Cactus e Suculenta : Um é um Subgrupo do Outro
Apesar de existirem diferenças entre os cactus e as suculentas, estes são bastante próximos. “Cacto” refere-se a uma família botânica. As suculentas constituem um grupo mais amplo referente a um tipo de planta, abrangendo diversas famílias botânicas. Assim, enquanto que todos os cactus são plantas suculentas, nem todas as suculentas são cactus.
Popularidade dos cactus e das suculentas
Os cactos (pelo menos os de maior dimensão) são conhecidos graças aos filmes de Hollywood que os transformou em figuras icónicas nos típicos filmes de faroeste. As suculentas também se tornaram mais populares por exigirem uma reduzida manutenção, tornando-as ideais para quem nunca cuidou de plantas.
Diferenças entre Cactus e Suculentas
Apesar da sua proximidade, existem diferenças relevantes entre cactus e suculentas:
- Os cactus geralmente têm poucas ou nenhumas folhas.
- Os cactus distinguem-se das restantes suculentas pelas saliências arredondadas que se encontram ao longo do seu caule. Estas saliências são botões denominados por “auréolas”, sendo a partir destas que nascem os espinhos (normalmente) pelos quais os cactus são tão conhecidos.
- Existe uma grande variedade de plantas suculentas que não são cactus oriundas de diferentes regiões do mundo. Por outro lado, praticamente todos os cactus são nativos dos países do Novo Mundo.
Tal como os cactus se destacam devido às suas auréolas, assim que conhece as restantes suculentas torna-se relativamente fácil distingui-las de outras plantas. Devido ao armazenamento de água nas suas folhas e à necessidade de sobreviverem em climas extremos, a maioria destas folhas adaptadas ou folhas modificadas, embora firmes ao toque, têm uma aparência sumarenta e inchada (daí o nome “suculentas”). As suculentas variam desde a minúscula “pedra viva” (Lithops) ao gigante saguaro que pode atingir os 15 metros de altura.
Embora as pessoas não comam a maioria dos tipos de suculentas, existem algumas variedades comestíveis. As folhas das beldroegas (uma erva daninha comum que pertence à família das suculentas) são nutritivas e saborosas, podendo ser usadas para preparar saladas. Além disso, algumas pessoas bebem o sumo da aloé vera.
Cactos e suculentas são dois grupos de plantas que apresentam algumas características semelhantes, mas também têm diferenças importantes. A principal semelhança entre cactos e suculentas é a sua capacidade de armazenar água em suas folhas, caules ou raízes, o que lhes permite sobreviver em ambientes áridos e secos.
Aqui estão as principais diferenças e a relação entre cactos e suculentas:
- Classificação taxonômica: A principal diferença entre cactos e suculentas é a sua classificação taxonômica. Cactos pertencem à família Cactaceae, dentro da ordem Caryophyllales. Suculentas, por outro lado, são um grupo mais amplo e diversificado de plantas que pertencem a várias famílias e ordens botânicas. Na verdade, a característica suculenta é uma adaptação que ocorre em várias linhagens diferentes de plantas, independentemente da sua relação filogenética.
- Espinhos: Uma característica distintiva dos cactos é a presença de espinhos, que são na verdade folhas modificadas adaptadas para conservar água e proteger a planta de herbívoros. Embora algumas suculentas possam ter espinhos ou espinhos semelhantes, essa característica é mais proeminente e comum nos cactos.
- Areolas: Os cactos têm estruturas únicas chamadas areolas, que são pequenos pontos ou elevações de onde crescem os espinhos, flores e brotos. As areolas são exclusivas da família Cactaceae e não estão presentes em outras suculentas.
- Origem geográfica: Cactos são nativos principalmente das Américas, desde o sul do Canadá até a Patagônia, na Argentina, com a maior diversidade de espécies encontrada no México. Suculentas, por outro lado, podem ser encontradas em todo o mundo, incluindo África, Ásia, Europa e Américas.
Em resumo, todos os cactos são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos. Eles compartilham a capacidade de armazenar água e adaptar-se a ambientes áridos, mas os cactos são uma família específica de plantas com características únicas, como areolas e espinhos, enquanto as suculentas são um grupo diversificado de plantas que pertencem a várias famílias e ordens botânicas.
A qual familia pertence os cactos?
Os cactos pertencem à família Cactaceae, que faz parte da ordem Caryophyllales. A família Cactaceae é composta por plantas suculentas nativas das Américas, conhecidas por sua capacidade de armazenar água em seus tecidos e adaptar-se a ambientes áridos e secos. Além disso, os cactos apresentam características distintivas, como espinhos (folhas modificadas) e areolas (pontos de onde os espinhos e flores crescem).
Família das suculentas
As suculentas não pertencem a uma única família botânica, mas sim a várias famílias e ordens. A característica suculenta, que envolve a capacidade de armazenar água em folhas, caules ou raízes, ocorre em diversas linhagens de plantas, independentemente de sua relação filogenética.
Algumas das famílias botânicas mais conhecidas que incluem suculentas são:
- Crassulaceae: Inclui plantas populares, como as echeverias, kalanchoes, sedums e a planta jade (Crassula ovata). Essas plantas são famosas por suas folhas carnudas e vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos.
- Aizoaceae: Esta família inclui a planta Lithops, também conhecida como “pedras vivas”, e outras plantas suculentas similares que se assemelham a pedras ou cristais. A maioria das plantas desta família é nativa da África do Sul.
- Asphodelaceae: Esta família inclui plantas suculentas populares, como os aloés (Aloe spp.) e haworthias. Essas plantas apresentam folhas carnudas e geralmente crescem em rosetas.
- Apocynaceae: Algumas plantas suculentas pertencem à subfamília Asclepiadoideae nesta família, como a Stapelia, Huernia e Hoya.
- Euphorbiaceae: Esta família inclui suculentas com aparência semelhante aos cactos, como as Euphorbia spp. Elas têm caules suculentos e às vezes espinhos, mas são distintas dos cactos e não têm areolas.
- Agavaceae: Plantas como a Agave e Yucca estão incluídas nesta família, que apresentam folhas carnudas e espinhosas, bem como uma arquitetura de planta única.
Lembre-se de que, embora todos os cactos sejam suculentas, nem todas as suculentas são cactos. Suculentas são um grupo diversificado de plantas que ocorrem em várias famílias botânicas. A principal característica compartilhada entre as suculentas é a capacidade de armazenar água em seus tecidos, permitindo que elas sobrevivam em ambientes áridos e secos.
Exemplos de cactus
Os cactus e as suculentas estão associados a regiões quentes como os desertos, no entanto, alguns são bastante resistentes ao frio. Entre os cactus, o “figo espinhoso” (Opuntia humifusa) consegue prosperar numa ampla variedade de climas.
O figo espinhoso cresce em tufos que podem atingir 35 cm de altura e quase o dobro de largura. Conforme envelhece, assume um hábito de crescimento mais prostrado e apresenta flores amarelas de 7 cm. Dependendo da sua zona, pode começar a florir no verão ou finais da primavera. O fruto, do qual a planta adquire o seu nome, é chamado de “figo”.
As partes vegetativas achatadas e verde-azuladas são designadas nopalitos ou “almofadas”. Estas fazem lembrar várias caudas de castor espinhosas coladas. Na verdade, a espécie Opuntia basilares é de facto chamada “Cacto cauda-de-castor”.
Utilização de ambos
Estas plantas resistentes, diversificadas e por vezes bonitas, podem também ser úteis como:
- Plantas de paisagismo eficiente, a ser aplicadas em áreas secas e ensolaradas
- Plantas que cresçam entre as pedras do jardim (no caso das pequenas suculentas como a Sedum rupestre).
- Material para terrários
- Plantas de interior que purifiquem a atmosfera
Cuidados a ter com os Cactus e Suculentas
A maioria das suculentas e cactus necessitam de bastante luz, sendo por isso adequadas aos locais mais ensolarados da casa. Se construir prateleiras ao longo de uma janela ensolarada estará a fornecer-lhes o que elas adoram. Garanta que roda as plantas com regularidade de forma a garantir que todos os lados da planta recebem igual exposição solar.
Cactus e Suculentas em Casa
Várias plantas suculentas podem ser cultivadas em casa, sendo algumas delas muito fáceis de cuidar. Na verdade, são plantas ideais para iniciantes, mas como qualquer jardinagem e cultivo de plantas interiores, é necessário saber o que se está a fazer e com o que se está a lidar de forma a ter sucesso no seu cultivo.
Qualquer vaso que seja largo e raso pode ser usado como um excelente vaso para um jardim de suculentas ou cactus. É aconselhado selecionar plantas aproximadamente do mesmo tamanho e que requeiram cuidados semelhantes. Qualquer planta deste tipo necessita de bastante luz, por isso certifique-se que o vaso escolhido pode ser colocado perto de uma janela. Uma camada de areia por cima do substrato fornece uma superfície não só atraente como seca para os cactus. Pode colocar pedrinhas limpas entre as plantas de forma a realçar o efeito de deserto.