do ar

Devido às propriedades antifúngicas deste óleo essencial, também pode ser utilizado como purificador do ar. Um estudo de 2017 descobriu que os óleos essenciais antifúngicos eram capazes de ajudar a combater os fungos e o bolor presentes no ar interior, que podem entrar em sua casa depois de se acumularem nas condutas de ar. A utilização de um óleo essencial de eucalipto num difusor pode ser particularmente benéfica para este fim.

Óleo essencial eucalipto

4. Pode ajudar a tratar a caspa e os piolhos

Há provas de que o eucalipto promove o crescimento do cabelo, assim como trata a caspa. De acordo com um relatório de 2012, as propriedades antifúngicas e antissépticas do óleo essencial de eucalipto sugerem que seria um tratamento anticaspa viável quando incorporado em produtos como champôs.

O óleo essencial de eucalipto pode também ser um tratamento natural eficaz para os piolhos da cabeça. Um estudo de 2017 da Austrália, por exemplo, descobriu que a utilização de óleo essencial de eucalipto numa solução com óleo de lemon tea tree era duas vezes mais eficaz do que o tratamento químico comum do pesticida piperonyl butoxide. Outro estudo anterior descobriu que o óleo essencial de eucalipto podia realmente proteger o cabelo humano da invasão dos piolhos da cabeça durante pelo menos sete horas.

5. Pode aliviar os sintomas do frio

Um estudo descobriu que o óleo essencial de eucalipto pode ter efeitos antibacterianos sobre bactérias patogénicas nas vias respiratórias superiores. O óleo também tem sido utilizado como uma forma natural de aliviar sintomas de constipação como tosse e dor de garganta. Isto porque o composto ativo 1,8-cineole do óleo de eucalipto pode ajudar a limpar o muco das vias respiratórias e atua como um supressor natural da tosse, razão pela qual o óleo essencial de eucalipto é provavelmente um ingrediente chave em produtos populares como Vicks VapoRub.

6. Pode ajudar a combater doenças de gengiva e a refrescar o hálito

Outra área com alguma investigação que apoia os benefícios deste óleo essencial é a medicina dentária. Graças às suas propriedades antimicrobianas, o óleo parece ajudar a combater as bactérias responsáveis pela cárie dentária. Um estudo publicado no Journal of Periodontology chegou mesmo a concluir que a adição de extrato de eucalipto à gengiva poderia ajudar a promover a boa saúde dentária e a refrescar o hálito.

7. Pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue

Em alguns medicamentos tradicionais, o eucalipto é utilizado para tratar a diabetes. Embora a investigação científica sobre o seu efeito de equilíbrio do açúcar no sangue seja magra, um estudo sobre ratos diabéticos descobriu que este óleo essencial reduziu efetivamente os seus sintomas. Mais uma vez, é necessário fazer mais investigação antes que isto se torne um Rx legítimo.

Óleo essencial eucalipto

Qual é a melhor maneira de utilizar o óleo essencial de eucalipto?

O óleo essencial de eucalipto pode ser inalado ou utilizado topicamente para colher os seus variados benefícios. Aqui estão poucas sugestões e dicas para cada uma delas:

Inalação/difusão:

Uma das formas mais populares de utilizar o óleo essencial de eucalipto é através da inalação. Pode-se inalar o óleo essencial de eucalipto, retirando uma inalação diretamente do frasco ou adicionando uma a três gotas a uma bola ou toalha de algodão e depois respirando-as. Ainda mais fácil, adicionar algumas gotas a um difusor de óleo essencial para colher os seus benefícios aromáticos durante algumas horas.

Pode também adicionar óleo essencial de eucalipto ao seu banho para uma experiência vaporosa e parecida com a sauna. Experimente isto: Adicione cerca de 1 a 2 chávenas de sais de Epsom juntamente com 1 colher de sopa de um óleo base (pode usar óleo de coco, óleo de jojoba, ou óleo de amêndoa doce, entre outros) a uma banheira de água quente antes de adicionar não mais do que 3-6 gotas de óleo essencial de eucalipto e agitar a água do banho antes de saltar.

Aplicações tópicas:

Se estiver a utilizar o óleo essencial de eucalipto para alívio da dor de infeções fúngicas da pele, primeiro misture-o com um óleo base, depois utilize-o como óleo de massagem na área problemática. Quando se começa, uma boa proporção de óleo essencial para óleo veicular é de cerca de 2-3 gotas de óleo essencial para 1 colher de chá de óleo veicular (para uma diluição de 2%).

Se quiser tratar a caspa, pode adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto ao seu champô. Ou, combinar 2-3 gotas de óleo de eucalipto com um óleo veicular e massajar diretamente no seu couro cabeludo. Deixar repousar cerca de 30 minutos antes do champô. Aqui estão mais informações sobre como utilizar óleos essenciais para piolhos.

Como mencionado acima, também pode adicionar 1 gota de óleo essencial de eucalipto à sua pasta de dentes antes de escovar para promover a saúde gengival, ou criar um enxaguamento bucal diluindo 1 gota de óleo essencial de eucalipto com azeite ou óleo de coco. No entanto, nunca se deve ingerir óleo de eucalipto.

Close
Miss Abacate © Copyright 2023.
Close