Óleo Essencial Sono Bebé: Qual o melhor?

De acordo com quem os usa, óleos essenciais podem contribuir para a melhoria da saúde. Desde livrar-se de dores de cabeça, acelerar o processo de cura, até à promoção do relaxamento, os óleos essenciais têm muitos benefícios para a saúde. Então e o sono? Especificamente o sono do bebé? Existem óleos que alegadamente acalmam, relaxam e promovem um sono melhor…,mas será que usar óleo essencial para o sono do bebé resulta? E, o mais importante, mesmo que os utilize, será que realmente funcionam?

Amy Pond, uma das nossas leitoras dedicadas, ofereceu-se para dar a sua opinião. Como grande fã dos óleos essenciais que é, Amy é uma mãe que os utiliza com toda a sua família. Amy ficou feliz por partilhar as suas próprias dicas e sugestões de como o uso de óleo essencial para bebé dormir  faz com que o sono seja melhor e mais prolongado.

Os Óleos Essenciais Podem REALMENTE Ajudar o Seu Bebé a Dormir?

Numa palavra – provavelmente! Embora não haja provas específicas de que os óleos essenciais sejam diretamente responsáveis pela melhoria do sono, há estudos que indicam que a lavanda pode ajudar. A alfazema parece relaxar e acalmar os bebés, proporcionando-lhes um sono melhor, mais profundo e longo. O que não é surpreendente, uma vez que a lavanda é o óleo mais conhecido utilizado para problemas do sono. É incrivelmente calmante e tem ótimas propriedades sedativas.

O óleo de camomila-romana é outro ótimo óleo conhecido pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. Tem um aroma leve e florar que é maravilhoso para criar um ambiente pacífico , um ótimo óleo essencial para bebé dormir.

A Escolha e Utilização de Óleo Essencial Para o Sono do Bebé

Em primeiro lugar, é muito importante certificar-se de que os seus óleos essenciais são de grau terapêutico puro. Alguns óleos essenciais comprados em lojas podem conter ingredientes  indesejados como “enchimentos” , pesticidas, produtos químicos, fragrâncias e outros aditivos sintéticos. Estes “enchimentos” não têm os mesmos benefícios terapêuticos que o óleo puro. É também importante lembrar que menos é mais! Muitas vezes, 1 ou 2 gotas é tudo o que precisa!

Lembre-se sempre de utilizar um óleo portador quando utilizar óleos essenciais em bebés e crianças. Estes óleos portadores são necessários por algumas razões, eles ajudam a diluir óleos essenciais muito concentrados, ajudam a distribuir os óleos de forma uniforme e ainda evitam que se evaporem demasiado.

Óleo Essencial Sono Bebé

Bons óleos portadores incluem azeite, óleo de amêndoa, óleo de grainha de uva e óleo de jojoba. As taxas de diluição são aproximadamente  1-2 gotas por 2 colheres de óleo portador para um bebé, e 1-2 gotas por 1/2-1 colher de chá para uma criança pequena ou pré-escolar.

Agora, quando se trata de escolher óleos, é importante ter em conta que a forma como os óleos afetam o sistema nervoso irá variar de pessoa para pessoa- por isso, poderá ter de experimentar vários óleos antes de deitar para ajudar o seu bebé a relaxar. Os óleos que funcionam para os filhos dos seus amigos podem não funcionar para os seus , aliás , certos óleos podem ter efeitos opostos em diferentes pessoas. Por exemplo, a laranja selvagem é geralmente usada como um óleo energizante e estimulante para adultos, mas pode ter o efeito oposto nas crianças e funcionar maravilhosamente como calmante antes de deitar.

7 Maneiras de Ajudar o Seu Bebé a Dormir Com Óleo Essencial Para Bebé

Tente uma massagem antes de dormir

Mesmo antes de dormir, e talvez logo apos o banho, faça ao seu bebé uma boa massagem com óleo. Misture 1 a 2 gotas de lavanda e camomila-romana com 2 colheres de sopa de óleo portador e massaje ao longo dos braços, pernas, costas, barriga, pés e orelhas. A massagem em si é relaxante, e a fragrância dos óleos irá dar o toque necessário para uma noite calma e tranquila.

Espalhe os óleos no quarto do seu bebé na hora de dormir

Simplesmente respirar e cheirar os óleos pode fazer maravilhas para todos nós- pais e filhos! Pode colocar uma gota de lavanda no colchão, almofada, ou objeto de conforto do seu filho . Espalhar óleos essenciais para bebé pode realmente ajudar a limpar e purificar o ar do quarto do seu filho. Também pode ser utilizado para ajudar com problemas respiratórios. Só uma nota-sugiro a utilização de um difusor ultrassónico de ar frio. O aquecimento dos óleos pode diminuir as suas propriedades benéficas.

Óleo Essencial Sono Bebé

Utilize óleo essencial no banho para o sono do bebé

A hora do banho pode tornar-se um momento relaxante! Coloque algumas gotas de lavanda ou camomila-romana na água do banho. Sabonete líquido ou sal Epsom vai ajudar a espalhar e a misturar o óleo pela água.

Utilize óleos essenciais para aliviar as dores de dentes

Acompanhe-me – o desenvolvimento da dentição tem impacto no sono, pois é uma das muitas razões pelas quais o sono pode descarrilar! Se o seu bebé estiver com dores devido à dentição, tente 1 gota de óleo de cravo diluído numa colher de sopa de óleo portador – depois, mergulhe o seu dedo na mistura do óleo e coloque diretamente nas gengivas. Pode também esfregar óleo de lavanda diluído ao longo da linha do maxilar, para ajudar com a dor. Os óleos de abeto branco e camomila-romana também podem ajudar com a dor dos dentes quando aplicados diretamente nas gengivas.

Utilize óleos essenciais para diminuir o desconforto da dor de ouvido

Se for a dor de ouvido que está a manter o seu bebé acordado, experimente o óleo essencial para bebé de lavanda. Esfregue o óleo diluído na parte exterior da  orelha, frente e atrás. Óleos de melaleuca ( árvore de chá ) e de manjericão também são ótimos e podem ajudar com a  infeção- Adicionar uma gota de cada numa bola de algodão, e colocar dentro da orelha e/ou esfregar à volta . Pode aplicar as vezes necessárias ( Aviso sobre a dor de ouvido- se o bebé estiver com dor de ouvido é melhor consultar um prestador de cuidados de saúde para uma avaliação mais aprofundada. Embora os óleos essenciais possam ajudar a aliviar a dor, a maioria dos prestadores de cuidados de saúde quererá avaliar e tratar a infeção por meios próprios).

Óleo Essencial Sono Bebé

Experimente óleos essenciais para ajudar com cólicas/dores de barriga

O desconforto no estômago é obviamente um grande problema quando está a tentar adormecer o seu pequeno! Felizmente, os óleos essenciais podem ajudar. Gengibre, funcho, lavanda, laranja selvagem, manjerona, ou camomila-romana são todos bons óleos para aliviar os problemas de estômago de forma suave e natural. Dilua um par de gotas com uma colher de sopa de óleo portador e espalhe na barriga, no sentido dos ponteiros do relógio algumas vezes. ( Mais uma vez- se acha que as dores de barriga do seu filho podem ser devidas a um problema de saúde mais grave , consulte um prestador de cuidados de saúde).

Os óleos essenciais podem ajudar a aliviar a tosse

Misture hortelã-pimenta, eucalipto ou melaleuca com óleo portador e espalhe no fundo dos pés do seu filho. Por fim, espalhe no peito. Isto pode fazer maravilhas na redução e eliminação de uma tosse persistente (no entanto, mais uma vez, se suspeitar que o seu filho esta doente consulte um prestador de cuidados de saúde para avaliação- os óleos destinam-se a aliviar sintomas da doença, não a tratar a doença em si). Também pode utilizar o óleo diluído num difusor, para que o seu filho beneficie de respirar o aroma.

Close
Miss Abacate © Copyright 2022.
Close