Se tiver acne e estiver à procura de uma alternativa aos tratamentos de acne em farmácias e supermercados, poderá considerar óleo essencial para acne. Os óleos essenciais são produtos químicos vegetais (normalmente extraídos com destilação a vapor, mas por vezes comprimidos a frio, como no caso dos citrinos) de diferentes partes da planta, incluindo:
- caules
- raízes
- folhas
- sementes
- flores
Os extratos de plantas têm uma longa história na medicina tradicional folclórica. Também são estudados na medicina moderna pelos seus benefícios – incluindo matar bactérias, uma das principais causas da acne.
Muitas pessoas relatam que os óleos essenciais podem ajudar a tratar a acne, e estudos preliminares sobre estes remédios naturais e botânicos apoiam esta informação.
Embora sejam necessárias mais provas para compreender plenamente os benefícios da utilização de óleos essenciais nos cuidados com a pele, estes são geralmente seguros para tentar (desde que os dilua primeiro) e poderá ver resultados positivos. Claro que, se notar irritação ou sensibilidade na pele após a utilização de óleos essenciais, é melhor deixar de os utilizar. Os óleos essenciais destinam-se a ser inalados ou diluídos num óleo base e aplicados à pele como óleo de massagem. Não ingira os óleos essenciais.
Como utilizar óleos essenciais para a acne
Os óleos essenciais não são destinados a serem ingeridos ou engolidos. Quando são aplicados na pele, alguns produtos químicos vegetais podem ser absorvidos. Também podem ser misturados com óleos base (que são mais comumente utilizados para diluir óleos essenciais) e aplicados diretamente sobre a pele.
Uma vez que os óleos essenciais são produtos químicos concentrados de plantas, podem ser muito fortes. Antes de aplicar qualquer óleo essencial na sua pele, leia sempre primeiro as instruções. É também aconselhável fazer um teste de contacto no seu braço interno para se certificar de que o óleo não causa erupção cutânea ou outra irritação. Aplique uma pequena quantidade de óleo e depois espere 24 horas para ter a certeza de que não tem uma reação alérgica.
Ao aplicar um óleo essencial à acne, utilize pouca quantidade. Primeiro, misture uma gota do seu óleo essencial favorito com 10 gotas de óleo base (como óleo de jojoba ou amêndoa) ou água.
Lave as mãos com sabão e depois use um disco de algodão ou cotonete para aplicar suavemente o óleo sobre uma marca. É melhor não utilizar óleo essencial, ou quaisquer produtos tópicos em marcas ainda em ferida. Se estiver a utilizar outros produtos para a acne (seja de venda livre ou com receita médica), fale com o seu dermatologista antes de aplicar os óleos essenciais para garantir que não há problema.
Também pode adicionar óleos essenciais aos seus produtos de cuidado da pele favoritos, como tónicos ou soros.
Finalmente, nunca coloque óleos essenciais dentro ou perto dos seus olhos (mesmo os vapores podem ser irritantes). Mantenha-os também afastados dos animais de estimação!
Os melhores óleos essenciais para a acne:
1. Tomilho
Na cozinha, a delicada essência desta erva é frequentemente utilizada para realçar molhos para massa e batatas cozidas. No laboratório, o tomilho demonstrou ser eficaz no combate às bactérias que causam a acne.
Investigadores no Reino Unido testaram os efeitos do tomilho na acne quando é utilizado numa tintura, que é uma solução concentrada que foi embebida em álcool. Os dados mostraram que a tintura de tomilho era mais eficaz para acne do que os tratamentos tópicos populares como o peróxido de benzoílo.
2. Alecrim
Em testes de laboratório, o óleo essencial de alecrim destrói as bactérias causadoras de acne P. acnes, danificando as paredes celulares e acabando por matar as próprias células bacterianas. Para além das suas propriedades antibacterianas, o alecrim também pode ser utilizado para diminuir a vermelhidão e o inchaço, o que é útil no tratamento da acne cística.
3. Canela
Acontece que a canela é boa para mais do que apenas cozer e polvilhar no seu café com leite. Este produto de casca de árvore, amplamente estudado, provou ser eficaz no combate ao P. acnes. Também tem sido relatado para reduzir a dor menstrual e os níveis de colesterol. E a canela demonstrou matar as bactérias estafilocócicas e a E. coli.
4. Tea tree
O óleo essencial de tea tree tem propriedades antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias, tornando-o um óleo essencial popular para o combate à acne. A investigação mostra que o óleo de árvore de chá também é eficaz para a cura de feridas, o que significa que pode ser usado tanto para ajudar a combater a acne como para acalmar as espinhas, especialmente se se tiver espremido ou em ferida (o que todos nós fazemos de tempos a tempos).
Um estudo de 2018 descobriu que a combinação de óleo de tea tree com aloé vera e própolis (um composto criado por abelhas) era mais eficaz no combate à acne do que o creme antibiótico de eritromicina tópica.
5. Orégãos
Os orégãos foram testados como um óleo essencial para combater a acne com resultados promissores. Um estudo de 2018 revelou que o óleo essencial de orégãos tinha a mais forte atividade antimicrobiana contra o P. acnes e Staphylococcus epidermidis, outra importante bactéria associada à acne. (O tomilho foi um segundo renhido.) A utilização do óleo de orégãos como tratamento pontual pode ser uma forma eficaz de limpar as borbulhas e prevenir futuras borbulhas.
6. Lavanda
A investigação demonstrou que a lavanda é eficaz para aliviar as condições de pele, particularmente na redução dos sintomas de dermatite atópica (eczema). No entanto, quando se trata de combater a acne, é necessária mais investigação, a lavanda pode ser útil para curar manchas e ajudar a prevenir cicatrizes de acne.
Um estudo de 2016 descobriu que o óleo essencial de lavanda aumenta a produção de colagénio e a regeneração dos tecidos, particularmente quando usado logo na fase inicial do tratamento de cicatrizes (logo após a borbulha começar a sarar). Ao ajudar na cicatrização e a redução da ferida, a lavanda pode deixar a mais lisa.
7. Bergamota
Os defensores da bergamota brilhante e com aroma a citrinos dizem que o óleo essencial desta fruta pode melhorar o seu estado de espírito, bem como ajudar a sua pele. Tem sido sugerido para ser um anti-inflamatório, o que significa que pode reduzir o inchaço e encolher as espinhas. Por esta razão, a bergamota pode ser um tratamento eficaz contra a acne cística e os cravos.
No entanto, não deve ser utilizada durante o dia porque pode tornar a pele sensível ao sol e é melhor tolerada por pessoas sem pele sensível em geral.
8. Cinórrodo
Embora não seja um óleo essencial, o óleo de cinórrodo é um óleo de transporte que contém grandes quantidades de três nutrientes essenciais que podem ajudar a manter a acne à distância. O primeiro é o ácido linoleico, um ácido gordo ómega-6 que regula a produção de sebo. Quando se tem muito pouco ácido linoleico, a produção de sebo sobe, causando pele oleosa e acne.
O segundo nutriente chave no óleo de cinórrodo é a vitamina A, que ajuda a minimizar a produção de sebo.
Finalmente, o óleo de cinórrodo contém vitamina C, que tem uma série de propriedades úteis, incluindo a redução da inflamação, o aumento da rotação do colagénio e das células, e o combate à hiperpigmentação para minimizar o aparecimento de cicatrizes de acne.
9. Eucalipto
Conhecido pelo seu cheiro forte e refrescante, o óleo de eucalipto também tem propriedades anti-inflamatórias. Isto torna-o ideal para usar em acne inflamada e dolorosa (desde que se dilua primeiro com um óleo base).
Pode ser particularmente bom para a pele seca. De acordo com um estudo de 2012, o eucalipto poderia melhorar a produção de ceramidas, a capacidade de retenção de água da pele, e a resistência da barreira cutânea. Esta é parcialmente a razão pela qual muitos champôs anticaspa incluem extrato de eucalipto.
10. Erva-Príncipe
A erva-príncipe tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Uma vez que a acne é uma condição inflamatória da pele causada por bactérias, o óleo essencial de erva-príncipe pode ser bom para a acne. Um estudo de 2014 descobriu que as aplicações tópicas do óleo essencial de erva-príncipe tinham propriedades anti-inflamatórias poderosas.
11. Hortelã-Pimenta
Como tem propriedades antibacterianas, o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser útil para a pele com tendência para a acne.
Embora a sua capacidade para tratar a acne ainda não tenha sido estudada, um estudo de 2019 descobriu que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode lutar contra diferentes tipos de bactérias nocivas. Também é frequentemente utilizado para aliviar a comichão na pele, por isso, se a sua pele tende a ficar irritável e sensível, o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ajudar.