Abacate no cabelo: 7 receitas de Máscaras capilares

Abacate no cabelo? A sério?

Já sabemos que o abacate é bom em tostas e no sushi, mas sabia que o abacate no cabelo pode melhorar significativamente a saúde capilar?

Por muitas das mesmas razões, esta fruta — sim, o abacate tecnicamente é uma fruta — é benéfica para a tua saúde e para a saúde do teu cabelo.

Descubra sete máscaras capilares à base de abacate simplesmente incríveis. Saiba quais são as melhores práticas para usar e remover máscaras capilares, assim como dicas sobre como manter o seu cabelo saudável.

O que torna o abacate bom para o cabelo?

Os abacates são extremamente hidratantes e nutritivos porque contêm óleos naturais e ácidos gordos polinsaturados e monoinsaturados (as gorduras “boas”). Estes óleos podem ser benéficos em todos os tipos de cabelo, mas são especialmente úteis em cabelos secos e desidratados.

Esta fruta é igualmente rica em vitaminas que podem nutrir o couro cabeludo e melhorar o aspeto do seu cabelo tornando-o saudável, brilhante e hidratado. Talvez já tenha ouvido dizer que a biotina ajuda o cabelo e as unhas a crescer.

O abacate é uma excelente fonte de biotina, e adicionar este complexo de vitamina B à dieta alimentar pode ajudar o cabelo a crescer mais saudável.

Um estudo recente descobriu que minerais presentes no óleo do abacate, incluindo o potássio e o magnésio, podem selar células da cutícula, o que pode ajudar o cabelo a parecer mais suave e brilhante, e prevenir que este se parta.

Muitas pessoas notaram que os seus cabelos ficaram mais sedosos e fortes depois de usar uma máscara de abacate.

abacate no cabelo é saudável

Aplicar Abacate no cabelo

Receitas caseiras de máscaras capilares de abacate no cabelo

As máscaras de abacate são fáceis de fazer em casa, e talvez até já tenhas todos os ingredientes que precisas na sua cozinha.

1. Abacate e Óleo de coco

Ingredientes

  • 1 abacate
  • 2-3 colheres de sopa de óleo de coco

Instruções

Para um cabelo suave e brilhante, use um garfo para amassar um abacate inteiro numa tigela. Comece com 2 colheres de colheres de sopa de óleo de coco e misture os ingredientes.

Está comprovado que o óleo de coco é facilmente absorvido pelo cabelo e que protege os fios de danos externos. Pode ainda acrescentar mais óleo de coco se preferir obter uma máscara mais líquida. Aplique começando pelas pontas até ao couro cabeludo.

2. Abacate, azeite e sumo de limão

Ingredientes

  • 1 abacate
  • 1/4 de chávena de azeite
  • 1 colher de sopa de sumo de limão

Instruções

Amassa o abacate e misture o azeite e o sumo de limão. A mistura deverá ficar parecida com um molho de guacamole líquido.  Aplique nos cabelos húmidos ou secos da raiz até às pontas.

O limão é um antifúngico e pode ajudar a reduzir a oleosidade e a caspa. Mas, se não for corretamente removido, pode descolorar temporariamente o cabelo. As propriedades emolientes do azeite irão ajudar a suavizar o seu cabelo.

3. Abacate, ovo, e azeite

Ingredientes

  • 1/2 abacate
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite

Instruções

Misture os ingredientes com um garfo ou uma colher.

Pode ajustar as proporções desta máscara dependendo do comprimento e espessura do seu cabelo.  Além dos benefícios hidratantes do abacate e do azeite, o ovo é rico em proteína, o que ajuda a fortalecer o cabelo e a proteger das pontas espigadas dos danos causados pelo calor.

abacate com ovo no cabelo

4. Aloé Vera e abacate

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres de sopa de gel de aloé vera
  • 1 colher de sopa de óleo de coco

Instruções

Mexa ou misture os três ingredientes, juntando mais óleo de coco se tiver um cabelo muito comprido ou grosso.

A aloé vera tem propriedades anti-inflamatórias que podem suavizar o couro cabeludo, e o teor de vitaminas presente no aloé vera e no abacate irão nutrir o cabelo.

  5. Banana e abacate

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 1/2 abacate

Instruções

Amasse ou misture os ingredientes  e aplique no cabelo húmido desde a raiz até às pontas. A banana contém um alto teor de sílica e por isso ajuda a suavizar o cabelo e a dar-lhe brilho.

6. Iogurte, mel, azeite e abacate

Ingredientes

  • 1 iogurte (opta por iogurte grego natural)
  • 1/2 abacate maduro
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de mel

Instruções

Misture ou mexa os ingredientes até que se forme uma pasta suave.

Aplique no cabelo húmido. O mel pode parecer pegajoso, mas é um humectante, o que significa que atrai a humidade do ar para o cabelo de modo a acionar  a hidratação.

Um estudo recente mostrou que os probióticos presentes no iogurte podem ajudar a reduzir a caspa.

abacate no cabelo com mel e iogurte

7. Aveia e abacate

Ingredientes

  • 1/2 de abacate maduro
  • 1/2 chávena de aveia

Instruções

Primeiro, prepare a aveia de acordo com as suas próprias instruções de preparação, e deixa arrefecer à temperatura ambiente — não quer queimar o seu couro cabeludo! Misture as papas de aveia com o abacate até que se forme uma pasta suave. Aplique no cabelo desde a raiz até às pontas.

Como usar máscaras capilares de abacate no cabelo

As Melhores Práticas

Para melhores resultados, aplique as máscaras de abacate no cabelo seco. As máscaras capilares são à base de óleo, portanto o cabelo molhado vai repelir o óleo e não o deixará penetrar tão profundamente como o cabelo seco.

Deixe atuar por 20 a 30 minutos.

Se quiser, pode deixar uma máscara capilar a atuar durante a noite. No entanto, não há evidências científicas que sustentem o benefício de deixar a máscara no cabelo para além do ponto de saturação.

Se decidir deixar a máscara a atuar durante a noite, cubra o seu cabelo com uma touca de duche ou coloque uma toalha na sua almofada para evitar manchá-la.

Remova a máscara no duche, depois lave normalmente com o shampoo e condicionador.
Se achar que o seu cabelo está oleoso mesmo depois de utilizar o shampoo, talvez seja melhor lavar com shampoo duas vezes de forma a retirar totalmente a máscara. 

aplicar mascara de abacate no cabelo

Precauções

O abacate é considerado um alimento seguro. No entanto, se for alérgico/a ao abacate, não deve utilizar esta máscara, uma vez que poderá causar efeitos secundários adversos.

Se nunca comeu um abacate, mas queres usá-lo numa máscara capilar, é recomendado testar a sensibilidade na sua pele antes de aplicar a máscara no cabelo. Para isso, deve colocar uma pequena quantidade de abacate no seu antebraço.

Espera à volta de 30 minutos e se a pele não mostrar sinais de reação alérgica — como ausência de vermelhidão, comichão, ou urticária — é seguro aplicá-la no seu couro cabeludo e cabelo.

Dicas para um cabelo saudável

As máscaras não são a única maneira de manter o cabelo saudável. Uma opção fácil é lavar o cabelo com água morna ou até mesmo fria.

Antes de lavar o cabelo com o shampoo, utilize água quente para abrir as cutículas, isto irá permitir que o shampoo penetre em cada fio para uma limpeza mais profunda. Enxague com água mais fria para fechar as cutículas e obter um cabelo brilhante.

aplicar mascara  no banho

Abacate no cabelo: Resumo

Não existem muitas pesquisas científicas sobre máscaras capilares relativamente aos benefícios que podem trazer para o cabelo. Muitas pessoas dizem que o seu cabelo parece mais brilhante e suave depois de usar uma máscara com abacate.

Uma vez que o cabelo são células mortas, não há muito que se possa fazer para alterar permanentemente o seu estado depois de ter crescido para fora do couro cabeludo. Uma dieta saudável e equilibrada é uma das formas mais eficazes para mudar o seu cabelo. Comer abacates é tão bom, ou melhor, para o seu cabelo do que utilizar uma máscara à base do mesmo.

Fechar
Miss Abacate © Copyright 2021.
Fechar