Qual a diferença entre Cactus e Suculentas ?

Cactus e Suculenta : Um é um Subgrupo do Outro

Apesar de existirem diferenças entre os cactus e as suculentas, estes são bastante próximos. “Cacto” refere-se a uma família botânica. As suculentas constituem um grupo mais amplo referente a um tipo de planta, abrangendo diversas famílias botânicas. Assim, enquanto que todos os cactus são plantas suculentas, nem todas as suculentas são cactus.

Popularidade dos cactus e das suculentas

Os cactos (pelo menos os de maior dimensão) são conhecidos graças aos filmes de Hollywood que os transformou em figuras icónicas nos típicos filmes de faroeste. As suculentas também se tornaram mais populares por exigirem uma reduzida manutenção, tornando-as ideais para quem nunca cuidou de plantas.

cactus suculentas

Diferenças entre Cactus e Suculentas

Apesar da sua proximidade, existem diferenças relevantes entre cactus e suculentas:

  • Os cactus geralmente têm poucas ou nenhumas folhas.
  • Os cactus distinguem-se das restantes suculentas pelas saliências arredondadas que se encontram ao longo do seu caule. Estas saliências são botões denominados por “auréolas”, sendo a partir destas que nascem os espinhos (normalmente) pelos quais os cactus são tão conhecidos.
  • Existe uma grande variedade de plantas suculentas que não são cactus oriundas de diferentes regiões do mundo. Por outro lado, praticamente todos os cactus são nativos dos países do Novo Mundo.

Tal como os cactus se destacam devido às suas auréolas, assim que conhece as restantes suculentas torna-se relativamente fácil distingui-las de outras plantas. Devido ao armazenamento de água nas suas folhas e à necessidade de sobreviverem em climas extremos, a maioria destas folhas adaptadas ou folhas modificadas, embora firmes ao toque, têm uma aparência sumarenta e inchada (daí o nome “suculentas”). As suculentas variam desde a minúscula “pedra viva” (Lithops) ao gigante saguaro que pode atingir os 15 metros de altura.

Embora as pessoas não comam a maioria dos tipos de suculentas, existem algumas variedades comestíveis. As folhas das beldroegas (uma erva daninha comum que pertence à família das suculentas) são nutritivas e saborosas, podendo ser usadas para preparar saladas. Além disso, algumas pessoas bebem o sumo da aloé vera.

cactus suculentas

Exemplos de cactus

Os cactus e as suculentas estão associados a regiões quentes como os desertos, no entanto, alguns são bastante resistentes ao frio. Entre os cactus, o “figo espinhoso” (Opuntia humifusa) consegue prosperar numa ampla variedade de climas.

O figo espinhoso cresce em tufos que podem atingir 35 cm de altura e quase o dobro de largura. Conforme envelhece, assume um hábito de crescimento mais prostrado e apresenta flores amarelas de 7 cm. Dependendo da sua zona, pode começar a florir no verão ou finais da primavera. O fruto, do qual a planta adquire o seu nome, é chamado de “figo”.

As partes vegetativas achatadas e verde-azuladas são designadas nopalitos ou “almofadas”. Estas fazem lembrar várias caudas de castor espinhosas coladas. Na verdade, a espécie Opuntia basilares é de facto chamada “Cacto cauda-de-castor”.

Utilização de ambos

Estas plantas resistentes, diversificadas e por vezes bonitas, podem também ser úteis como:

  • Plantas de paisagismo eficiente, a ser aplicadas em áreas secas e ensolaradas
  • Plantas que cresçam entre as pedras do jardim (no caso das pequenas suculentas como a Sedum rupestre).
  • Material para terrários
  • Plantas de interior que purifiquem a atmosfera

Cuidados a ter com os Cactus e Suculentas

A maioria das suculentas e cactus necessitam de bastante luz, sendo por isso adequadas aos locais mais ensolarados da casa. Se construir prateleiras ao longo de uma janela ensolarada estará a fornecer-lhes o que elas adoram. Garanta que roda as plantas com regularidade de forma a garantir que todos os lados da planta recebem igual exposição solar.

decoração com cactus e suculentas em casa


Cactus e Suculentas em Casa

Várias plantas suculentas podem ser cultivadas em casa, sendo algumas delas muito fáceis de cuidar. Na verdade, são plantas ideais para iniciantes, mas como qualquer jardinagem e cultivo de plantas interiores, é necessário saber o que se está a fazer e com o que se está a lidar de forma a ter sucesso no seu cultivo.

Qualquer vaso que seja largo e raso pode ser usado como um excelente vaso para um jardim de suculentas ou cactus. É aconselhado selecionar plantas aproximadamente do mesmo tamanho e que requeiram cuidados semelhantes. Qualquer planta deste tipo necessita de bastante luz, por isso certifique-se que o vaso escolhido pode ser colocado perto de uma janela. Uma camada de areia por cima do substrato fornece uma superfície não só atraente como seca para os cactus. Pode colocar pedrinhas limpas entre as plantas de forma a realçar o efeito de deserto.

Close
Miss Abacate © Copyright 2021.
Close