Lasanha vegetariana perfeita e deliciosa

Lasanha Vegetariana Deliciosa

Lasanha vegetariana é uma das minhas refeições favoritas e das refeições que mais faço quando tenho amigos vegetarianos a comer cá em casa.

Durante muito tempo não conseguia comer lasanhas vegetarianas tanto em casa de amigos como em restaurantes.Eu já provei tantas receitas que achava que realmente não gostava, mas acabei por perceber que apenas não gostava da maneira como essas lasanhas eram feitas.

O meu problema tem sido o que eu chamo de “a lasanha vegetariana comum”. Eu queria algo quentinho, tostado e sólido, exatamente como uma lasanha clássica deve ser, mas para isso precisava de ajustar algumas coisas pelo caminho.

 A maioria das receitas de lasanha vegetariana são lasanhas de carne com uma nota no rodapé a dizer que podemos simplesmente não usar a carne. Mas eu queria uma que celebrasse a presença dos vegetais, e a sua variedade. E queria que pudéssemos escolher a nossa aventura vegetal com base no que tivéssemos e que gostássemos. Nesta receita uso 4 chávenas de cogumelos picados, cebolas, funcho  e espinafre. No verão poderá ser curgete e beringela. Pode escolher o que gosta em termos de molho, queijo e massa.

Eu sei que sou só eu, mas acho a massa da lasanha demasiado fina. Mas também odeio cozer massa de lasanha, a qual, como todos sabemos, cola-se a tudo, bem como umas nas outras e no final temos de passar uns bons 15 minutos a separá-las e a descolar pedaços para depois as espalhar num tabuleiro, e ao mesmo tempo que nos perguntamos – “Porque é que simplesmente não fiz ziti assada?”. Não sei porque é que demorei tanto tempo para usar a massa de lasanha que prefiro e demolhá-la em água quente corrente durante 10 minutos, deixando o resto a cozer já no forno, mas finalmente fi-lo e nunca mais farei massa de lasanha de outra maneira a não ser desta.

Receita de Lasanha Vegetariana

Nunca fui fã da textura de ricota cozinhada. Ricota fresca é pura felicidade, mas torna-se demasiado granulada e seca quando é cozinhada com molho e massa, por isso fiquei feliz ao usar um molho bechamel cremoso e rico em alternativa. Por norma faço lasanhas vegetarianas com molho bechamel, mas neste caso experimentei adicionar um pouco de creme de leite à ricota para a impedir que esta ficasse seca e gostei bastante do resultado.

O meu último desagrado em relação às receitas de lasanhas é a altura. Frequentemente, as receitas de lasanha pedem menos de meio quilo de massa, fazendo 4 camadas de massa, em vez de 5, acabando por ficar uma lasanha mais compacta. Prefiro 5 camadas completas (algo bonito e agradável de se ver), especialmente quando a camada de cima fica estaladiça e tostada com queijo, sobre uma fina camada de molho de tomate e alho.

Bem, eu aprendi porquê. Os 4 níveis encaixam bem num tabuleiro normal de 22×33 cm com 6 cm de altura. A última parece que também encaixa, mas depois o forno conta uma história totalmente diferente. E então, é aqui que a história deveria terminar: eu a queixar-me baixinho por causa do cheiro a queimado, a raspar a lasanha até ao fracasso. Mas de qualquer forma, não é que a lasanha vá acabar no lixo. Esperei 45 minutos para cortar, o que é bem pensado para quem não gosta de queimar a língua com a comida quente; o que também permite a lasanha repousar. Em vez de encontrar um caos líquido, encontrei uma lasanha sem líquido extra, seca no ponto, um cenário perfeito, uma obra-prima de lasanha. Para não se comprometer, asse a lasanha com uma bandeja por baixo para apanhar pingos e verá que também não o terá de fazer.

Há quem utilize mortadela vegetariana e natas veganas na lasanha. Pessoalmente nunca testei mas pode ser algo a considerar para os mais criativos.

Receita de Lasanha Vegetariana

Algumas dicas pessoais

Eu considero isto na sua essência uma receita clássica de molho vermelho e ricota, o tipo de receita de lasanha que fazemos para amigos e família, e a qual fazemos logo duas de uma vez para deixar uma congelada. Se gosta da sua lasanha com bastante queijo (não demasiado pesada, mas ainda assim com algum queijo), pode colocar mais mozarela, cerca de 700 gramas. Eu compro mozarela empacotada em plástico, não daquela que vem com água, para massa cozida. Para as 4 chávenas de vegetais picados, use o que tiver por perto ou o que mais gostar. Eu utilizei cerca de 2 chávenas de 200 gramas de cogumelos fatiados (que posteriormente piquei) e 2 chávenas picadas de funcho. Neste caso usaria também pimentos, curgete, beringela ou até mesmo brócolos.

Receita de Lasanha Vegetariana

Receita de Lasanha Vegetariana

Uma receita deliciosa para fazer uma lasanha vegetariana de comer e chorar por mais.
Cozinhar 2 hrs
Refeição Principal
Cozinha Italiana, Vegetariana
Porções 10 porções

Ingredientes
  

Vegetais e molho

  • 4 colheres de sopa azeite
  • 1 cebola branca grande picada pequena
  • 4 chávenas vegetais picados
  • 150 g espinafre baby ou outro verde da sua escolha grosseiramente picado
  • Sal Kosher e pimenta preta moída a gosto
  • 3 dentes alho picados
  • Flocos depimenta vermelha a gosto
  • 1 colher de chá orégãos secos
  • 1 lata (170 a 200g) polpa de tomate
  • 1 lata (800g) tomate picado
  • 1 mão cheia manjericão fresco picado opcional

Montagem

  • 500 g massa seca de lasanha não do tipo sem-fervura
  • 500 ml leite de ricota integral
  • ¼ chávena creme de leite opcional
  • 450 g mozarelaralada de baixa humidade
  • 1 chávena parmesão ralado

Instruções
 

  • Faça a mistura dos vegetais: numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite em lume médio. A ordem para adicionar os vegetais depende dos vegetais que escolher, mas claro que os primeiros a adicionar devem ser os que demoram mais tempo a cozinhar. Cozinhe primeiro a cebola e o funcho em conjunto durante 8/10 minutos, até ficar ligeiramente dourado nas pontas, de seguida adicione os cogumelos e cozinhe durante 5 minutos, até ficarem suaves e toda a sua água ter sido absorvida. Por último, adicione os espinafres deixando-os cozinhar ligeiramente. Tempere cada adição com sal e pimenta. Quando os vegetais estiverem todos cozinhados e bem temperados, transfira diretamente para uma tigela.
  • Para o molho: na mesma panela, aqueça as restantes duas colheres de sopa de azeite. Adicionar o alho, algumas pitadas de flocos de pimenta vermelha ou até uma colher de chá cheia se pretender que fique picante, e orégãos, e cozinhe tudo junto durante 30 segundos até 1 minuto, até o alho começar a ficar dourado. Adicione polpa de tomate (guarde a lata) e cozinhar por 3 a 4 minutos, não se preocupe se parecer que está a secar. Adicione duas latas (da polpe de tomate) de água (um total de uma chávena e ¼ ) e mexer, cozinhando até ficar cremoso. Adicione os tomates enlatados, uma colher de chá de sal e manjericão, no caso de os usar. Cozinhar tudo junto por 4 a 5 minutos; ajustar temperos. Irá ter 4 chávenas de molho.
  • Monte a lasanha: aqueça o forno a 200º graus. Colocar a massa de lasanha numa tigela larga ou num tabuleiro e cobrir com água da torneira o mais quente possível. Deixar por 10 minutos. Misturar a mozarela e o parmesão. Misturar a ricota como creme de leite, se quiser mantê-la o mais cremosa possível (ou saltar esta etapa caso não queira cremoso), e tempere a ricota com sal e pimenta preta.
  • Cobrir um tabuleiro de 22x33cm com pelo menos 6 cm de profundidade e idealmente com 8 cm de profundidade levemente com óleo ou spray anti aderente. Colocar ⅓ de molho eespalhar uniformemente. Retirar a água da massa e fazer a primeira camada de massa, sobrepondo ligeiramente as pontas.
    Coloque ¼ da ricota (cerca de ½ de chávena) sobre a massa e espalhe numa camada uniforme com uma colher ou espátula. Adicionar ¼ da mistura de vegetais, e depois cerca de ⅕ de mistura de mozarela-parmesão. Despejar uma chávena rasa (mais de ¾ de chávena, menos de uma chávena) de molho uniformemente por cima do queijo. Colocar a próxima camada de massa em cima. Repetir este processo (¼ de ricotta,¼ de vegetais, ⅕ de chávena rasa de mozarela-parmesão) três vezes, usando tudo menos a mistura de mozarela-parmesão e cerca de ⅓ de chávena de molho.
  • Colocar a última camada de massa por cima, espalhe o restante molho numa camada fina eespalhe por cima a mistura de mozarela-parmesão.
  • Cozinhe a lasanha: cobrir uma bandeja grande com papel alumínio (para facilitar a limpeza) e coloque o tabuleiro da lasanha em cima desta. Cubra levemente um pedaço de alumínio com spray antiaderente e tape firmemente o tabuleiro com o papel, com a parte do óleo para baixo. Asse com o papel de alumínio durante 30minutos ou até a massa ficar macia – uma faca deve deslizar facilmente por entre a massa. Remova o alumínio (com muito cuidado) e cozinhe por mais 20 minutos, até a lasanha ficar dourada em cima e a ferver. Mantê-la no forno por mais 5 minutos para ganhar uma cor mais escura.
  • Espere e depois sirva: a lasanha tem de repousar antes de ser comida. Quando sair do forno, pode parecer uma confusão encharcada, mas 45 minutos depois (a minha ainda está quente, mas pode precisar de menos tempo numa cozinha fria) será glorioso – o excesso de água vai ser absorvido pela massa e recheio, e estará pronta para um corte limpo.
  • Sirva em quadrados grandes.
  • Posteriormente: o que sobrar deve ficar no tabuleiro. Eu gosto de reaquecer a lasanha sem o papel de alumínio porque prefiro quando a parte de cima fica mais escura.
Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close