Abacate para Bebé: 4 Receitas Diferentes

Abacate para bebés? Será esta uma boa opção? Os abacates são um superalimento e uma excelente comida para bebés a partir dos 4 meses. Sirva-os em puré, esmagados, ou em pedaços para os bebés comerem com as próprias mãos.

Quer esteja a fazer toda a comida para o bebé em casa ou esteja demasiado ocupada para isso e apenas queira fazer uma refeição – os abacates seriam a primeira e única sugestão.

Vimos num outro artigo as vantagens do abacate durante a gravidez e continuamos a verificar esses beneficios para bebés.

Para além de serem relativamente baratos e fáceis de encontrar, os abacates são um dos, senão o, mais saudável dos alimentos para bebés. Também são extremamente fáceis de transformar em puré, de cortar em pedaços para comer à mão e também de cortar em fatias fáceis de agarrar para os bebés as comerem sozinhos.

Não importa que estilo de alimentação está a fazer com o seu bebé, pode sempre contar com os abacates.

Até porque depois de fazer uma fácil refeição de abacate para o bebé, poderá cortar umas fatias para o seu próprio lanche! E, na minha opinião, qualquer refeição com abacate significa que teremos um bom dia pela frente. O abacate tem ainda beneficios para quem vive com diabétes.

Três razões para dar abacate ao seu bebé

  1. Os abacates são extremamente saudáveis – gorduras saudáveis ajudam no desenvolvimento do cérebro do bebé!
  2.  Pode fazer e servir refeições de abacate ao bebé em apenas 30 segundos!
  3. Funciona com todos os estilos de alimentação – puré macio, grumoso, comida mais delicada ou alimento para o bebé comer sozinho!

Benefícios do abacate

O Abacate é um dos alimentos com mais densidade de nutrientes no planeta!

  • Súper Nutrientes – Os Abacates estão cheios de fibra, vitamina K, folato, vitamina C e potássio, assim como uma grande quantidade de gorduras saudáveis para o coração.
  • Benefícios do Abacate – Melhora a saúde do coração, dos olhos, pele e cabelo, luta contra o aumento de células cancerígenas, melhora a saúde do sistema digestivo e o nosso humor, mantém o sistema nervoso saudável, fornece gordura saudável para o desenvolvimento do cérebro e é bom para a coordenação motora geral.
  • Aumenta a imunidade: Os Abacates estão repletos de compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e propriedades antimicrobianas, que ajudam fortalecer o seu bebé.  

Quando introduzir o Abacate

Quer inicie a alimentação do bebé com purés ou esteja a deixá-lo comer sozinho, os abacates são uma primeira comida maravilhosa! Pode servi-los desde os 4 meses de idade.

Como servir abacate a um bebé

  • Esmagado – esta é uma forma ótima e muito rápida de fazer um puré para o seu bebé, seja grumoso ou suave.
  • Fatiado com alguma casca – Quando deixa a casca em metade de uma fatia de abacate está a fazer uma pega bastante fácil para o bebé agarrar. Eles podem segurar (ou agarrar) a casca e depois comer a parte descascada.
  • Puré macio – Quando misturado com metade de uma banana, o abacate fica extra macio. Isto é ótimo para bebés se quiser dar um puré macio e cremoso. E além disso demora 40 segundos para ser feito.
  • Fatias com cobertura – Esta é uma ótima opção para bebés que querem comer com as próprias mãos mas precisam de uma pequena ajuda para segurar bem as fatias de abacate pois estas podem ser um pouco escorregadias. Pode fazer esta opção com fatias ou cubos de abacate.
bebé a comer abacate

Abacate Esmagado – Macio ou grumoso

Abacate esmagado é uma ótima forma de fazer rapidamente um puré grumoso ou macio para o bebé.

Para fazer, basta descascar um quarto ou metade de um abacate maduro, colocá-lo numa tábua de cortar e esmagar com as costas de um garfo. Pode esmagar apenas um pouco e fica grumoso ou esmagar mais até ficar macio. Ao adicionar uma pequena colher de chá de leite materno ou leite em pó irá obter um puré bem macio.

Fatias de abacate para o bebé comer sozinho

Quando deixa metade da casca numa fatia de abacate, está a fazer uma pega bastante fácil para o seu bebé agarra. Eles podem segurar (ou agarrar) a casca e depois comer a parte descascada.

Para fazer isto, corte simplesmente uma fatia de um abacate maduro com a casca ainda intacta. Em seguida, usando uma faca, corte gentilmente junto à casca para a separar da polpa do abacate, mas não ao longo de toda a fatia. Depois retire metade da casca. O bebé vai poder agarrar a casca restante para que seja mais fácil segurar a fatia e comê-la.

Puré de Abacate com Banana

Quando combina abacate com metade de uma banana, a mistura fica extra macia, e para além disso demora 40 segundos a fazer.

Coloque uma metade de um abacate e metade de uma banana num liquidificador pequeno ou num processador de comida. Triture até formar puré, acrescentando uma colher de sopa de leite materno, leite em pó ou água se necessário.

abacate para bébe com banana

Fatias de abacate com cobertura

  • Estas fatias de abacate com cobertura são uma ótima opção para bebés que querem comer com as próprias mãos mas precisam de alguma ajuda para segurar bem as fatias de abacate (pois estas podem ser um pouco escorregadias). Pode fazer esta opção com fatias ou cubos de abacate.

Receitas de Abacate para Bebé

Abacate esmagado – macio ou grumoso

Ingredientes

  • ¼ Abacate
  • 1 Colher de chá de leite materno, leite em pó ou água (opcional)

Instruções

  1. Coloque o abacate numa tábua de cortar e com as costas de um garfo, esmague até conseguir a consistência desejada. Para um puré macio, adicione líquido e esmague até ter uma textura macia.

Fatia de abacate para o bebé comer sozinho

Ingredientes

  • ¼ Abacate

Instruções

  1. Corte uma fatia de abacate ainda com a casca. Usando uma faca afiada retire de 1/3 a metade da casca da fatia. Retire a parte que cortou da casca e sirva a fatia ao bebé de forma a que ele a consiga agarrar pela casca restante.

Puré de abacate com banana

Ingredientes

  • ½ Abacate
  • ½ Banana

Instruções

  1. Coloque o abacate e a banana num liquidificador pequeno ou processador de comida. Triture por 1 minuto ou até que fique macio, adicionando líquido se necessário.

Fatias de abacate com cobertura

  • ¼ Abacate, fatiado e descascado
  • 2 Colheres de sopa de sementes de cânhamo, pão ralado ou cereais esmagados para bebé.

Instruções

  • Corte uma fatia de abacate ainda com a casca. Usando uma faca afiada retire de 1/3 a metade da casca da fatia. Retire a parte que cortou da casca e sirva a fatia ao bebé de forma a que ele a consiga agarrar pela casca restante.

Idade: 4+ meses

Espero que goste destas receitas simples de como dar abacate a um bebé. Não se esqueça de guardar o caroço do abacate para o plantar depois e ter um novo abacateiro em casa 🙂

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close