Dicas para viajar com desperdício zero

Viajar com desperdicio zero não precisa de ser algo super complicado.

Eu tenho uma obsessão séria com viajar, é algo em que estou sempre a pensar: estou constantemente a planear a minha próxima viagem e sei que não estou sozinha nisto. Pessoalmente, escolho investir mais em experiências do que em qualquer outra coisa, e a minha paixão por viajar já me levou a ter aventuras extraordinárias pelo mundo ou na minha pequena caravana em Portugal .

Há cerca de um ano, decidi começar a viver de forma mais limpa, caminhando para um estilo de vida com zero desperdício, de forma a reduzir minha pegada ecológica. No entanto, logo após ter-me comprometido com esta mudança, também me comprometi a viajar imenso, e fiquei na dúvida se conseguiria manter estes dois estilos de vida simultaneamente.

Afinal, descobri que é fácil ser mais sustentável.

Eis as minhas dicas para ter zero desperdício enquanto viaja.

1. Faça download de todos os passes e bilhetes para o telemóvel

Esta dica não só poupa tempo, como também poupa papel, que, muitas vezes não é reciclável. A maioria das companhias aéreas e ferroviárias tem bilhetes digitais para quem compra online, o que, se formos honestos, é o que a maioria de nós já faz. Além de que, ao fazer o download para o seu telemóvel garante que tem o bilhete sempre consigo e que não está a gerar desperdício.

bilhetes digitais

2. Leve consigo a sua garrafa da água/café reutilizável.

Uma das minha dicas mais importantes sobre viajar é que se mantenha hidratado. Quando eu viajo, normalmente saio de onde estou hospedada de manhã e só volto ao fim do dia. Gosto de estar lá fora, a explorar o sítio onde estou, o que significa que eu preciso de ter onde transportar a minha água. A minha escolha é uma garrafa térmica, que mantém a minha água fria e o meu café quente. Quando se viaja com algo que consegue mudar de uma bebida para a seguinte, torna-se mais fácil recusar produtos descartáveis, como garrafas de água ou copos de café.

3. Recipiente para levar a comida

Tal como a minha dica anterior, esta é essencial para quem quer viajar sem gerar desperdício: levar um recipiente para a comida. Gosto de ter um de tamanhopequeno ou médio comigo, quando viajo.

Para viagens de avião, consigo guardar lanches saudáveis, ou refeições, sem gerar desperdício, e, assim que chego ao meu destino, posso voltar a usar o recipiente, para levar o que sobrar das refeições para o hotel, por exemplo. Também costumo comprar pastéis e levá-los no recipiente para o hotel para o pequeno-almoço, ou para petiscar à noite e é sem duvida um excelente contributo para viajar com desperdicio zero.

caixa para levar comida

4. Viajar como um local/comprar como um local

Uma das minhas atividades favoritas quando viajo é agir como se vivesse onde estou, o que implica ir aos mercados locais, como as feiras agrícolas ou da ladra. Ao comprar nestes lugares, consigo adquirir comida e petiscos, que posso levar comigo, evitando embalagens de plástico. Continuando com este tema, quando compro nas feiras, consigo encontrar presentes memoráveis sem comprar lembranças de plástico baratas, que acabam esquecidas passado uns anos.

5. Champoo e loção em barra

Se está a tentar viajar de modo minimalista e ecológico, recomendo-lhe vivamente que adquira um shampoo em barra que goste, dado que, tanto o champoo, como as loções em barra, são uma forma sólida de ter os nossos produtos de higiene/beleza.

Champôs em barra são ótimos para ter em casa, em geral, mas para viajar é do melhor, não tem de se preocupar com as restrições de líquidos, com uma garrafa volumosa a ocupar espaço, ou com uma explosão caótica que arruína os planos, ou, pelo menos, os conjuntos que planeava vestir. Loção em barra tem as mesmas vantagens:  evita possíveis confusões e o plástico.

viajar desperdicio zero sabao solido

6. Palhinha reutilizável e conjunto de talheres

Apesar de muitas cidades e países estarem a proibir palhinhas de plástico, essa medida só será plenamente implementada em 2022, pelo menos. Muitos cafés e restaurantes ainda dão uma palhinha de plástico, e a melhor maneira de combater este excesso de lixo é levar a sua própria palhinha reutilizável e dizer logo que não vai precisar de palhinha, quando fizer o pedido.

Uma das minhas atividades preferidas quando viajo é planear um piquenique num parque ou perto de um marco local ou monumento e é aqui que o recipiente e os talheres reutilizáveis dão jeito. Pode comprar comida para levar ou fazer um piquenique com o que adquiriu na feira e desfrutar.

PS: Esta é das formas de viajar com desperdicio zero que sinto ter mais impacto quando vou para fora de Portugal

7. Modos alternativos de transporte para as explorações

Além das anteriores, outra das minhas coisas favoritas ao viajar é vaguear pela cidade que estou a visitar. Normalmente, passeio a pé, mas também gosto de apanhar o metro ou o autocarro para ir mais longe. Andar a pé, de transportes públicos e andar de bicicleta são boas hipóteses para viajar pela cidade sem contribuir com poluição extra.

Espero que esta lista de ideas para viajar com desperdicio zero sejam utéis e que em breve seja possivel voltarmos a viajar com a liberdade a que nos habituamos.

viajar desperdicio zero andar de bicicleta
Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close