15 Variedades de Abacate Interessantes

15 variedades de abacate? Mas existem assim tantas? Existem mais de 500 variedades de abacate por todo o mundo e hoje vamos de 15 das mais interessantes.
Os abacates são frutos em forma de pera que crescem em árvores perenes tropicais.

Geralmente eles têm uma casca áspera e verde, polpa cremosa e um grande caroço no meio.

Existem em muitas formas, tamanhos, cores e texturas e o seu sabor é muitas vezes descrito como tendo um toque a frutos secos.

Embora possa conhecer com alguns tipos de abacate, centenas de variedades são cultivadas por todo o mundo. Muitos são híbridos, o que significa que são o resultado de duas variedades que se juntaram para criar uma nova.

Este artigo avalia 15 tipos comuns de abacate, incluindo os seus benefícios e diferenças.

Benefícios para a saúde dos abacates

Os abacates são altamente nutritivos. São uma excelente fonte de folato, potássio e gorduras saudáveis assim como das vitaminas K, C e E. Também contêm pequenas quantidades de vitamina B e minerais como cobre, fósforo, magnésio, manganésio, ferro e zinco.

As gorduras monoinsaturadas dos abacates – das quais a maior parte são ácidos oleicos – são boas para o coração, combatem a inflamação e podem ter propriedades anticancerígenas. Comer abacates também pode ajudar à absorção de outros nutrientes lipossolúveis.

Além disso os abacates contêm muita fibra, um nutriente importante que é escasso na maioria das dietas ocidentais. Alguns estudos descobriram que pessoas que comem abacates têm tendência a pesar menos, talvez devido ao grande teor de fibra e gorduras saudáveis do fruto, assim como um baixo índice glicémico.

15 Variedades de Abacate

Os abacates também contêm antioxidantes que são bons para os olhos e para o cérebro, como a luteína e a zeaxantina. Estes antioxidantes podem diminuir o risco da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), diminuir o risco das cataratas e das doenças neuro degenerativas como o Alzheimer.

E ainda, estudos sugerem que as pessoas que comem abacates, com frequência, são mais saudáveis e têm menor risco de síndrome metabólica. No entanto, isto também se deve ao facto de que as pessoas que gostam de comer este fruto também comem outros alimentos saudáveis.

Diferentes variedades de abacate

Embora talvez só veja algumas das variedades de abacate na sua mercearia local ou supermercado, existem centenas de variedades em todo o mundo. Apesar de existirem muitas espécies híbridas, todos os abacates têm a sua origem na Guatemala, México e Oeste da Índia.

Os frutos são categorizados em cultivares de tipo A e de tipo B. A diferença está nas épocas de floração e nos comportamentos de polinização das flores do abacateiro. O tipo de cultivar pouco influencia os consumidores e interessa mais àqueles que cultivam abacateiros.

Os abacates são parcialmente auto polinizadores através de um processo chamado dicogamia. Flores do tipo A, florescem como fêmeas pela manhã e libertam pólen como machos durante tarde. Pelo contrário, flores de tipo B recebem pólen pela tarde e libertam-no pela manhã.

Muitas variedades partilham características semelhantes, com diferenças discretas no tamanho, cor, sabor, forma e culminar da época vegetativa.

Nos nossos supermercados podemos encontrar abacates de casca lisa e verde com tamanho considerável e abacates mais pequenos com têm casca rugosa (variedade Hass).

Além de serem deliciosos os abacates são bons para o cabelo e são usados para mascaras capilares.

15 Variedades de Abacate  em portugal

Aqui estão as 15 variedades de abacate mais comuns:

Cultivares de tipo A

Apesar de existirem muitos mais, em baixo estão alguns dos cultivares tipo A mais conhecidos:

  1. Choquette. O Choquette tem uma casca lisa e brilhante, com uma polpa aguada que muitas vezes escorre quando o fruto é cortado.
  2. Lula. O Lula tem o seu auge durante o verão, tem menos óleos naturais e contém mais água que muitas outras variedades. É resistente ao frio mas muito suscetível a fungos. O Lula cresce até pesar aproximadamente 450 gramas.
  3. Hass. O Hass é a variedade mais conhecida. Está disponível durante todo o ano e tem uma polpa cremosa, com travo a frutos secos e uma forma esférica. A sua casca verde viva transforma-se numa casca preta-arroxeada quando amadurece.
  4. Reed. O Reed apenas está disponível durante os meses de verão. Tem um sabor leve, subtil e é do tamanho de uma bola de ténis. Quando amadurece a sua casca mantém o mesmo verde, ao contrário de outras variedades.
  5. Pinkerton. O Pinkerton tem uma forma alongada, casca áspera que é fácil de descascar e tem um pequeno caroço dentro da sua polpa cremosa. Esta variedade cresce até pesar 225-680 gramas.
  6. Gwen. O Gwen é similar ao Hass no sabor e na aparência. Esta é uma variedade maior, da Guatemala, com uma casca grossa e verde escura que é de fácil de remover.
  7. Maluma. O Maluma é um abacate roxo escuro que foi descoberto nos anos 90 na África do Sul. Esta variedade cresce devagar, mas a sua árvore carrega muitos frutos.

Cultivares de tipo B

Alguns dos cultivares de tipo B incluem:

  • Ettinger. O Ettinger é geralmente cultivado em Israel e tem casca verde brilhante, caroço grande e sabor suave.
  • Sharwil. O Sharwil é um abacate Australiano com casca verde áspera e polpa amarela. É muito oleoso, tem um sabor forte e é suscetível à geada.

10.  Zutano. O Zutano tem a casca mais clara, verde amarelada, e tem um sabor suave diferente de muitas outras variedades mais cremosas. Normalmente cresce até pesar aproximadamente 225-450 gramas.

11.  Brogden. O abacate Brogden é um híbrido, roxo escuro, das variedades do oeste da Índia e do México. Embora seja muito resistente ao frio, é difícil de descascar e portanto não é uma variedade comercialmente popular.

12.  Fuerte. O Fuerte tem nitidamente a forma de uma pera e está disponível durante 8 meses do ano. O seu nome significa “forte” em Espanhol e tem uma textura oleosa semelhante à das avelãs.

13.  Cleopatra. O Cleopatra é um pequeno abacate anão que é relativamente novo no mercado.

14.  Bacon. O Bacon tem um sabor mais suave do que outras variedades. A sua casca castanha clara é fácil de descascar.

15.  Monroe. O Monroe é um abacate grande que pode pesar até mais de 900 gramas. É uma variedade mais firme e tem uma polpa menos aguada.

variedades de abacate

Como escolher o abacate mais saudável

No que respeita à nutrição, os abacates são geralmente muito semelhantes, independentemente do tipo. Todos os abacates são caloricamente densos e contêm muitas gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Os abacates da Flórida são muitas vezes anunciados como “leves” devido ao seu baixo teor de gordura comparado com o famoso abacate Hass, mas no geral as diferenças nutricionais entre os dois são pequenas.

De uma forma geral, os abacates são muito nutritivos e todos os tipos oferecem benefícios de saúde semelhantes e não se esqueça que pode comer abacate antes de dormir sem problema.

Garanta apenas que não consome os abacates verdes ou que os deixa amadurecer para garantir o melhor sabor possivel.

Conclusão final

Os abacates são frutos altamente nutritivos que oferecem muitos benefícios. São ricos em vitaminas e minerais, assim como em antioxidantes, gorduras insaturadas e fibra, o que pode ajudar a baixar o risco de várias doenças crónicas e melhorar a saúde.

Apesar de apenas uma ou duas variedades serem mais conhecidas, existem centenas de tipos em todo o mundo, diferindo principalmente no tamanho, cor, forma, textura e sabor.

O tipo de abacate mais conhecido e amplamente disponível é o Hass. No entanto, caso se depare com outra variedade, esta provavelmente terá uma composição nutricional semelhante.

De qualquer das formas, os abacates são um excelente contributo para uma dieta saudável e equilibrada.

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close