Benefícios do Abacate para Diabetes

Comer abacate pode ser benéfico para quem tem diabetes. Se é como a maioria das pessoas com diabetes que tenho vindo a aconselhar, então provavelmente estará frustrado com os mesmos dois desafios na hora de seguir o seu plano de refeições: fome e aborrecimento. Muitos indivíduos com diabetes restringem as suas porções à refeição, numa tentativa de reduzir os níveis de açúcar no sangue e perder algum peso. Outros acabam por comer as mesmas opções de alimentação várias vezes, devido ao receio de que a inclusão de novos alimentos no seu plano alimentar tenha um impacto negativo nos seus níveis de açúcar no sangue.

Se o seu bem-intencionado plano não resultou, não está sozinho. Muitas pessoas que aconselho sentem fome excessiva e desejos entre as refeições. Descobri que isto acaba por fazer com que as maiores porções de comida (e tipicamente a maior quantidade de hidratos de carbono) sejam consumidas na hora de jantar, o que pode gerar elevados níveis de açúcar no sangue durante toda a noite.

Um simples ajuste na sua dieta, como adicionar meio abacate a uma refeição, pode ser tudo o que precisa para compensar a fome apos uma refeição e aumentar a variedade de alimentos que consome.

abacate para diabetes

Com gorduras naturalmente saudáveis e a menor quantidade de açúcar por porção em comparação com outras frutas frescas, os abacates frescos podem ser incorporados em qualquer receita, desde ovos mexidos, a batidos, saladas, ou até torná-lo num molho. Substituir pastas como maionese, ou um ingrediente alternativo da sua sandes por abacate, não só traz variedade e textura ao sabor das suas receitas favoritas, como também pode ajudar a reduzir a quantidade de calorias, gordura saturada, sódio e colesterol.

Quando se trata de gerir eficazmente os diabetes, pequenas mudanças no seu estilo de vida podem ter um grande impacto na sua saúde. Abacates frescos são uma forma fácil e deliciosa de adicionar fibra e cerca de 20 vitaminas essenciais e nutrientes a qualquer prato adequado para diabéticos.

O abacate tem vindo a crescer em popularidade. Esta fruta verde e cremosa está repleta de vitaminas, nutrientes e gorduras saudáveis para o seu coração. Apesar de terem bastante gordura, é do bom tipo de gordura e detêm vários benefícios para pessoas com diabetes do tipo II.

Se tem diabetes do tipo II, adicionar abacate na sua dieta pode ajudá-lo a perder peso, diminuir o colesterol e a aumentar a sensibilidade á insulina. Leia mais para aprender sobre os benefícios dos abacates para pessoas com diabetes.

abacate para diabetes

Benefícios do abacate para pessoas com diabetes do tipo II

1. Não irá causar picos de açúcar no sangue

Os abacates são pobres em hidratos de carbono, o que significa que tem um reduzido efeito nos níveis de açúcar no sangue. Um estudo recentemente publicado avaliou os efeitos de adicionar meio abacate ao almoço de pessoas saudáveis, mas acima do peso. Descobriram que os abacates não influenciam significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Em parte, o que torna os abacates uma excelente escolha para muitas pessoas com diabetes é que, apesar de serem pobres em hidratos de carbono, tem grandes quantidades de fibra. Muitos outros alimentos ricos em fibra podem fazer disparar os níveis de açúcar no sangue.

2. É uma excelente fonte de fibra

Metade de um abacate pequeno, que consiste na quantidade habitual consumida por uma pessoa, contém cerca de 5.9 gramas de hidratos de carbono e 4.6 gramas de fibra.

O valor diário de fibra recomendado para adultos é:

  • mulheres abaixo dos 50 anos de idade: 25 gramas
  • mulheres acima de 50 anos de idade: 21 gramas
  • homens abaixo dos 50 anos de idade: 38 gramas
  • homens acima dos 50 anos de idade: 30 gramas

Não precisa de tomar suplementos para alcançar estes valores. Em vez disso, tente alimentar-se com uma dieta altamente rica em fibra. Pode facilmente aumentar o seu consumo de fibra ao comer frutas, vegetais e plantas com baixo teor de hidratos de carbono, como abacates, verduras, bagas, sementes de chia e frutos secos.

A preparar um abacate para o almoço

3. Pode ajudar com a perda de peso e melhorar a sua sensibilidade á insulina

Perder peso – mesmo que pouco – pode aumentar a sua sensibilidade á insulina e reduzir a probabilidade de desenvolver complicações graves.

As gorduras saudáveis do abacate podem ajudar a sentir-se de barriga cheia por mais tempo. Num estudo recente, após adicionar meio abacate aos seus almoços, os participantes alcançaram um aumento de 26% na sua satisfação após as refeições e uma redução de 40% no desejo de comer mais após a refeição.

Quando se sente cheio por mais tempo após as refeições, terá uma menor probabilidade de petiscar e consumir calorias extra. A gordura saudável presente nos abacates, chamada de gordura monoinsaturada, pode também ajudar o seu corpo a utilizar a insulina de forma mais eficaz.

Um estudo recente avaliou diferentes planos de perda de peso em pessoas com níveis de sensibilidade à insulina reduzidos. Os investigadores descobriram que a dieta de perda de peso com altos valores de gordura monoinsaturada melhora a sensibilidade á insulina quando comparada com uma dieta com altos níveis de hidratos de carbono. Uma dieta de perda de peso é uma dieta com calorias limitadas.

4. Estão carregados de gorduras saudáveis

Existem diferentes tipos de gordura, geralmente divididos em gorduras saudáveis e gorduras não saudáveis. O consumo excessivo de grandes quantidades de gorduras saturadas, e quaisquer quantidades de gorduras trans, aumenta os seus níveis de mau colesterol no sangue. Ao mesmo tempo, as gorduras trans reduzem os seus níveis saudáveis. Altos níveis de colesterol LDL e baixos níveis de colesterol HDL estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares em pessoas com ou sem diabetes.

As gorduras boas, gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, aumentam os seus níveis de bom colesterol (HDL), o que reduzem o risco de ataque cardíaco e AVC.

Espero que este artigo tenha sido ilucidativo quanto aos beneficios do abacate para quem vive com diabetes e que a informação ajude no processo de adaptação do seu regime alimentar 🥑

PS: Descubra se pode comer abacate antes de dormir e como fazer mascaras para o seu cabelo com abacate.

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