Como fazer sabão natural em casa

Aprenda a fazer sabão Natural em casa. O sabão é um mal necessário; elimina os germes, combate as bactérias, mas tem os seus contras. Pelo menos, o sabão tradicional. O sabão tradicional normalmente vem embrulhado em imenso plástico – uma embalagem de plástico contém um doseador de plástico e até mesmo as barras de sabão vêm por vezes embrulhadas em plástico – e podem conter químicos e aditivos de origem duvidosa.

Se quer fugir ao drama do sabão (do problema do desperdicios de plástico e da sua toxicidade), então a alternativa é fazer o seu próprio sabão natural em casa.

O sabão natural é melhor para si?

Quando falamos em sabão existe o tradicional – aqueles que vemos à venda nos supermercados – e existe o sabão natural, que é normalmente conhecido como “a versão não-tóxica”. O sabão natural é feito de produtos naturais. O sabão natural não contém hidróxido de sódio nem outros ingredientes potencialmente prejudiciais, da mesma forma que também não inclui qualquer aditivo.

O sabão tradicional contém ingredientes como parabenos, que é um dos produtos mais tóxicos utilizados comummente em produtos de beleza. Os parabenos ajudam a prevenir o crescimento de coisas nojentas como bactérias, bolor e fungos. No entanto, os parabenos não são bons para a nossa saúde. São conhecidos por desregularem o sistema endócrino, imitando o estrogénio, estando assim associados a vários problemas de saúde.

Se tiver interesse em aprender a fazer sabão caseiro com bicarbonato leia este outro artigo.

fazer sabão natural

Escolher uma base de sabão natural

Existe uma vasta gama de bases para o sabão natural por onde escolher. As mais comuns são o óleo de abacate, manteiga de carité orgânica, glicerina, aloé vera, manteiga de cacau, azeite, óleo de amêndoa, óleo de rícino, óleo de coco, óleo de vitamina E, entre outros.

Como fazer sabão natural

Existem tipos diferentes no processo de produção do sabão natural: processo a frio ou “cold process”, processo a quente ou “hot process” e derreter e derramar ou “melt-and-pour”.

Ingredientes Necessários Para Fazer Sabão Natural

Antes de começar é importante que tenha a receita e os ingredientes necessários. Pode fazer um sabão personalizado com quase todas as variedades de óleos e gorduras, e um bom calculador de sabão (como este aqui) vão ajudá-lo a descobrir as quantidades necessárias de cada ingrediente. O conjunto de óleos que normalmente tenho em casa para fazer sabão (e para cozinhar) são:

  • Óleo de Coco
  • Azeite
  • Manteiga de Carité
  • Manteiga de Cacau
  • Óleo de Rícino
  • Óleo de Abacate
  • Óleo de Manga

Assim que tiver a receita e todos os óleos/gorduras necessárias, irá precisar ainda de soda cáustica para usar no processo de saponificação. 

oleos naturais para fazer sabão

Utensílios de cozinha para fazer sabão natural

Penso que estes utensílios de cozinha são indispensáveis. Eu guardo um de cada, especificamente para fazer sabão, e não para uso culinário:

  • Balança digital 
  • Potes e tigelas de vidro
  • Varinha mágica
  • Copos de plástico (opcional)
  • Colher de metal
  • Colher de madeira
  • Espátula
  • Moldes de sabão (ou caixas de papelão velhas forradas com papel vegetal).
  • Luvas e óculos/viseira
  • Uma garrafa grande de vinagre branco para neutralizar a mistura da soda cáustica caso derrame em alguma coisa.

O ideal é que estes utensílios sejam exclusivos da preparação de sabão e não os use para cozinhar.

Como personalizar o Seu Sabão

Nesta altura, poderá decidir se quer incluir algo que personalize o seu sabão com cor, fragrância ou textura. Eu já usei:

  • Óleos essenciais
  • Ervas secas (para textura ou cor) – as minhas favoritas são flores de lavanda secas, flores de camomila ou calêndula, embora qualquer uma que esteja seca possa ser adicionada.
  • Cores – as opções de cor natural que eu já experimentei foram especiarias e materiais vegetais como espirulina, açafrão, cacau, café moído (o meu preferido), hibisco, raiz de beterraba, entre outros.
  • Adição de Textura– tal como café moído na hora, argilas curativas se pretender fazer sabão de argila, sabão de sal marinho, aveia ou qualquer outro ingrediente.
sabão natural Portugal Personalizado

Receita Básica de Sabão Natural

Não quer criar a sua própria receita e está pronto para começar? Experimente esta receita simples, para começar. Antes de começar, certifique-se que tem todo o equipamento e ingredientes à mão, incluindo a balança digital, indispensável para a produção de sabão natural.

Esta receita irá produzir uma barra de 454 gramas com 5% de sobre engorduramento e 33% de redução de água.

Ingredientes:

  • 62 gramas de Hidróxido de Sódio (Soda cáustica)
  • 124 gramas de Água Destilada
  • 150 gramas de Óleo de Coco Refinado
  • 25 gramas de Manteiga de Carité
  • 225 gramas de Azeite
  • 100 gramas de Óleo de Girassol

Preparação:

  1. Prepare e disponha todos os ingredientes corretamente pesados. É muito importante que faça isto antes de começar. A saponificação é um processo sensível ao tempo e não deverá ser interrompido para pesagens nos intervalos.
  2. Misture os óleos líquidos: azeite e óleo de jojoba e reserve numa taça ou tijela pequena.
  3. Derreta o óleo de coco e a manteiga de carité numa panela no fogão e reserve.
  4. Agora irá precisar de preparar cuidadosamente a solução de soda cáustica. Certifique-se que não existem animais nem crianças no local e utilize sempre óculos de proteção e luvas à prova de água. Primeiro faça a medição da água e a pesagem da soda, separadamente. Não utilize água quente e nunca adicione água à soda. Misture adicionando a soda à água, fria ou à temperatura ambiente, num recipiente de vidro resistente. Novamente, nunca adicione água à soda! Essa mistura irá inicialmente provocar vapor e em seguida terá uma solução muito quente. Misture com uma colher de aço inoxidável até a soda estar completamente dissolvida.
  5. Agora é o momento de dar uso ao seu termómetro digital. O momento ideal para misturar os óleos com a solução de soda é quando ambos estiverem nos 105ºC. Poderá haver uma ligeira diferença de temperaturas, mas a solução de soda deve estar abaixo dos 110ºC, com uma diferença de 10ºC abaixo da temperatura dos óleos.
  6. Misture os óleos líquidos com as manteigas derretidas. Controle a temperatura. O objetivo são os 105ºC e pode ser necessário voltar a aquecê-los se arrefecerem. O objetivo principal é esperar que a solução de soda desça até aos 105ºC para poder começar a misturar (a este processo chamamos “trazer o sabão para traçar”).
  7. Suavemente e com cuidado, despeje a solução de soda nos óleos.
  8. Use uma varinha mágica e misture até atingir o ponto de traço. Isto significa que os óleos saponificaram. Continue a misturar até que fique cremoso e com aspeto de pudim. Se quiser adicionar óleos essenciais, ou outro ingrediente, este é o momento de o fazer. Normalmente adiciono uma colher de chá de um óleo essencial suave, como a lavanda. Faça o procedimento de forma rápida para que o sabão não endureça.
  9. Verta rapidamente o conteúdo para os moldes e bata algumas vezes para soltar as bolhas de ar. Eu gosto particularmente de usar moldes individuais de silicone porque são bastante fáceis de usar.

    Tape (ou não). Tapar o sabão faz com que este se torne mais escuro e mais transparente. Se não tapar terá um sabão mais claro e opaco. Eu tapo de duas formas: cubro e enrolo numa toalha ou coloco numa assadeira e deixo no forno durante a noite a 110ºC.
  10. Aguarde dois dias e remova o sabão do molde.
  11. Agora um teste à sua paciência… o sabão necessita de curar! Ainda não está pronto. Coloque-o numa zona lisa e arejada durante 30 dias. Vá virando o sabão várias vezes, durante este período de tempo.

Além de ser uma atividade interessante é também uma excelente forma de se tornar mais sustentável e de fazer os seus próprios sabões para levar em viagem ou para oferecer como prendas sustentáveis.

resultados do projeto
Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close