Este é o melhor bacon vegetariano de sempre! Combina a crocância do bacon de papel de arroz e a sensação de carne do bacon de tofu em perfeitas tiras salgadas e fumadas, que irão satisfazer todos os seus desejos de bacon!
O bacon de papel de arroz tem uma textura crocante fantástica, mas falta aquela sensação carnuda. Por outro lado, o bacon de tofu e o bacon de tempeh também são delicioso e cheios de proteínas, mas não são crocantes. Um dia tive a ideia de combinar os meus dois tipos favoritos de bacon vegetariano no equilíbrio perfeito entre crocante e carnudo e o resultado foi verdadeiramente espantoso!
O meu melhor amigo provou e disse: “Toda a tua vida resume-se à criação deste bacon”!
Vai adorar esta receita de bacon vegetariano porque é…
- estaladiço, carnudo, salgado e fumado.
- sem glúten e facilmente feito sem soja, caso pretenda.
- divertido de fazer.
- simplesmente delicioso!

O que precisa para fazer este bacon vegetariano e porquê?
- Papel de arroz – para a fazer das tiras de bacon e para o tornar super crocante. Estas são as folhas finas que são utilizadas para fazer os Summer Rolls também sonhecidos como rolos primavera vietnamitas. Pode encontrar papel de arroz na secção asiática da maioria das mercearias. As marcas que contêm trigo dão a textura mais estaladiça.
- Tofu Firme – para esfarelar dentro das camadas de papel de arroz , de forma a dar uma textura carnuda ao bacon
- Aminos Líquidos da marca Bragg – também pode optar por molho de soja para salgar e dar sabor ou Tamari em vez desses. (Não recomendo aminos de coco)
- Fumo Líquido Hickory – para dar o sabor de fumado de bacon. (Hickory tem um sabor mais agradável do que mesquita, na minha opinião).
- Paprika Fumada – para sabor extra e cor de fumado. Pode usar paprica normal se não tiver fumada.
- Alho em pó – para sabor. (opcional)
- Fermento Alimentar – para um sabor mais rico. (opcional)
- Azeite Light ou Óleo de Canola – para a real riqueza do bacon. (Ver a nota abaixo sobre o óleo).
- Para acompanhar recomendo uma salada de Micro-verdes frescos
Uma nota sobre o óleo:
Quando testei a receita, pensei que o óleo de coco refinado fosse uma ótima escolha para cozinhar o bacon, mas sempre que o usava, surgia um sabor ligeiramente queimado mesmo que o bacon não estivesse queimado. Percebi que, ao cozinhar este bacon a uma temperatura elevada, é necessário utilizar um óleo com um ponto de fumo elevado. Certifique-se que escolhe um óleo com um ponto de fumo de 400 graus ou superior para obter o melhor sabor. Aqui está um gráfico que mostra pontos de fumo dos diferentes óleos para o ajudar a escolher um que seja o melhor para si.

Como fazer bacon vegetariano
Ingredientes
- 1/4 chávena molho de soja ou Amino Líquido da Bragg ouTamari Sem Glúten
- 1/4 chávena água
- 1 colher de chá fumo liquido
- 1/2 colher de sopa paprica fumada
- 2 colheres de sopa fermento alimentar opcional
- 2 colheres de sopa óleo para untar o tabuleiro ou a frigideira
- 100 g tofu firme Isto é 1/4 de um bloco de tofu
- 6 folhas papel de arroz
Instruções
Fazer a marinada com sabor a bacon:
- Misturar o molho de soja, o fumo líquido, a água, a paprica fumada, o alho em pó e a levedura nutricional numa tigela, depois mexer com um garfo.
Preparar os ingredientes:
- Verter 2 colheres de sopa da marinada numa tigela pequena (para marinar o tofu) e o resto para um prato grande. (Isto será utilizado para embeber as suas tiras de papel de arroz).
- Escorra e pressione o excesso de líquido do tofu, depois desfie 1/4 do bloco de tofu na tigela com 2 colheres de sopa da marinada e deixe-o de molho enquanto prepara o papel de arroz.
- Corte o papel de arroz em tiras longas de cerca de 4cm de largura com uma tesoura de cozinha. (um pouco mais largo do que pretende que a tira de bacon seja, uma vez que vai encolher um pouco ao cozinhar). Pode colocar-se até 4 folhas, uma sobre a outra, quando as corta para poupar tempo.
- Pré-aqueça o seu forno a 200°C.
Montar o bacon:
- Espalhar 2 colheres de sopa de óleo sobre um tabuleiro (ou forrá-lo com papel vegetal se não quiser utilizar óleo)
- Mergulhar, rapidamente, uma tira de papel de arroz na marinada. Não deixar ensopar e amolecer, basta que fique revestido com a mistura.
- Colocar a tira na folha de papel oleada e polvilhar com cerca de 1-2 colheres de sopa de tofu marinado esfarelado.
- Mergulhar outra tira de papel de arroz na marinada e colocá-la sobre a primeira. (Não irá colar à camada inferior inicial. Não se preocupe, elas vão fundir-se e fechar o tofu no interior assim que cozinhar).
- Repita este processo até que a sua folha esteja cheia de tiras de bacon, mas tenha atenção que elas não toquem umas nas outras.
Cozinhe o bacon:
- Colocar otabuleiro no forno e cozer a 200ºC durante 7 minutos.
- Tirar do forno, virar cada um dos pedaços e depois cozer novamente durante mais cerca de 7 minutos até que os bordos comecem a encaracolar e o bacon fique estaladiço
Notas
Dicas para fazer bacon de tofu e papel de arroz, perfeito:
- Não deixar o papel de arroz encharcar demasiado na marinada. Só precisa de lhe dar algum sabor. Se ficar muito molhado, demorará mais tempo a cozinhar e não será tão crocante.
- Garanta que utiliza um óleo com um elevado ponto de fumo para evitar qualquer sabor a queimado no seu bacon.
- Vire o bacon cuidadosamente, o papel de arroz tende a colar-se a si mesmo e colar-se-á também às outras fatias.
Posso fritar este bacon vegetariano?
Sim, a fritura também funciona muito bem. Pode fritar as suas tiras de bacon num pouco de óleo em lume médio-alto. Cozinhe o bacon durante cerca de 2-3 minutos de cada lado até ficar estaladiço. Eu costumo assar o bacon, uma vez que posso cozinhá-lo todo ao mesmo tempo e todas as fatias estão prontas ao mesmo tempo.
Como posso fazer bacon vegetariano sem glúten?
Garanta que está a utilizar papel de arroz sem glúten, pois surpreendentemente algumas marcas têm farinha de trigo. Certifique-se também de usar um molho de soja sem glúten como Tamari ou amino líquido da marca Bragg’s.
Como posso armazenar e reaquecer o bacon de papel de arroz?
Pode armazená-lo no frigorífico por um máximo de 5 dias. Aqueça o bacon, fritando-o rapidamente ou coloque-o novamente no forno. O reaquecimento no micro-ondas vai deixá-lo empapado.
Desde que comecei a minha transição para uma alimentação vegetariana que esta é uma das minhas receitas favoritas e com mais sucesso entre os meus amigos e espero que goste dela 🙂