7 Coisas incríveis para fazer com as borras de café

Qual é o seu método habitual para se livrar das borras de café utilizadas? O seu destino consiste no triturador de resíduos? No lixo? Atira-os pela janela?

Afinal, a experiência do café não precisa de terminar com o último golo da sua caneca. As borras de café utilizadas podem ser reaproveitadas. Elas continuam a ter utilidade para qualquer consumidor consciente.

Há muitas coisas que pode fazer com as borras de café usadas, no entanto muitas delas são onerosas ou irrealistas. Não estamos interessados em desperdiçar o seu tempo, por isso reduzimos esta lista a apenas sete coisas.

As nossas sete utilizações favoritas das borras de café, são simples, práticas, gratificantes e de desperdicio zero. Dê uma vista de olhos e coloque as suas borras de café de volta ao trabalho.

aproveitar borras de café

Como reaproveitar borras de café

1. Repelir Pragas

Existem vários insetos que não gostam dos ácidos e aromas intensos das borras de café, mesmo após serem fermentadas. Há algumas formas de utilizar isto em seu proveito.

Evite formigueiros na sua casa espalhando uma linha de 3cm de espessura à volta das áreas vulneráveis. Deverá refazer essa linha com algumas borras frescas de duas em duas semanas.

Também pode manter caracóis ou lesmas fora do seu jardim, espalhando algumas borras em redor. Estes animais não gostam muito de café, por isso uma linha fina ou uma polvilhação suave irá funcionar.

2. Esfoliação Corporal Mista

A textura granulosa e o conteúdo ácido das borras de café fazem delas um grande esfoliante. Com apenas alguns ingredientes simples, é possível criar a sua própria esfoliação corporal.

Misture estes ingredientes na sua cozinha e guarde-os num frasco hermético.

  • 3 partes de borras de café usadas
  • 1 parte de óleo natural (coco, grainha de uva, amêndoa)
  • 1 parte de açúcar mascavado

Já fiz isto algumas vezes em minha casa e não me lembro da última vez que paguei por um esfoliante. Claro que não faz com que a pele cheire a sândalo e a menta, mas funciona bem.

exfoliante de borras de café

3. Fazer velas de café caseiras

Se gosta de fazer velas, vai adorar utilizar borras de café como ingrediente. Nunca mais vai querer usar óleos aromáticos – as verdadeiras borras de café já utilizadas têm um aroma muito mais autêntico e um ótimo aspeto quando colocadas em camadas.

À medida que as velas queimam, as borras ficam expostas e o calor liberta os ricos aromas do café. Hum, tao bom!

4. Remover Resíduos de Produtos Capilares

As borras de café, graças à sua textura abrasiva, são ótimas para libertar o seu cabelo de resíduos pegajosos.

Por muito que a ideia de shampoo natural e amaciador soem bem, os resíduos que muitas vezes são deixados para trás podem arruinar a experiência. Muitas pessoas utilizam vinagre de maçã para os lavar, mas não é agradável.

É muito mais fácil manter apenas um frasco de borras de café ao lado dos seus artigos de duche. Ao lavar o cabelo, pegue em algumas borras e misture com o seu produto natural. O resíduo agarrar-se-á à borra em vez de se agarrar ao seu cabelo!

Não perca o nosso artigo sobre os beneficios de utilizar Mascaras de Abacate no Cabelo 🥑

5. Enriqueça o seu Caixote de Compostagem ou de Jardim

As borras de café são uma grande adição para o seu caixote de compostagem e jardins. São o que o mundo da jardinagem chama de “verdes”, ou muito ricos em nitrogénio. As minhocas adoram este tipo de solo, o que significa que, adicionar borras ao seu recipiente de compostagem promove a proximidade destes vermes.

As borras usadas são igualmente ricas em magnésio, potássio, cálcio, e outras vitaminas e minerais. Isto faz delas um fertilizante adequado. Espalhe-as à volta do seu jardim ou atire-as para o solo entre as estações.

Tenha cuidado para não acrescentar borras em áreas onde se cultivam plantas que possam ser danificadas por um aumento da acidez do solo.

borras de café  nas plantas

6. Retocar Riscos de Mobiliário

Se tiver mobília com mossas ou riscos, existe uma solução fácil!

A maior parte das soluções são caras, difíceis ou utilizam materiais tóxicos. As borras fazem a mesma coisa sem que tenha nenhuma destas desvantagens.

Para reparar essas falhas na madeira, pegue num cotonete e nas borras de café usadas. Espalhe algumas gotas de água sobre as borras e passe o cotonete na mistura.

Agora, dê um pequeno toque na zona danificada e espere 5-10 minutos. Deve polir a área com um pano macio e ver o resultado. Repita o processo, se achar necessário.

7. Desodorizar Tudo

As borras de café gostam de absorver todos os odores que as rodeiam. É por isso que deve manter sempre os sacos de café fechados – não quer que os seus grãos frescos tenham outro sabor que não seja o de um café delicioso.

Depois de ter utilizado os grãos, pode utilizar esta dica em seu proveito.

Coloque algumas borras secas num frasco raso e coloque-o na parte de trás do seu frigorífico. As borras não ocultam o cheiro de nada estragado, mas ajudará a manter as coisas com um aroma fresco.

Há muitas formas de utilizar as borras de café em sua casa, mas estas estão entre as melhores. Estas estratégias são totalmente naturais, não são tóxicas e são económicas.

Fechar
Miss Abacate © Copyright 2021.
Fechar